Se você gosta de podcasts, já deve ter se perguntado: como usar o podcast no marketing digital? Essa é uma pergunta muito válida, afinal, o espaço dos podcasts no mercado de comunicação brasileiro só tende a crescer. Uma pesquisa realizada pelo Ibope em Janeiro de 2019 informa que quatro dentre dez brasileiros já ouviram um podcast. Já nos Estados Unidos, o número é ainda maior: sete em cada dez americanos já ouviram um podcast.
Podemos, então, concluir que o podcast é um veículo de importância crescente na cultura digital, e portanto possui grande potencial para ser usado para a publicidade. A estimativa é que, em 2020, o mercado de podcasts movimento 1 bilhão de dólares só de publicidade, nos EUA. Não dá para ficar fora dessa, não é?
Mas mesmo que você saiba que o podcast é importante, é preciso também aber como usar o podcast no marketing digital. Afinal, a maioria dos podcasts mais populares do Brasil são voltados para o humor e o entretenimento, e não necessariamente para o marketing. Contudo, podemos adotar uma visão mais ampla e pensar nas possibilidades que o meio nos oferece. Vejamos, então, algumas delas.
Como usar o podcast no marketing digital
O que define um podcast? Trata-se de um canal que transmite informações por meio de áudio. Assim, pode ter os mais diversos tópicos, tais como cultura, política, religião, esportes, videogames, etc.
Então, por que não usá-lo para um assunto que seja relevante para a sua empresa? Nesse sentido, o podcast pode funcionar como uma modalidade de marketing de conteúdo. Ou seja, você pode usá-lo para transmitir conteúdo relevante para o seu público-alvo, de acordo com as necessidades dos seus clientes.
Como planejar conteúdo para o podcast
Para planejar conteúdo para o podcast, você precisa antes entender como ele é consumido. Afinal, cada veículo de mídia tem as suas particularidades. Assim, existem alguns detalhes que você necessidade entender para aprender como usar o podcast no marketing digital.
O primeiro deles é que as pessoas normalmente usam o podcast em conjunto com outras atividades. Tal como ouvir música, ouvir um podcast é algo que as pessoas costumam fazer em movimento, seja num meio de transporte ou fazendo exercício, ou quando está fazendo outra coisa que não exija muita atenção, como tarefas domésticas num geral.
Por isso, o conteúdo para o podcast precisa ser pensado dessa forma. Apesar de informativo, ele deve ser leve e relativamente fácil de absorver e digerir. É bom, então, pensar em maneiras de transmitir o conteúdo que não sejam maçantes ou lotadas de termos técnicos incompreensíveis.
Além disso, é uma boa ideia fazer uma checklist de informações para passar, para você poder organizar o podcast da melhor maneira possível. Procure transmitir essas informações de maneira única, com personalidade. Lembre-se: um podcast é uma excelente forma de fidelizar uma audiência. Afinal, se as pessoas gostarem, elas voltarão para ouvir as próximas edições.
Aprenda como usar o podcast no marketing digital com quem entende do assunto
Diante de tudo isso, você pode concluir que o potencial que o podcast oferece é imenso e pode trazer excelentes resultados para a sua empresa. Basta saber como usá-lo. No entanto, assim como em qualquer outra mídia, o conteúdo fica melhor se deixado nas mãos de um profissional especializado no assunto.
Sendo assim, é uma boa ideia buscar contratar uma agência para ajudar na montagem e produção do seu podcast. A Agência IMMA é uma agência especializada em marketing digital que oferece o serviço de produção de conteúdo otimizado de acordo com as suas demandas. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!