A história do marketing de conteúdo

A história do marketing de conteúdo é muito interessante e algo que vale a pena conhecer para entender melhor o assunto. Entender as origens do marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa a utilizar essa ferramenta da melhor maneira possível.

A história do marketing de conteúdo

Fonte: freepik.

O que é marketing de conteúdo

Antes de mais nada, precisamos antes definir o que queremos dizer quando dizemos as palavras “marketing de conteúdo”. O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que se baseia na ideia de fidelizar o cliente através de conteúdo relevante. 

Assim, trata-se de uma estratégia que trabalha com a segmentação do público através de personas, que representam o cliente ideal, para o qual os conteúdos são direcionados. Esses conteúdos podem ser produzidos tanto no mundo offline, através de revistas ou eventos, como no mundo do marketing digital, através de vídeos, textos, ebooks, podcasts, etc. São conteúdos valiosos que são produzidos constantemente com o objetivo de atrair um cliente em potencial.

A história do marketing de conteúdo

A maioria das pessoas associa o marketing de conteúdo a internet, e por isso assume que ele surgiu recentemente. Mas, na verdade, a história do marketing de conteúdo começou há muito tempo atrás.

Como surgiu o marketing de conteúdo

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Podemos determinar que a primeira instância em que o marketing de conteúdo foi empregado ocorreu em 1895, quando o ferreiro americano John Deere fundou a revista “The Furrow” (“o sulco”, em português), com artigos para seus clientes. Depois disso, em 1900, a Michelin criou o Guia Michelin, um guia turístico que foi criado para levar as pessoas a usar mais seus carros, estimulando a indústria automobilística.

A partir daí, o marketing de conteúdo só viria a crescer. Diversas empresas tomaram iniciativas seguindo os passos do Guia Michelin. Companhias como a LEGO, a Shell, a Marvel e a Nestlé são algumas das empresas que adotam o marketing de conteúdo ao longo dos anos depois disso.

Em 2010, o conteúdo já era importante no cenário de marketing mundial. 25% das orçamentos de publicidade nos EUA já eram gastos em marketing de conteúdo, e 88% das marcas americanas já adotavam a estratégia.

Em 2010, o conteúdo já era importante no cenário de marketing mundial.

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O case da Red Bull Stratos: um marco da história do marketing de conteúdo

Em 2012, a companhia Red Bull Stratos fez história ao realizar uma iniciativa de marketing de conteúdo bem extrema. O paraquedista Felix Baumgartner, com o apoio da empresa, subiu em um balão de gás a uma altura de 39.045 quilômetros e saltou. Durante a queda, ele chegou a quebrar a barreira do som antes de abrir o paraquedas. A transmissão do evento foi assistida por volta de 8 milhões de pessoas. No Facebook, os dados forma ainda mais impressionantes: mais de 900.000 interações e 83.000 compartilhamentos nas portagens sobre a missão. Além disso, a página da empresa ganhou mais de 740.000 curtidas.

Desse modo, foi um case que marcaria para sempre a história do marketing de conteúdo. A missão da Red Bull Stratos é uma demonstração concreta de tudo que o marketing de conteúdo pode fazer.

Saiba mais sobre o assunto

A história do marketing de conteúdo ainda está sendo feita agora. Todo dia novas inovações tecnológicas são incorporadas como novas estratégias, produzindo e criando novas ferramentas. Vale a pena aprender mais sobre o assunto para tentar usar essas táticas a seu favor. Por isso, procure uma agência especializada para auxiliar a sua empresa com o seu conteúdo.

A história do marketing de conteúdo ainda está sendo feita agora.

Fonte: freepik.

A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que trabalha, entre outras coisas, com a produção e a otimização de conteúdo. Temos uma equipe composta por diversos profissionais altamente qualificados e preparados para atender todas as suas demandas. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça um orçamento.

 

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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