O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing digital que se baseia muito no apelo visual. Afinal, normalmente um usuário clica em um e-mail e decide se vai lê-lo ou não apenas com base no design utilizado. Mas isso não significa que o visual seja tudo – na verdade, o conteúdo textual de um e-mail marketing também pode ser um fator determinante no seu sucesso. Como, então, garantir a qualidade desse elemento? Neste artigo, vamos apresentar 5 dicas para escrever textos para e-mail marketing que vão melhorar muito o conteúdo dos seus e-mails. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

5 dicas para escrever textos para e-mail marketing

Fonte: freepik.

Conheça as 5 principais dicas para escrever textos para e-mail marketing

O primeiro passo para melhorar os seus textos para e-mail marketing é entender que esse elemento não pode ser feito de forma displicente. Quando falamos de textos para e-mail marketing, não estamos falando apenas do texto do corpo do e-mail, mas também de elementos como o título e o assunto da mensagem, que influenciam muito na taxa de abertura.

Assim, fica claro que, embora o design de um e-mail marketing seja muito importante, a parte textual dele não pode ser ignorada. E, felizmente, existem muitas formas para melhorar a qualidade do conteúdo textual dos seus e-mails. A seguir, vamos citar as principais delas. Confira!

Revise o texto antes de enviar para evitar erros

Erros gramaticais são muito prejudiciais para o desempenho de um e-mail marketing. Isso porque eles passam uma imagem de pouco profissionalismo. Um erro grave pode inclusive levar o usuário a pensar que o seu e-mail é um spam, o que é a última coisa que você quer que aconteça.

No entanto, mesmo que você esteja muito acostumado a escrever textos dentro da norma culta, é natural que alguns erros aconteçam, sejam eles de ortografia ou de digitação. Por isso, é imprescindível que você revise o texto dos seus e-mails antes de enviá-los, para garantir que nenhum erro, por menor que seja, passe despercebido.

Revise o texto antes de enviar para evitar erros

Fonte: freepik.

Use uma linguagem simples e direta

O desafio do texto de um e-mail marketing é conquistar a atenção do usuário com poucas palavras. Afinal, ninguém vai perder horas tentando decifrar um e-mail repleto de textos rebuscados ou complexos.

Sendo assim, procure investir em uma linguagem simples e direta, que consiga transmitir muito com frases curtas e de impacto. Faça uma lista de tópicos essenciais que você precisa cobrir no e-mail e procure abordá-los da maneira mais enxuta possível. Isso vai resultar em um e-mail simples, mas efetivo.

Apoie-se em dados numéricos

Uma boa forma de atrair a atenção do leitor e fornecer peso ao seu argumento é trabalhando com dados numéricos. Isso porque eles passam uma impressão de exatidão e autoridade que é muito profissional. Eles também ajudam a prometer informações específicas, o que é muito atraente para o leitor.

Trabalhe em conjunto com o design

É importante que o texto e o design do seu e-mail marketing não destoam muito um do outro. Por isso, trabalhe em conjunto com o designer na hora de elaborar o texto, selecionando também palavras e frases que possam ser transmitidas através do visual de forma eficiente. Ambos os elementos terão melhores resultados se trabalharem juntos.

Trabalhe em conjunto com o design

Fonte: Freepik.

Contrate uma agência de marketing digital para ajudar na produção do conteúdo

Uma das melhores dicas para escrever textos para e-mail marketing que podemos citar é: Vale a pena contar com ajuda profissional especializada para criar o seu e-mail. Assim, considere a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital que ofereça esse serviço, como, por exemplo, a Agência IMMA. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?