Facebook Pixel

A navegação estrutural no desenvolvimento de um site

Facebook
Twitter
LinkedIn

A navegação estrutural é um sistema que proporciona ao usuário um meio de localização dentro do site. Também conhecida como breadcrumbs (Wiki), ela indica a localização atual do usuário e quais níveis ele navegou para chegar onde está. Mas será que a navegação estrutural ainda é importante no web design?

Você provavelmente já viu uma barra de navegação estrutural em sites grandes, especialmente em lojas virtuais, que possuem muitas categorias. Elas geralmente ficam no topo do site e indicam onde você está e o caminho que fez para chegar na página atual.

A navegação estrutural no desenvolvimento de um site ainda é importante

Você pode encontrar diversos tipos de navegação. Existe a navegação estruturada baseada em localização, em que um conjunto de links mostra ao usuário onde ele está baseado na estrutura do site. Este método permite uma fácil indexação pelos motores de busca.

Já na navegação estruturada baseada em atributos, um conjunto de links mostra atributos específicos da página. É baseada em metadados de um link, que podem se ramificar em diferentes caminhos. Este modelo é usado principalmente em sites de comércio eletrônico.

A importância da navegação estrutural no desenvolvimento de um site

A navegação estrutural também pode ser baseada em caminhos, na qual um conjunto de links mostra o caminho do usuário para acessar a página em que está atualmente. Em muitos casos, isso ajuda a encontrar conteúdos anteriores, facilitando a navegabilidade.

Mas se a navegação estrutural é tão relevante, quais são os motivos para não usá-la?

Na criação de site, esta pode ser uma opção considerada ultrapassada se o mesmo estiver bem estruturado, não havendo necessidade de mostrar aos usuários o caminho que eles fizeram para chegar em determinada página.

Assim, para casos em que o site tem uma estrutura simples, provavelmente é melhor gastar algum tempo e esforço otimizando a estrutura de navegação ao invés de usar a navegação estrutural.

A navegação estrutural no desenvolvimento de um site

Afinal, embora ela não ocupe muito espaço em uma página, geralmente é colocada em áreas intrusivas que podem competir com outras áreas de conversão em uma página, fazendo seu site parecer obsoleto.

Apesar disso, usar a navegação estrutural traz benefícios, especialmente para sites grandes e robustos. Ela é conveniente, permitindo que os usuários saibam exatamente onde estão na estrutura de navegação. Além disso, pode aprimorar a experiência do usuário, e ajuda também no SEO (otimização do site).

E ainda que a barra de navegação estrutural fique dentro da página, ela é sutil, ocupando bem pouco espaço. Isso é definitivamente positivo, especialmente quando você tenta converter usuários em áreas críticas. Elas não causam problemas e, muitas vezes, podem passar despercebidas pelos usuários, que também não têm problemas em usá-las.

Certamente, a navegação estrutural pode ser útil e até considerada por alguns como uma prática recomendada, mas saber quando e como usá-la é algo fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento de site.

Navegação estrutural no desenvolvimento de um site

Dicas para usar a navegação estrutural

Aqui estão alguns métodos que você pode incorporar em seu próximo projeto uma melhor usabilidade.

  • Conheça a profundidade do seu site: a navegação estrutural é melhor aplicada na gestão de sites que tenham três ou mais níveis. Já em sites simples, é fácil para o usuário se encontrar e voltar as páginas anteriores. Neste caso, realizar um projeto de navegação estruturada pode ser perda de tempo.
  • Todos os caminhos devem retornar para a página inicial: é importante que o primeiro nível da sua trilha de navegação seja definido para sua página inicial, tendo em vista que ela é, geralmente, o centro das categorias do seu site, contatos e outras páginas importantes.

Navegabilidade estrutural no desenvolvimento de um site ainda é importanteNavegabilidade estrutural no desenvolvimento de um site ainda é importante

  • Não se esqueça dos dispositivos móveis: tenha layouts que funcionem em diversos dispositivos. Para trilhas maiores, apresentar um passo para trás a partir da página atual é uma boa solução. Isso mostra aos usuários onde eles estão sem expandir a lista de navegação, que ocupa muito espaço em pequenas telas.
  • Considere usar nomes curtos nas categorias: configure seu site para que os nomes das categorias sejam curtos, diretos e de fácil compreensão. Assim, os usuários não ficam confusos e é mais fácil se localizar dentro da barra de navegação.
  • Considere um posicionamento alternativo: ao pensar sobre o posicionamento da barra de navegação estrutural, se o local típico (na parte superior da página) se tornar muito invasivo, pense em colocá-la em outro lugar, de preferência em um espaço que não distraia muito o usuário.

Navegação estrutural e sua importância

O web design está sempre em mudança e é por isso que a utilização da navegação estrutural deve levar em conta os mais diversos aspectos do seu site.

No entanto, não esqueça que ela oferece valor aos usuários, permitindo que eles naveguem em sites grandes com facilidade. Tente não subestimar nem negligenciar esses aspectos sutis e você obterá sucesso sempre.

Por que ter um site responsivo?

No ambiente digital, é fundamental ter um portal que funcione de maneira correta, atraente e harmoniosa. Principalmente em um ramo tão competitivo, ter um site com falhas e que trave muito acaba fazendo com que os leads se afastem da marca, acabando com todo o planejamento de captação.

Por mais que você invista em Inbound Marketing e produção de conteúdo, de nada adianta se o portal que este conteúdo está não é responsivo. Dessa forma, os leads acabam nem chegando ao conteúdo e, consequentemente, perdem o interesse na marca.

Por que você precisa analisar seu site imediatamente

Para ter dimensão da importância de investir na otimização do site, ela passa até pela relevância da empresa. Um site muito travado e com um design nada atraente tende a acabar com a reputação da empresa e, assim, abastece todos os demais concorrentes.

Contrate uma agência para ter um site responsivo

Agora que você entende a importância de uma navegação estrutural, conte com a ajuda de uma agência de marketing digital para realizar um trabalho bem montado no seu portal. Conheça também os serviços de marketing digital que a Agência IMMA oferece para empresas de qualquer porte.

Nossa equipe é especializada em marketing de conteúdo, criação de sites e otimização em SEO para ajudar a fazer a sua empresa a ter mais relevância no segmento de atuação e, assim, captar  mais leads, gerando oportunidades de fidelização.

Agência de Gestão e Criação de Sites

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?