O que você sabe sobre a relação entre bounce rate e SEO? Se você tem interesse em marketing digital, é possível que já tenha ouvido falar desses dois termos. No entanto, muitas pessoas não sabem que eles são altamente importantes também em relação um com o outro. Por conta disso, nesse artigo, vamos falar um pouco sobre cada um para ajudar você a aprender tudo o que você precisa saber sobre bounce rate e SEO.

SEO é uma sigla em inglês. Seu significado é search engine optimization

Fonte: freepik.

Veja também: Como melhorar o bounce rate do seu site

O que é SEO

SEO é uma sigla em inglês. Seu significado é search engine optimization, o que, convertido para português, seria “otimização para mecanismos de busca”.

Essa otimização ocorre de acordo com os padrões do algoritmo do Google. Isso porque o objetivo das técnicas de SEO é sempre adequar o seu conteúdo a esses padrões, para tornar o que você produzir mais atraente para o processo de rankeamento do Google.

Tudo isso está relacionado às páginas de resultados de busca. Uma pesquisa feita pelo site Asgard Software, em 2018, demonstrou que 75% dos usuários não vão além da primeira página de resultados após fazer uma busca no Google. Isso significa que, se o seu conteúdo cai na segunda ou na terceira página, ele recebe muito menos acessos, o que diminui de maneira significativa o seu alcance.

É aí que entra a importância do SEO. Com as técnicas de otimização de conteúdo, você pode moldar o que você produz para satisfazer o algoritmo do Google e obter uma posição melhor nos resultados. Isso faz com que mais pessoas possam encontrar a sua página, aumentando o seu tráfego.

O que é bounce rate

O bounce rate, ou, em português, “taxa de rejeição”, é a taxa que mede o número de usuários que clicam na sua página mas não permanecem nela e não clicam em outras páginas no seu site. Ou seja, é um clique que não tem permanência e que não prossegue para outros links internos. Nesse processo, normalmente também não ocorre interação.

Se você sabe qualquer coisa sobre marketing de conteúdo, já entendeu que o bounce rate é uma métrica importante, e que um bounce rate alto é algo muito negativo. Afinal, quando produzimos conteúdo, a ideia é que as pessoas o consumam e continuem no site para consumir outros conteúdos.

Desse modo, é importante saber qual é o bounce rate da sua página para avaliar o que você está fazendo de errado nela. Isso permite que você ajuste suas estratégias para garantir que o usuário sinta vontade de ficar na sua página por mais tempo e visitar outras áreas do seu site depois.

O bounce rate, ou, em português, “taxa de rejeição”, é a taxa que mede o número de usuários que clicam na sua página

Fonte: freepik.

Leia também: Como o SEO pode ajudar a sua empresa

Bounce rate e SEO: entendendo a relação entre os dois

Uma vez que você entende o que é bounce rate e SEO, resta saber qual é a relação entre os dois. Então, fica a pergunta: o bounce rate afeta o SEO da sua página?

A resposta é não. Isso porque apenas páginas que possuem o código do Google Analytics podem ter o bounce rate medido, e esse não é o caso de todas as páginas na internet. Além disso, o Google reconhece que o tempo de permanência é um fator que pode ser variável por diversas razões além da relevância do conteúdo da página, logo, não valeria a pena avaliar através dele.

Mesmo assim, saber a taxa de rejeição do seu site pode ser útil de outras maneiras. E, para saber como aproveitar bounce rate e SEO, junto com outros elementos do marketing digital, o melhor caminho é contratar uma agência especializada. A Agência IMMA, por exemplo, possui uma equipe altamente qualificada preparada para atender todas as demandas da sua empresa. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?