Os gifs são partes integrais da internet. Hoje em dia, é impossível abrir qualquer rede social e não se deparar com diversos gifs expressando as mais diversas emoções. Mas como esse recurso pode ser usado para promover uma marca? Para responder essa pergunta, separamos, neste artigo, as 5 principais dicas para usar gifs no marketing digital. Continue com a leitura para descobrir quais dicas são essas!

5 dicas para usar gifs no marketing digital

Fonte: freepik.

Descubra quais são as 5 principais dicas para usar gifs no marketing digital

Em primeiro lugar, é preciso definir o que, exatamente, é um gif. Isso porque um gif não é a mesma coisa que um meme, por exemplo, e não necessariamente exerce a mesma função.

Na prática, o gif nada mais é do que um formato usado para imagens de baixa resolução. Seu nome é uma sigla em inglês que significa Graphical Interchange Format, ou “formato de intercâmbio gráfico”.

Aparecendo pela primeira vez na cultura popular nos anos 90, o gif evoluiu muito até se tornar a grande ferramenta de comunicação que é hoje. Sua importância se deve à sua alta capacidade de transmitir sentimentos ou impressões de forma visual, o que, na internet, é sempre preferível à comunicação em palavras. Usar um gif permite que você se expresse de forma rápida e direta em qualquer espaço online.

Sendo assim, fica claro por que os gifs são tão importantes para os usuários. Mas como eles podem ser importantes para empresas que queiram criar uma presença sólida na internet? A seguir, vamos apresentar algumas formas de incorporar gifs na estratégia de marketing digital da sua marca para responder essa pergunta. Confira!

Use o gif para se comunicar nas redes sociais da sua marca

Assim como os usuários, marcas também podem usar gifs para se comunicarem nas redes sociais. Basta saber utilizá-los da maneira correta.

Use o gif para se comunicar nas redes sociais da sua marca

Fonte: freepik.

O que isso significa? Significa que é importante observar se o contexto da interação é apropriado para um gif, e que tipo de gif se encaixa como resposta naquele momento. Por exemplo: Se um cliente está fazendo uma reclamação sobre o seu serviço, responder com um gif é uma péssima ideia. Por outro lado, se ele estiver fazendo um elogio, um gif bem-humorado pode se encaixar bem. A questão é sempre analisar o contexto e não exagerar na hora de usar essas ferramentas.

Melhore o aspecto visual do seu e-mail marketing

O sucesso de um e-mail marketing tem muito a ver com seu aspecto visual. E uma boa forma de incrementar esse fator é com o uso de gifs. Eles podem dar um ar dinâmico e descontraído ao seu e-mail, o que é muito positivo para se comunicar com o usuário. Assim, considere a possibilidade de incorporar um ou dois gifs no corpo do seu e-mail.

Incorpore gifs na sua loja virtual

Se você está vendendo produtos através de um e-commerce, é possível usar um programa como o Photoshop para fazer gifs dos seus produtos. Desse modo, você pode mostrar de forma mais dinâmica como eles devem ser usados na prática. Além disso, é um atrativo visual extra para incluir na sua loja online.

Incorpore gifs na sua loja virtual

Fonte: freepik.

Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas para usar gifs no marketing digital, a melhor opção é contratar uma empresa especializada na área. Dessa maneira, você garante que o recurso será usado da melhor forma possível. A Agência IMMA, por exemplo, oferece diversos serviços de marketing digital nos quais a equipe IMMA pode incorporar os gifs como ferramenta.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.