O e-commerce é uma ferramenta importante para empresários, especialmente em tempos de isolamento social proporcionado pelo coronavírus. No entanto, para que a sua loja virtual traga os resultados que você deseja, ela deve ser bem administrada. Por isso, neste artigo, separamos 5 dicas de gestão de e-commerce que você precisa conhecer. Continue com a leitura para saber que dicas são essas!

5 dicas de gestão de e-commerce que você precisa conhecer

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Saiba quais são as 5 dicas de gestão de e-commerce que você precisa conhecer

Criar e gerir um e-commerce é uma tarefa mais difícil do que parece. Afinal, para que a sua loja consiga fazer muitas vendas online, o funcionamento da sua plataforma deve ser de alta qualidade.

Isso significa que não basta ter um e-commerce para conseguir clientes através da internet. Existem muitas marcas que vendem coisas através de lojas virtuais atualmente, o que faz com que a performance do e-commerce dependa do oferecimento de uma qualidade acima dos demais.

Sendo assim, como administrar o seu e-commerce com eficiência e qualidade? A seguir, vamos apresentar 5 dicas simples que vão ajudar você nesta tarefa. Confira!

Planeje bem a sua estratégia antes de criar a sua loja

Como qualquer outra ferramenta de marketing digital, um e-commerce só deve ser criado após muito planejamento. Em outras palavras, é fundamental que você tenha um plano de negócios detalhado antes de criar a sua loja virtual.

Esse plano deve incluir dados sobre o funcionamento da loja, inclusive os investimentos que você terá que fazer, o público-alvo que você busca atingir, as táticas de marketing digital que você pretende adotar para promover o e-commerce e muitas outras informações. Desse modo, você poderá proceder com passos mais confiantes e seguros, dando início à sua loja virtual com uma preparação anterior que tornará a administração dela muito mais fácil.

Planeje bem a sua estratégia antes de criar a sua loja

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Tome cuidado com a gestão do estoque

Embora a sua loja seja virtual, é muito provável que os produtos que você esteja vendendo sejam físicos. Assim, é crucial que haja uma boa comunicação entre a gestão do e-commerce e a gestão do estoque dos seus produtos. Isso vale em dobro se você também tiver uma loja física, já que, nesse caso, se torna necessário monitorar o que está disponível no comércio físico e o que está disponível no comércio virtual ao mesmo tempo.

Não se esqueça de cuidar da logística

A logística é um elemento fundamental para o sucesso de um e-commerce, porque é ela que se encarrega do transporte dos produtos para o cliente final. Por isso, prepare-se para lidar com questões relacionadas ao frete dos produtos, ao seu envio, e também à logística reversa (o consumidor tem o direito de devolver o produto em um prazo de 7 dias, se se arrepender da compra). Faça tudo que estiver ao seu alcance para garantir que esses movimentos sejam feitos da melhor forma possível, assegurando uma boa experiência para o consumidor.

Faça investimentos em segurança

É muito importante que o consumidor se sinta seguro para fazer uma compra com a sua loja. Para garantir isso, você pode obter certificados como um certificado SSL para trazer mais credibilidade e confiança ao seu site.

Faça investimentos em segurança

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Contrate uma agência de marketing digital

Uma das principais dicas de gestão de e-commerce que podemos citar aqui é que vale a pena contratar profissionais especializados para criar a sua loja virtual. Desse modo, você garante que seu e-commerce será feito em uma plataforma de qualidade.

Não sabe que tipo de empresa contratar? Uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA, é uma ótima opção. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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