O marketing de conteúdo é, atualmente, uma das ferramentas de marketing digital mais populares que existem. Empresas de todos os tipos estão investindo em estratégias de produção de conteúdo. E, sendo assim, como é possível se destacar em um mercado que está se tornando tão saturado? A originalidade é uma boa solução, mas não é tão fácil inovar em meio à tanta concorrência. Por isso, neste artigo, separamos para você as 4 principais dicas para ser original com o marketing de conteúdo. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

4 dicas criativas de marketing de conteúdo que você precisa conhecer

Fonte: freepik.

Conheça as 4 principais dicas para ser original com o marketing de conteúdo

Se você é uma pessoa que já trabalha ou já trabalhou com produção de conteúdo alguma vez, sem dúvida você sabe que uma das partes mais difíceis de manter um fluxo constante de conteúdo é ter as ideias para constantemente criar conteúdos novos. Afinal, ser original é muito complexo.

É importante lembrar, no entanto, que nem sempre você precisa reinventar a roda para criar um conteúdo único que vá se destacar. Às vezes, um pequeno toque de criatividade, ou uma sutil mudança no formato, já podem fazer toda a diferença e fazer o conteúdo saltar aos olhos do usuário.

Mas como fazer isso? Em outras palavras, como ser original através do marketing de conteúdo? A seguir, vamos apresentar as principais dicas que podem ajudar você nessa tarefa. Confira!

Mantenha-se atento às novidades da sua área

Uma boa forma de conseguir ideias novas para conteúdo original é ficar atento às novidades e mudanças da sua área. Hoje em dia, diversos setores da indústria estão em constante transformação, e sempre há notícias que podem ser transformadas em conteúdos interessantes.

Isso tem o efeito de contribuir positivamente para a imagem da sua marca. Afinal, se uma pessoa procura no Google por um assunto específico e o seu site é o único que fala a respeito dele, ela vai passar a ver a sua empresa como uma referência nesse tipo de tópico. Assim, você ganha autoridade.

Mantenha-se atento às novidades da sua áreaMantenha-se atento às novidades da sua área

Fonte: freepik.

Adapte um conteúdo antigo a um novo formato

Ser original nem sempre significa criar algo inteiramente do zero. Muitas vezes, é possível renovar conteúdos antigos fazendo algumas adaptações.

Uma mudança de formato, por exemplo, é uma ótima ideia. Assim, um texto que você escreveu há meses pode ser transformado em um podcast. Isso permite que um conteúdo já existente atinja um número muito maior de usuários, e é uma forma de ser criativo na hora de transmitir informações.

Pense em uma nova perspectiva

Originalidade é um termo relativo. Às vezes, mesmo que um assunto já tenha sido abordado diversas vezes, existe um ângulo específico sobre ele que não é muito discutido. Por isso, sempre vale a pena pensar com cuidado nos tópicos que você vai abordar, e se perguntar quais são as perspectivas sobre aquele assunto que não são contempladas com frequência.

Para isso, é necessário fazer uma pesquisa no conteúdo da sua concorrência. Pense nisso como uma análise de mercado: É um procedimento crucial para entender quais são as lacunas da sua indústria e como o seu conteúdo pode ajudar a preenchê-las.

Pense em uma nova perspectiva

Fonte: freepik.

Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas para ser original com o marketing de conteúdo, a melhor opção é contar com a ajuda de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima escolha, contando com uma equipe de profissionais altamente qualificados que está preparada para auxiliar você nessa tarefa. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.