Quando o termo blog é mencionado, muitas pessoas imediatamente pensam na ideia de uma espécie de diário virtual, em que um indivíduo expressa pensamentos ou reflexões pessoais. Mas essa é uma visão muito desatualizada: hoje em dia, há muitas razões para ter um blog para a sua empresa, aproveitando esse veículo para fornecer conteúdo de qualidade para os usuários.

5 razões para ter um blog para a sua empresa

Fonte: freepik.

A importância do blog

Os números provam a importância dos blogs corporativos. De acordo com o site SEO Tribunal, empresas com blogs recebem 97% mais links externos que levam até o seu site. Isso significa que o alcance dessas marcas é multiplicado em várias vezes.

E os dados não param por aí: Uma pesquisa do site HubSpot aponta que profissionais do marketing que priorizam blogs como veículo de comunicação têm 13 vezes mais chances de obter um ROI (return over investment, ou, em português, retorno sobre investimento) positivo pelos seus esforços. Ou seja, blogs são ferramentas que apresentam boas taxas de resultados, compensando pelo esforço que as empresas colocam neles.

Finalmente, é importante apontar que esses números só tendem a crescer. É estimado que a indústria do marketing de conteúdo tenha um valor de 300 bilhões ainda em 2019. Desse modo, pode-se concluir que muitas empresas já veem as possibilidades do blog como veículo de marketing digital e estão preparadas para tirar vantagem delas. Assim, ter um blog para a sua empresa passa a se tornar cada vez mais necessário para não ser passado para trás pela concorrência.

5 razões para ter um blog para a sua empresa

Com isso em mente, separamos 5 razões para ter um blog para a sua empresa. Vejamos, a seguir, as principais delas.

Um blog é uma forma de interagir com os seus clientes

Como os blogs sempre têm espaços para comentários, ter um blog para a sua empresa é uma forma de interagir mais com os usuários que consomem o seu conteúdo. Dessa maneira, você pode estabelecer relações positivas com os seus leitores regulares e até tirar ideias para conteúdos futuros. É, portanto, uma boa estratégia de marketing de relacionamento.

Um blog é uma forma de interagir com os seus clientes

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Ajuda a construir uma identidade para a sua empresa

Para se destacar no mercado, é crucial fazer um bom trabalho de branding, ou seja, criar uma identidade para a sua empresa. E ter um blog é um caminho certeiro para isso: afinal, através dele, você pode efetivamente criar uma linguagem para a sua empresa, explorando estilos diferentes até encontrar um que seja coerente com a identidade da sua marca.

Você passa a entender melhor os seus clientes

A partir dos resultados de tráfego que o seu blog receber, você poderá descobrir em que assuntos os seus clientes têm mais interesse. Com isso, fica fácil descobrir áreas que a sua empresa pode explorar para vender mais.

Um blog oferece uma base para outras ferramentas

As ferramentas de marketing digital funcionam melhor quando usadas em conjunto. Então, o seu blog pode ajudar você a conseguir leads para usar um e-mail marketing, por exemplo, ou pode ser uma forma de levar mais pessoas às suas redes sociais. Assim, todas as iniciativas se ajudam mutuamente.

Você ganha mais autoridade

Se você está sempre postando conteúdo de qualidade para os usuários, aos poucos eles começarão a ver a sua marca como uma autoridade na sua área. O blog passa a impressão de que você sabe muito sobre o que está falando, então ele traz prestígio para a sua empresa.

Como criar um blog para a sua marca

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Como criar um blog para a sua marca

Agora que você já conhece as principais razões para ter um blog para a sua empresa, o próximo passo é criar o seu. E a melhor maneira de fazer isso é com uma equipe profissional, como a da Agência IMMA, que possa produzir conteúdo para a sua marca com regularidade. Entre em contato com a agência e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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