Ao planejar a sua estratégia de marketing de conteúdo, é preciso que você conheça bem os atributos e limites da ferramenta que está se propondo a usar. Em outras palavras, você deve se familiarizar com o que caracteriza uma estratégia desse gênero. E assim saber bem quais são as peças cruciais para um produto de sucesso. Por isso, neste artigo, vamos apresentar os 4 elementos básicos para planejar a sua estratégia de marketing de conteúdo que você precisa conhecer. Continue com a leitura para saber quais são eles!

5 elementos básicos para planejar a sua estratégia de marketing de conteúdo

Fonte: Freepik.

Conheça os 4 elementos básicos para planejar a sua estratégia de marketing de conteúdo com sucesso

Em primeiro lugar, é necessário se fazer a seguinte pergunta: Em que se baseia uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso?

Essa questão deve funcionar essencialmente como o ponto de partida para o planejamento da estratégia de produção de conteúdo da sua marca. E, para respondê-la, é preciso compreender bem no que consiste uma estratégia de marketing de conteúdo.

A palavra-chave, aqui, é o planejamento. Muitas pessoas cometem o erro de acreditar que fazer marketing de conteúdo é fácil. E, assim, que qualquer um pode fazer. A verdade, no entanto, é que, se a sua estratégia não for bem planejada, de nada vai adiantar ter conteúdos de alta qualidade. Sendo assim, a seguir, vamos apresentar alguns dos elementos básicos que podem ajudar você a planejar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Confira!

Um público-alvo

Quando você começa a criar a sua estratégia de produção de conteúdo, um dos primeiros passos é estabelecer qual é a audiência que você pretende alcançar. Isso significa definir o seu público-alvo. Ou seja, quem é o tipo de pessoa para quem você está fazendo aquele conteúdo.

Um público-alvo

Fonte: freepik.

É importante conhecer bem o seu público-alvo. Assim, você pode descobrir o que interessa à sua audiência. Isso contribui para tornar o seu marketing de conteúdo mais direcionado. O que, por consequência, faz dele mais efetivo.

Conhecimento de SEO

SEO é uma sigla em inglês que significa search engine optimization. A tradução em português é “otimização para mecanismos de busca”. Ou seja, são técnicas de otimização que tornam uma página ou um conteúdo mais atraentes para os algoritmos de plataformas de busca. Plataformas como, por exemplo, o Google.

Conhecer bem SEO é fundamental para planejar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Isso porque, por mais eficiente que um conteúdo seja, ele não vai produzir bons resultados se os usuários não o encontrarem. Sendo assim, é importante aprender pelo menos o básico sobre SEO para garantir que o seu conteúdo tenha um bom alcance.

Diferentes formatos

O conteúdo online pode tomar diversas formas. Por isso, ao planejar o plano de conteúdo da sua empresa, é interessante que você considere diferentes formatos de produção, englobando, por exemplo, tanto o conteúdo visual como o textual. Dessa maneira, você consegue alcançar mais pessoas, o que aumenta a sua audiência significativamente.

Diferentes formatos

Fonte: freepik.

Uma agência de marketing digital

Um dos elementos básicos para planejar a sua estratégia de marketing de conteúdo que você precisa ter a mão é ajuda profissional e especializada. E, para isso, o ideal é contratar uma agência de marketing digital que ofereça esse tipo de serviço.

Não sabe qual agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA tem uma equipe altamente qualificada que tem experiência na realização de produção de conteúdo para diversas empresas. A agência está preparada para ajudar a sua empresa no que ela precisar. E aí, ficou interessado? Quer saber mais? Então não perca tempo e entre em contato com a IMMA para fazer um orçamento para a sua marca!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?