A história do marketing de conteúdo é muito interessante e algo que vale a pena conhecer para entender melhor o assunto. Entender as origens do marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa a utilizar essa ferramenta da melhor maneira possível.
O que é marketing de conteúdo
Antes de mais nada, precisamos antes definir o que queremos dizer quando dizemos as palavras “marketing de conteúdo”. O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que se baseia na ideia de fidelizar o cliente através de conteúdo relevante.
Assim, trata-se de uma estratégia que trabalha com a segmentação do público através de personas, que representam o cliente ideal, para o qual os conteúdos são direcionados. Esses conteúdos podem ser produzidos tanto no mundo off-line, através de revistas ou eventos, como no mundo do marketing digital, através de vídeos, textos, e-books, podcasts, etc.
São conteúdos valiosos produzidos constantemente com o objetivo de atrair um cliente em potencial. É importante ressaltar, ainda, que o marketing de conteúdo norteia todo o planejamento de comunicação de uma empresa. Separando em fases, podemos destacar que o marketing de conteúdo é fundamental no processo de atração e captação de leads, a primeira fase do funil de vendas.
É só a partir da criação de conteúdo e de sua divulgação, é claro, que é possível fazer com que você consiga atingir o seu público. Indo mais além, sua marca só consegue se comunicar com o público-alvo através do marketing de conteúdo, seja em redes sociais, e-mails ou outros modos.
Indo mais além no funil, chegando no meio, o marketing de conteúdo também tem a sua importância no trabalho de relacionamento entre empresa e os clientes já captados e transformados em clientes fixos. Isso quer dizer que, com outras técnicas de criação de conteúdo, você consegue fixar mais ainda a relação entre marca e consumidor, abrindo oportunidades de mais vendas e, consequentemente, fidelização.
Falando em fidelizar o cliente, o marketing de conteúdo também tem suas estratégias visando este objetivo. Criação de materiais mais completos, apresentados em diversos formatos e extremamente relevantes são algumas das estratégias de criação de conteúdo para este fim. Dessa forma, podemos ver o quão importante é investir nesta área para a sua empresa.
Fora este exemplo, ainda podemos citar o fato de que o conteúdo bem montado gera relevância ganho de autoridade para a sua marca. Dessa forma, ter conteúdos bem montados e com investimento em pesquisa e apuração de dados é de extrema importância para que o mesmo seja relevante e que a sua marca se torne, consequentemente, uma espécie de referência no segmento em que atua.
A história do marketing de conteúdo
A maioria das pessoas associa o marketing de conteúdo a internet, e por isso assume que ele surgiu recentemente. Mas, na verdade, a história do marketing de conteúdo começou há muito tempo atrás.
Podemos determinar que a primeira instância em que o marketing de conteúdo foi empregado ocorreu em 1895, quando o ferreiro americano John Deere fundou a revista “The Furrow” (“o sulco”, em português), com artigos para seus clientes. Depois disso, em 1900, a Michelin criou o Guia Michelin, um guia turístico que foi criado para levar as pessoas a usar mais seus carros, estimulando a indústria automobilística.
A partir daí, o marketing de conteúdo só viria a crescer. Diversas empresas tomaram iniciativas seguindo os passos do Guia Michelin. Companhias como a LEGO, a Shell, a Marvel e a Nestlé são algumas das empresas que adotam o marketing de conteúdo ao longo dos anos depois disso.
Em 2010, o conteúdo já era importante no cenário de marketing mundial. 25% das orçamentos de publicidade nos EUA já eram gastos em marketing de conteúdo, e 88% das marcas americanas já adotavam a estratégia.
O case da Red Bull Stratos: um marco da história do marketing de conteúdo
Em 2012, a companhia Red Bull Stratos fez história ao realizar uma iniciativa de marketing de conteúdo bem extrema. O paraquedista Felix Baumgartner, com o apoio da empresa, subiu em um balão de gás a uma altura de 39.045 quilômetros e saltou. Durante a queda, ele chegou a quebrar a barreira do som antes de abrir o paraquedas.
A transmissão do evento foi assistida por volta de 8 milhões de pessoas. No Facebook, os dados forma ainda mais impressionantes: mais de 900.000 interações e 83.000 compartilhamentos nas portagens sobre a missão. Além disso, a página da empresa ganhou mais de 740.000 curtidas.
Desse modo, foi um case que marcaria para sempre a história do marketing de conteúdo. A missão da Red Bull Stratos é uma demonstração concreta de tudo que o marketing de conteúdo pode fazer.
Saiba mais sobre o assunto
A história do marketing de conteúdo ainda está sendo feita agora. Todo dia novas inovações tecnológicas são incorporadas como novas estratégias, produzindo e criando novas ferramentas. Vale a pena aprender mais sobre o assunto para tentar usar essas táticas a seu favor. Por isso, procure uma agência especializada para auxiliar a sua empresa com o seu conteúdo.
Como já dito anteriormente, o investimento em uma equipe de profissionais especializados é fundamental para que as técnicas e estratégias de criação de conteúdo sejam bem montadas e, consequentemente, colha bons frutos futuros. Por isso, não perca a oportunidade e invista em uma equipe qualificada como da Agência IMMA.
Nós somos uma agência de marketing digital que trabalha, entre outras coisas, com a produção e a otimização de conteúdo. Temos uma equipe composta por diversos profissionais altamente qualificados e preparados para atender todas as suas demandas.
Por isso, não perca essa oportunidade, fale conosco e faça seu orçamento. Quer saber mais? Entre em contato com a gente. Investir em profissionais é o primeiro passo para o sucesso da sua empresa, além de ajudarmos a captar mais leads com produção de conteúdo, geramos oportunidades de fidelização, soluções em Inbound Marketing e fazemos sua marca ter mais autoridade no assunto que trata, ajudando a conseguir combater a concorrência.