O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing digital que se baseia muito no apelo visual. Afinal, normalmente um usuário clica em um e-mail e decide se vai lê-lo ou não apenas com base no design utilizado. Mas isso não significa que o visual seja tudo – na verdade, o conteúdo textual de um e-mail marketing também pode ser um fator determinante no seu sucesso. Como, então, garantir a qualidade desse elemento? Neste artigo, vamos apresentar 5 dicas para escrever textos para e-mail marketing que vão melhorar muito o conteúdo dos seus e-mails. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Conheça as 5 principais dicas para escrever textos para e-mail marketing
O primeiro passo para melhorar os seus textos para e-mail marketing é entender que esse elemento não pode ser feito de forma displicente. Quando falamos de textos para e-mail marketing, não estamos falando apenas do texto do corpo do e-mail, mas também de elementos como o título e o assunto da mensagem, que influenciam muito na taxa de abertura.
Assim, fica claro que, embora o design de um e-mail marketing seja muito importante, a parte textual dele não pode ser ignorada. E, felizmente, existem muitas formas para melhorar a qualidade do conteúdo textual dos seus e-mails. A seguir, vamos citar as principais delas. Confira!
Revise o texto antes de enviar para evitar erros
Erros gramaticais são muito prejudiciais para o desempenho de um e-mail marketing. Isso porque eles passam uma imagem de pouco profissionalismo. Um erro grave pode inclusive levar o usuário a pensar que o seu e-mail é um spam, o que é a última coisa que você quer que aconteça.
No entanto, mesmo que você esteja muito acostumado a escrever textos dentro da norma culta, é natural que alguns erros aconteçam, sejam eles de ortografia ou de digitação. Por isso, é imprescindível que você revise o texto dos seus e-mails antes de enviá-los, para garantir que nenhum erro, por menor que seja, passe despercebido.
Use uma linguagem simples e direta
O desafio do texto de um e-mail marketing é conquistar a atenção do usuário com poucas palavras. Afinal, ninguém vai perder horas tentando decifrar um e-mail repleto de textos rebuscados ou complexos.
Sendo assim, procure investir em uma linguagem simples e direta, que consiga transmitir muito com frases curtas e de impacto. Faça uma lista de tópicos essenciais que você precisa cobrir no e-mail e procure abordá-los da maneira mais enxuta possível. Isso vai resultar em um e-mail simples, mas efetivo.
Apoie-se em dados numéricos
Uma boa forma de atrair a atenção do leitor e fornecer peso ao seu argumento é trabalhando com dados numéricos. Isso porque eles passam uma impressão de exatidão e autoridade que é muito profissional. Eles também ajudam a prometer informações específicas, o que é muito atraente para o leitor.
Trabalhe em conjunto com o design
É importante que o texto e o design do seu e-mail marketing não destoam muito um do outro. Por isso, trabalhe em conjunto com o designer na hora de elaborar o texto, selecionando também palavras e frases que possam ser transmitidas através do visual de forma eficiente. Ambos os elementos terão melhores resultados se trabalharem juntos.
Contrate uma agência de marketing digital para ajudar na produção do conteúdo
Uma das melhores dicas para escrever textos para e-mail marketing que podemos citar é: Vale a pena contar com ajuda profissional especializada para criar o seu e-mail. Assim, considere a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital que ofereça esse serviço, como, por exemplo, a Agência IMMA. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!