5 curiosidades sobre o marketing digital que você precisa conhecer

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
22/07/2020
Marketing Digital

Se você é um empresário que tem interesse em publicidade, com certeza já ouviu o termo “marketing digital”. Esse conceito serve para denominar qualquer iniciativa feita para promover uma marca na internet.

Atualmente, trata-se de uma modalidade de marketing indispensável para o século XXI, também conhecido como era da tecnologia. Hoje, para fazer marketing digital da forma correta e ter sucesso no mundo em que vivemos, é preciso conhecer muito sobre esse campo tão amplo e complexo.

Neste artigo, vamos ajudar você a aprender mais sobre o assunto com 5 curiosidades sobre o marketing digital que você precisa conhecer. Continue com a leitura para descobrir que curiosidades são essas!

5 curiosidades sobre o marketing digital que você precisa conhecer

5 curiosidades sobre o marketing digital que você precisa conhecer

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que quando o assunto é marketing digital, conhecimento é poder. Afinal, estamos falando de uma área diretamente amarrada aos avanços da tecnologia, o que significa que ela está em constante transformação. Desse modo, é importante estar sempre aberto para aprender coisas novas sobre esse tópico.

Por isso, conhecer curiosidades e outros fatos interessantes pode ser muito útil para ajudar você a montar a sua estratégia de marketing digital. A seguir, então, vamos apresentar algumas coisas curiosidades sobre essa área. Confira!

1) O marketing para mobile é tão importante quanto para desktop

Quando falamos de internet, a primeira imagem que nos vem à cabeça ainda é de um computador desktop, aqueles de mesa mesmo, acessando algum site. Mas esse cenário está mudando. Hoje em dia, cada vez mais usuários acessam a internet através de dispositivos móveis, principalmente celulares.

Diante disso, o marketing digital para mobile, ou mobile marketing, se torna muito mais importante. Para criar uma estratégia de marketing online efetiva atualmente, é preciso levar em conta os dispositivos móveis e como a sua iniciativa vai funcionar com eles. Do contrário, você acaba abdicando de um público significativo.

2) A velocidade do seu site é um fator fundamental para o Google

Plataformas de busca, como o Google, priorizam sites que fornecem as melhores experiências para o usuário na hora de ordenar os resultados de buscas. Ou seja, sites com um carregamento lento saem prejudicados na hora do rankeamento (ou ranqueamento, como preferir). Isso faz da velocidade de carregamento um fator fundamental para garantir o alcance da sua página no mundo online.

A velocidade do seu site é um fator fundamental para o Google

3) Existem mais de 40 milhões de pequenas empresas no Facebook

De acordo com dados fornecidos pela própria plataforma, existem mais de 40 milhões de empresas pequenas no Facebook. Fica claro, então, que o cenário da publicidade nas mídias sociais pode ser bem concorrido. É importante, portanto, adotar estratégias específicas para conseguir se destacar nesses espaços.

4) Plagiar conteúdo pode (ou vai) prejudicar o seu site com o Google

Copiar conteúdo alheio é uma prática antiética e repreensível por si só. Mas, no contexto do marketing digital, ela também pode ser prejudicial para os seus negócios: O Google, por exemplo, é um site que penaliza o conteúdo duplicado, fazendo com que a página culpada não obtenha boas posições no rankeamento de resultados de busca. Por isso, o ideal é evitar ao máximo esse tipo de atitude.

Para se ter uma ideia, uma das punições que o Google pode fazer é retirar por completo a página do ar, ou seja, nem nos principal mecanismo de busca sua página irá aparecer.

5) O marketing digital caminha junto com o marketing de relacionamento

O marketing digital é fundamental para realizar também o marketing de relacionamento, estratégia na qual a empresa cria um vínculo com o cliente. As duas práticas se complementam, sendo mais eficazes quando aplicadas em conjunto.

O marketing digital caminha junto com o marketing de relacionamento

Coloque em prática o seu conhecimento sobre marketing digital com ajuda especializada

Agora que você já conhece algumas curiosidades sobre o marketing digital, é hora de começar a planejar a sua estratégia online. E, para isso, o ideal é contar com uma agência especializada em marketing na internet, como, por exemplo, a Agência IMMA. Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!

Veja também