A navegação estrutural no desenvolvimento de um site ainda é importante

A navegação estrutural é um sistema que proporciona ao usuário um meio de localização dentro do site. Também conhecida como breadcrumbs (Wiki), ela indica a localização atual do usuário e quais níveis ele navegou para chegar onde está. Mas será que a navegação estrutural ainda é importante no web design?

A navegação estrutural no desenvolvimento de um site ainda é importante

A navegação estrutural ainda é importante no web design. Fonte: Free Pik.

Você provavelmente já viu uma barra de navegação estrutural em sites grandes, especialmente em lojas virtuais, que possuem muitas categorias. Elas geralmente ficam no topo do site e indicam onde você está e o caminho que fez para chegar na página atual.

Você pode encontrar diversos tipos de navegação. Existe a navegação estruturada baseada em localização, em que um conjunto de links mostra ao usuário onde ele está baseado na estrutura do site. Este método permite uma fácil indexação pelos motores de busca.

Já na navegação estruturada baseada em atributos, um conjunto de links mostra atributos específicos da página. É baseada em metadados de um link, que podem se ramificar em diferentes caminhos. Este modelo é usado principalmente em sites de comércio eletrônico.

A importância da navegação estrutural no desenvolvimento de um site

Navegação no web design. Fonte: Freepik.

A navegação estrutural também pode ser baseada em caminhos, na qual um conjunto de links mostra o caminho do usuário para acessar a página em que está atualmente. Em muitos casos, isso ajuda a encontrar conteúdos anteriores, facilitando a navegabilidade.

Mas se a navegação estrutural é tão relevante, quais são os motivos para não usá-la?

Na criação de site, esta pode ser uma opção considerada ultrapassada se o mesmo estiver bem estruturado, não havendo necessidade de mostrar aos usuários o caminho que eles fizeram para chegar em determinada página.

Assim, para casos em que o site tem uma estrutura simples, provavelmente é melhor gastar algum tempo e esforço otimizando a estrutura de navegação ao invés de usar a navegação estrutural.

Afinal, embora ela não ocupe muito espaço em uma página, geralmente é colocada em áreas intrusivas que podem competir com outras áreas de conversão em uma página, fazendo seu site parecer obsoleto.

A navegação estrutural no desenvolvimento de um site

Navegação estrutural em sites.

Apesar disso, usar a navegação estrutural traz benefícios, especialmente para sites grandes e robustos. Ela é conveniente, permitindo que os usuários saibam exatamente onde estão na estrutura de navegação.

Além disso, pode aprimorar a experiência do usuário, e ajuda também no SEO (otimização do site)

E ainda que a barra de navegação estrutural fique dentro da página, ela é sutil, ocupando bem pouco espaço. Isso é definitivamente positivo, especialmente quando você tenta converter usuários em áreas críticas. Elas não causam problemas e, muitas vezes, podem passar despercebidas pelos usuários, que também não têm problemas em usá-las.

Certamente, a navegação estrutural pode ser útil e até considerada por alguns como uma prática recomendada, mas saber quando e como usá-la é algo fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento de site.

Navegação estrutural no desenvolvimento de um site

Navegabilidade com SEO. Fonte: Freepik.

Dicas para usar a navegação estrutural

Aqui estão alguns métodos que você pode incorporar em seu próximo projeto uma melhor usabilidade.

  • Conheça a profundidade do seu site: a navegação estrutural é melhor aplicada na gestão de sites que tenham três ou mais níveis. Já em sites simples, é fácil para o usuário se encontrar e voltar as páginas anteriores. Neste caso, realizar um projeto de navegação estruturada pode ser perda de tempo.
  • Todos os caminhos devem retornar para a página inicial: é importante que o primeiro nível da sua trilha de navegação seja definido para sua página inicial, tendo em vista que ela é, geralmente, o centro das categorias do seu site, contatos e outras páginas importantes.

Navegabilidade estrutural no desenvolvimento de um site ainda é importanteNavegabilidade estrutural no desenvolvimento de um site ainda é importante

Boa navegação ajuda no webdesign. Fonte: Freepik.

  • Não se esqueça dos dispositivos móveis: tenha layouts que funcionem em diversos dispositivos. Para trilhas maiores, apresentar um passo para trás a partir da página atual é uma boa solução. Isso mostra aos usuários onde eles estão sem expandir a lista de navegação, que ocupa muito espaço em pequenas telas.
  • Considere usar nomes curtos nas categorias: configure seu site para que os nomes das categorias sejam curtos, diretos e de fácil compreensão. Assim, os usuários não ficam confusos e é mais fácil se localizar dentro da barra de navegação.
  • Considere um posicionamento alternativo: ao pensar sobre o posicionamento da barra de navegação estrutural, se o local típico (na parte superior da página) se tornar muito invasivo, pense em colocá-la em outro lugar, de preferência em um espaço que não distraia muito o usuário.

Navegação estrutural e sua importância

Navegabilidade no web design. Fonte: Freepik.

O web design está sempre em mudança e é por isso que a utilização da navegação estrutural deve levar em conta os mais diversos aspectos do seu site.

No entanto, não esqueça que ela oferece valor aos usuários, permitindo que eles naveguem em sites grandes com facilidade. Tente não subestimar nem negligenciar esses aspectos sutis e você obterá sucesso sempre.

Conheça também os serviços de marketing digital que a Agência IMMA oferece para empresas de qualquer porte.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se