7 dicas para aumentar sua autoridade online

7Todo mundo sabe como é importante ser visto como uma autoridade online. Isso não só faz as pessoas retornarem ao seu site em busca de conteúdo periodicamente, como também ajuda a alcançar melhores colocações nos rankings de busca. Confira, então, 7 dicas para aumentar sua autoridade online:

Aumentar sua autoridade online
Fonte: freepik.

Tenha as melhores imagens

Muitos proprietários de sites subestimam o poder de uma imagem. Porém, se uma imagem vale mais que mil palavras, ela pode ter um impacto enorme na forma como as pessoas percebem você e seu negócio.

Ao mostrar uma foto com uma grande autoridade do seu campo de atuação, por exemplo, você está basicamente comunicando que também é uma autoridade. Outra boa imagem pode ser de você falando para uma plateia. Afinal, se as pessoas se reúnem em um lugar e pagam para ouvi-lo, significa que você tem algo valioso para compartilhar.

Mas não se limite, você tem muitas opções quando se trata de usar imagens para aumentar sua autoridade. Mostrar seu estilo de vida também pode ser um diferencial importante, mas tenha atenção aos detalhes e jamais utilize uma imagem de baixa qualidade (isso pode geral o efeito oposto ao desejado).

Aumentar sua autoridade na internet
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Escreva um estudo de caso

Os estudos de caso são muito poderosos pois você basicamente mostra para as pessoas que sabe como obter resultados, seja para si ou para outros. E uma pessoa que pode obter resultados é considerada uma autoridade.

Agora, há práticas boas e ruins no que diz respeito a escrever um estudo de caso. Ter apenas uma massa de texto sem provas é algo que pode comprometer sua autoridade e fazer com que as pessoas nem comecem a ler o material. Já se você inserir uma prova visual, isso provavelmente vai chamar atenção das pessoas e aumentar sua popularidade.

Capturas de tela, gráficos com fontes, imagens variadas, dentre muitas outras coisas, ajudam a mostrar o processo pelo qual você passou para obter bons resultados, além de demonstrar domínio sobre o conteúdo.

Como aumentar sua autoridade online
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Tenha depoimentos de clientes

Depoimentos funcionam muito bem no que diz respeito a aumentar sua autoridade online, mas podem ser difíceis de obter. Porém, se seu site agregar valor para as pessoas, você provavelmente receberá mensagens de usuários que desejam agradecer. E esse é o momento perfeito para coletar depoimentos.

Basta perguntar às pessoas se você pode exibir a mensagem delas em seu site. Há grandes chances delas dizerem sim, pois estão satisfeitas com o que receberam. Isso funciona também se você receber um tweet, uma mensagem no Facebook ou até um comentário no Instagram.

Melhorar sua autoridade online
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Associe-se a outras autoridades

A mente humana, inconscientemente, julga uma pessoa com base em quem ela ou ele se envolve. É o famoso diga-me com quem andas que te direi quem és. Portanto, se você tiver interações com outros especialistas em seu campo, estará associado a eles. Assim, as pessoas também perceberão você como uma autoridade.

É claro que sair com as autoridades do seu nicho pode ser muito difícil, mas não se trata disso (se bem que, se for possível, é provável que seja uma ótima experiência). Você só precisa mostrar que interage com estas pessoas. E a maneira mais simples é entrevistar algumas autoridades. Na maioria das vezes, os especialistas dirão sim a uma entrevista, pois também é uma publicidade gratuita para eles.

Seja uma entrevista gravada ou escrita, o resultado é o mesmo: as pessoas irão associá-lo à autoridade imediatamente.

Mostre suas certificações para aumentar sua autoridade online

Uma situação muito comum é encher o currículo com todo tipo dede certificações, realizações, títulos, etc. Mas, ao criar um site, nos esquecemos completamente sobre isso. Já que você provavelmente gastou centenas de horas para obter uma certificação, use-a a seu favor. Fale sobre sua formação em sua página, coloque fotos delas ou mesmo suas trabalhando.

Mostre suas certificações para aumentar sua autoridade online
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Certificações ajudarão muito. Quanto mais você tiver, melhor tanto para você, quanto para seu negócio, quanto seu site.

Compartilhe histórias interessantes

É impressionante o número de pessoas que não contam histórias sobre seus negócios online. Uma história interessante é uma ferramenta muito poderosa para transmitir autoridade e criar vínculos com os leitores.

Claro que nem toda história é boa. Mas a maioria delas ajuda a criar empatia e humanizar a empresa. Sua história tem que transmitir sua experiência e, se mostrar algum tipo de transformação, provavelmente os leitores vão se se identificar com você.

Compartilhe histórias interessantes
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Além disso, certifique-se de que todos leiam sua história. Não se contente em colocá-la apenas em um canto do seu site. A maioria das pessoas passa batido por páginas institucionais, por isso pode ser bom colocar sua história em espaços variados, tanto no seu site, quanto no seu blog e até nas redes sociais.

Fale sobre uma fraqueza

Todos temos fraquezas, mas poucas pessoas falam sobre elas. E isso acontece porque é preciso confiança para falar de fraquezas. Mas, ao compartilhar uma fraqueza sobre você, você demonstra confiança em seu público (e em você mesmo), o que tende a ajudar a criar vínculos com seus leitores.

Mas é claro que você não vai falar sobre qualquer fraqueza. Tente compartilhar algo que tem sido um obstáculo em seu campo, especialmente se você já tiver superado este problema. Dessa forma, você mostra que não só que também é um ser humano, mas que tem experiência em gerenciar uma crise dentro de sua área de atuação.

Fale sobre uma fraqueza
Fonte: freepik.

Aumentar sua autoridade online é algo que pode demorar algum tempo surtir efeito. Porém, quando começa a funcionar, tende a ser um diferencial tanto para o seu site quanto para sua empresa. Por isso, não deixe de colocar em prática essas 7 dicas para aumentar sua autoridade online. E, se você precisar de um pouco mais de ajuda, converse com um dos consultores da Agência IMMA.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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