O maior desafio de um empreendedor não é a criação de um negócio próprio, e sim a manutenção e o desenvolvimento desse mesmo negócio. Afinal, muitas pessoas podem ter uma boa ideia e criar uma empresa com base nela. O que é singular, no entanto, é a capacidade de administrar essa empresa e levá-la ao sucesso. Não é à toa que uma em cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos no Brasil. Empreender requer uma boa capacidade de gestão e organização. Por isso, neste artigo, vamos fornecer algumas dicas para ajudar você a entender como administrar melhor a sua empresa. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

Como administrar melhor a sua empresa

Fonte: freepik.

Aprenda como administrar melhor a sua empresa

O primeiro passo para saber como administrar melhor a sua empresa é avaliar o estado da sua administração atual. Ou seja, é preciso que você adote uma perspectiva honesta e realista para avaliar o seu desempenho no momento. Com isso, você vai poder perceber quais são as suas lacunas e quais áreas ainda devem ser melhoradas.

É a partir daí que você pode tomar as medidas necessárias para melhorar o seu gerenciamento do seu negócio. A seguir, então, vamos falar um pouco sobre algumas dessas medidas. Confira!

Estabeleça metas

Para avaliar os resultados de qualquer iniciativa, é necessário que, antes de colocá-la em prática, você saiba o que pretende conseguir através dela. Sendo assim, na administração de uma empresa, não dá para fazer coisas apenas por fazer: É preciso ter objetivos e metas claros, que possam, no futuro, ser avaliados para medir os resultados com precisão.

Mas atenção: Embora a ambição seja um ingrediente importante para o sucesso, também é preciso traçar essas metas com um ponto de vista realista, que leve em conta a situação do seu ponto de partida. Não dá para esperar que uma única campanha transforme a sua empresa em uma mega corporação referência no mercado, por exemplo. Assim, permita-se sonhar sem viajar muito.

Estabeleça metas

Fonte: freepik.

Acompanhe as ações da sua concorrência

Se você tem planos de se destacar no seu nicho de mercado, é preciso que você saiba o que está acontecendo nele. Por isso, mantenha-se atento ao que acontece na sua área, acompanhando sempre as ações e estratégias adotadas pela sua concorrência.

Isso não significa que você deve copiar as iniciativas de ninguém. No entanto, esse acompanhamento é crucial para que você saiba o que é relevante para a sua audiência em um determinado momento. Essa informação vai ajudar a sua empresa a criar as suas próprias estratégias.

Promova a qualidade de vida entre os seus funcionários

O modelo do chefe tirano é antiquado e obsoleto, contribuindo apenas para criar um ambiente de trabalho desagradável. Não caia nessa: Diversos estudos já comprovaram que funcionários felizes trazem mais produtividade para a empresa. Sendo assim, vale a pena ir pelo caminho oposto, tentando criar um clima de conforto e satisfação entre os funcionários. Isso significa não apenas fornecer benefícios de acordo com a sua capacidade, mas também adotar uma postura acolhedora e compreensiva, vendo as pessoas que compõem o seu negócio como seres humanos.

Promova a qualidade de vida entre os seus funcionários

Fonte: Freepik.

Invista em um plano de marketing digital terceirizado

Um plano de marketing digital é fundamental para promover a sua empresa e aumentar o alcance dela na internet. No entanto, o ideal é que ele seja elaborado e posto em prática por profissionais especializados na área.

Portanto, é uma boa ideia considerar a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital para cuidar da presença online da sua empresa. Desse modo, você garante uma boa performance ao contratar pessoas que sabem como administrar melhor a sua empresa na internet. A Agência IMMA, por exemplo, é uma boa opção. Quer saber mais? Entre em contato e faça já o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?