Começar no marketing de conteúdo, à primeira vista, pode ser muito intimidante. Afinal, trata-se de um campo muito amplo e complexo. No entanto, o apelo dessa estratégia é inegável para quem tem a intenção de promover uma marca na internet. Mas como dar início a esse processo? Neste artigo, vamos ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta, apresentando as 5 principais dicas de marketing de conteúdo para iniciantes. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

5 dicas de marketing de conteúdo para iniciantes

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Descubra quais são as 5 principais dicas de marketing de conteúdo para iniciantes

Existem muitas formas de começar no marketing de conteúdo. O primeiro passo, porém, é entender o potencial que essa ferramenta oferece para uma empresa.

E o marketing de conteúdo é importante porque ele ajuda a multiplicar tanto o alcance como a autoridade da sua marca. Esses fatores influenciam no número de pessoas que você consegue atingir com o seu marketing digital e na imagem que você passa para os usuários que conhecem o seu negócio.

Fica claro, então, que produzir conteúdo é uma estratégia de publicidade crucial para o crescimento no mundo online. Como, então, começar a fazer isso, se você é um iniciante na área? A seguir, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa. Confira!

Identifique qual é o seu público-alvo

Para fazer marketing digital, você precisa de uma persona de marketing. E isso nada mais é do que um perfil abstrato do que seria um cliente ideal para a sua empresa. Em outras palavras, é o seu público-alvo.

Saber qual é o seu público-alvo é fundamental para começar a fazer marketing de conteúdo. Isso porque muitos aspectos da sua estratégia de produção de conteúdo devem ser decididos com base nos interesses da audiência que você quer atrair. Assim, trata-se de uma tática que é mais efetiva se for direcionada para um público específico.

Identifique qual é o seu público-alvo

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Inclua um elemento visual no seu conteúdo

O conteúdo visual faz muito sucesso na internet. Assim, mesmo que você esteja produzindo um texto, não há razão para não incorporar imagens no produto final. Desse modo, você torna o seu conteúdo mais acessível e mais atraente para os usuários, que não teriam tanto interesse em um texto cru.

Crie um fluxo de produção estável

É provável que os primeiros conteúdos que você postar não recebam muitas respostas. Contudo, não se pode deixar abater, pois postar conteúdo com consistência é uma das formas de ir ganhando mais alcance aos poucos. Sendo assim, estabeleça um fluxo de produção estável, comprometendo-se a postar com uma certa frequência.

Otimize o conteúdo que você produzir

Para garantir o alcance do seu conteúdo, é preciso colocar em prática as técnicas de SEO, ou otimização para mecanismos de busca. Essas técnicas transformam o seu conteúdo em algo mais atraente para plataformas como o Google, o que faz com que você ganhe um rankeamento melhor nos resultados de pesquisas. Desse modo, incorporar o SEO na sua estratégia é crucial para fazer com que o que você produz atinja um número maior de usuários.

Otimize o conteúdo que você produzir

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Contrate uma agência de marketing digital para ajudar na sua produção

Uma das principais dicas de marketing de conteúdo para iniciantes que podemos citar é: Vale a pena ter ajuda especializada na hora de montar a sua estratégia de conteúdo. Por isso, considere a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, oferece produção de conteúdo para empresas de qualquer porte, contando com uma equipe altamente qualificada.

E aí, ficou interessado? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.