Fazer vendas na internet é uma possibilidade muito promissora para qualquer empresa. O crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos é inegável, especialmente no Brasil, e, em tempos de isolamento social proporcionado pela pandemia do coronavírus, a tendência é que a preferência por compras online aumente cada vez mais. No entanto, para a sua empresa conseguir crescer através dessa modalidade de vendas, não basta ter uma loja virtual. É preciso ir além, e considerar quais são os principais fatores que podem ser determinantes para que um usuário decida ou não fazer uma compra no seu site. Por isso, neste artigo, vamos explicar os 5 fatores que influenciam o cliente na compra online, para que você possa se atentar para esses elementos. Continue com a leitura para descobrir quais são eles!

5 fatores que influenciam o cliente na compra online

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Entenda quais são os 5 fatores que influenciam o cliente na compra online

Se você já fez uma compra online, você provavelmente foi influenciado por diversos fatores. Mas, como muitas vezes essa influência ocorre de forma sutil, é difícil determinar quais questões pesaram na sua decisão.

No entanto, entender isso é fundamental para entender como o cliente pensa na hora de comprar pela internet, e fornecer o melhor serviço possível. Sendo assim, a seguir, vamos citar os 5 fatores que podem influenciar nessa decisão de compra. Confira!

Avaliações

Avaliações positivas fazem com que o cliente se sinta mais confortável para comprar um determinado produto. Afinal, como ele não pode verificar pessoalmente o funcionamento daquela peça, as opiniões de pessoas que já compraram fazem muita diferença.

Assim, procure separar uma parte da sua loja para que os clientes avaliem os produtos que já compraram. Isso pode ser fundamental para influenciar futuras vendas.

Imagens

O aspecto visual é muito importante para a compra de um produto na internet. Isso porque o consumidor quer saber bem o que é que ele está comprando, e as imagens ajudam a satisfazer essa ansiedade natural.

Imagens

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Por isso, é uma boa ideia investir em imagens de alta qualidade para a sua loja virtual. Procure, também, fotografar os produtos sendo usados, e de diversos ângulos diferentes.

Velocidade

A velocidade é um fator determinante para o sucesso de qualquer página na internet, mas especialmente para uma loja online. Isso porque o mundo online funciona com um fluxo de informações incrivelmente rápido, o que leva o usuário a criar uma forte aversão à ideia de ter que esperar por algum carregamento.

Sendo assim, garanta que a sua loja funciona rapidamente, principalmente na área de compras. Isso diminui as chances de um cliente desistir de comprar por ter ficado frustrado por esperar muito.

Formas de pagamento

É importante levar em conta que os seus clientes terão preferências diversas com relação a que formas de pagamento usar. Desse modo, disponibilizar diferentes métodos para que o usuário possa escolher qual ele prefere é muito positivo. Também é uma boa ideia possibilitar o parcelamento de compras.

Formas de pagamento

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Campo de busca

O campo de busca da sua loja deve ser intuitivo, ou seja, eficiente e fácil de usar. Afinal, se um cliente não conseguir encontrar o que ele comprar no site com facilidade, ele provavelmente vai desistir de fazer a compra, e você não quer isso. Por isso, invista em um método de busca eficaz e simples.

Agora que você já conhece os 5 principais fatores que influenciam o cliente na compra online, é hora de criar a sua loja e promovê-la na internet. E para isso, vale a pena contar com a ajuda de uma empresa especializada, como a Agência IMMA. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para saber mais!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.