Talvez você já tenha ouvido falar do termo inbound marketing. Mas você sabe o que ele significa? E, afinal, quais são as vantagens de aderir a essa estratégia? Ela é mesmo necessária para o crescimento da sua marca? Para responder essas e outras perguntas, separamos, neste artigo, 4 motivos para investir em inbound marketing que não podem ser ignorados. Continue lendo para saber quais são eles!
4 motivos para investir em inbound marketing
O inbound marketing, que também é conhecido como marketing da atração, é um tipo de marketing que busca cultivar o interesse de um lead por um produto ou serviço. Através da produção de conteúdo, o inbound marketing guia o lead através de diferentes etapas de interesse na empresa, buscando sempre, como resultado final, a fidelização do cliente.
Diante disso, muitas companhias têm aderido às táticas de inbound marketing, acreditando tratar-se de uma abordagem mais eficiente do que o marketing tradicional. Mas por que seguir essa tendência e investir em inbound marketing? Vamos explorar algumas respostas para essa pergunta.
O custo é menor
Em média, iniciativas de inbound marketing custam 61% menos do que iniciativas de outbound marketing, ou seja, o marketing tradicional. E, quando você pára para pensar, isso é apenas lógico: Afinal, o que é mais caro, fazer textos para um blog ou gravar um comercial para a televisão?
Embora as táticas interruptivas do marketing tradicional também sejam muito efetivas, são muito mais caras do que iniciativas mais sutis. Isso faz com que o marketing da atração seja uma opção muito mais viável para empresas menores, que ainda estão se estabelecendo no mercado. Com ele, você pode fazer a sua marca crescer sem precisar gastar muito.
O inbound marketing cria autoridade
Ao produzir conteúdo informativo e relevante para o seu público, você está aumentando a autoridade da sua empresa. Dessa forma, o usuário passa a ver a sua marca como uma figura disposta a ajudá-lo sem necessariamente precisar cobrar para isso.
Essa é uma imagem muito positiva para o público ter da sua marca. Com ela, a sua credibilidade aumenta, e as pessoas, pouco a pouco, começam a ver a sua empresa como uma referência no mercado. Com o tempo, isso resulta nos usuários confiando mais na sua marca e, por consequência, transformando-se em clientes fiéis.
A fidelização de clientes fica mais fácil
Fidelizar um cliente é o objetivo principal de qualquer marca, e um dos principais motivos para investir em inbound marketing. Isso porque o marketing da atração continua trabalhando o relacionamento com o consumidor mesmo após a compra. Dessa forma, ele cria uma relação positiva com a sua empresa, voltando para realizar outras compras no futuro.
Esse tipo de cenário vai, aos poucos, construir um público fiel para a sua marca. E um público fiel realiza o marketing boca a boca, que é inestimável, ao recomendar os seus produtos e serviços para amigos e parentes. Ou seja, além de manter clientes antigos, ajuda também a adquirir clientes novos.
É melhor para medir os resultados
As métricas do inbound marketing permitem que você analise detalhadamente os resultados de cada iniciativa. Com isso, você pode facilmente descobrir quais são as estratégias que estão funcionando e quais precisam ser modificadas. Isso possibilita um planejamento de marketing bem mais efetivo.
Invista em marketing digital
Agora que você já conhece os principais motivos para investir em inbound marketing, é hora de partir para a prática. E a melhor forma de criar um plano de marketing da atração usando o conteúdo é com a ajuda de uma agência especializada, como a Agência IMMA. Por isso, entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!