O SEO é um fator fundamental para o sucesso de qualquer página na internet. Afinal, hoje em dia, sempre que um usuário quer procurar alguma coisa, ele usa um mecanismo de busca como o Google ou o Yahoo – portanto, se você não tem um bom posicionamento nos resultados de busca dessas plataformas, você acaba perdendo muito alcance entre o público online. No entanto, o SEO é um assunto complexo, que deve ser realizado tanto internamente quanto externamente. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre SEO on page e SEO off page, além de dar algumas dicas de SEO on page para ajudar você a otimizar o seu site. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

5 dicas de SEO on page para ajudar você a otimizar o seu site

Fonte: freepik.

O que é o SEO on page

Existem dois tipos principais de SEO, ou seja, de otimização para mecanismos de busca. Um deles é o SEO off page, que funciona através de menções e links da sua página em páginas externas. Ou seja, ele é realizado em espaços que não são o seu site.

Já o SEO on page, por sua vez, é o oposto. Ele é o tipo de técnica que deve ser realizado na página. SEO on page, assim, engloba todo tipo de modificação que você pode fazer na estrutura interna de um site para torná-lo mais atraente para os algoritmos dos mecanismos de busca.

Conheça 5 dicas de SEO on page para ajudar você a otimizar o seu site

Agora que você já entende o que é o SEO on page, é hora de entender como aplicá-lo na prática. E, para isso, vamos citar algumas dicas que podem ser de grande ajuda nesta tarefa. Confira!

Escolha uma palavra-chave específica

Uma das melhores coisas que você pode fazer para otimizar o seu site é escolher palavras-chave para cada uma das suas páginas. Mas o crucial é que essas palavras-chave sejam específicas.

Sendo assim, é melhor evitar termos muito gerais, como, por exemplo, “marketing digital”. Ao invés disso, invista em palavras que tenham menos concorrência, como “marketing digital para negócios”, por exemplo.

Escolha uma palavra-chave específica

Fonte: freepik.

Divida o seu texto em subtítulos

Dividir o seu texto em subtítulos (ou “heading tags”) ajuda não apenas a tornar o seu artigo mais fácil de ler como também no seu SEO on page. Basta, então, incluir a sua palavra-chave tanto no título como em algum subtítulo da página.

Use URLs amigáveis

A URL da sua página também pode ser otimizada. E isso significa tornar ela uma URL amigável, ou seja, uma URL sem símbolos e conjuntos de letras e números ilegíveis. Também é ideal que ela inclua a palavra-chave escolhida.

Otimize também as imagens

As imagens da sua página não devem ser esquecidas quando o assunto é SEO. Você pode otimizá-las modificando seus nomes de arquivos, suas meta descrições e seus atributos alt.

Invista em um design responsivo

O Google dá prioridade a sites que são acessíveis para qualquer usuário, inclusive aqueles que estão usando dispositivos móveis. Assim, é importante que você invista em um design responsivo para o seu site, fazendo com que ele seja capaz de se adaptar às funcionalidades de dispositivos completamente diferentes. Além de ajudar com o seu SEO on page, essa técnica também contribui para uma expansão do seu público.

Invista em um design responsivo

Fonte: freepik.

Otimize o seu site com a ajuda de uma agência de marketing digital

Talvez a principal das dicas de SEO on page para ajudar você a otimizar o seu site que podemos citar nesse artigo é: Vale a pena contratar um profissional para melhorar o SEO da sua página. E, para isso, você deve buscar uma empresa especializada em marketing digital, que ofereça serviços de alta qualidade, como, por exemplo, a Agência IMMA. Entre em contato e faça já um orçamento para saber mais!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?