92% dos usuários da internet têm pelo menos uma conta de e-mail. Por isso, usar esse canal de comunicação como uma forma de marketing digital é uma atitude esperta. Além disso, pode trazer muito retorno para a sua empresa. Mas, para isso, é preciso conhecer os principais erros para evitar em e-mails de vendas. Nesse artigo, falamos um pouco sobre o assunto para ajudar você a criar o e-mail de vendas mais efetivo possível. Confira!

4 erros para evitar em e-mails de vendas

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4 erros para evitar em e-mails de vendas

Antes de mais nada, é necessário definir o que é um e-mail de vendas. Afinal, apesar dele ser uma forma de e-mail marketing, é importante saber que nem todo e-mail marketing é um e-mail de vendas. E, ainda bem, porque esse tipo de ferramenta deve ser usado com moderação.

Sendo assim, enquanto um e-mail marketing pode ter diversas funções, o e-mail de vendas costuma ser uma abordagem mais direta. Esta ferramenta está no fundo do funil de vendas. A ideia, então, é abordar o cliente no seu estágio mais próximo da compra, para estimular a transação.

Tendo isso em mente, você já tem uma boa base para elaborar um bom e-mail de vendas. Mas, mesmo assim, o ideal é estar atento para evitar erros comuns que podem pôr a sua estratégia a perder. Vejamos, então, os principais deles a seguir.

Evite usar layouts complexos no seu e-mail de vendas

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Usar um layout muito complexo

Um e-mail tem que ser uma forma de comunicação rápida. Isso vale especialmente para e-mails de vendas. O motivo disso é que a maioria dos usuários não tem o impulso de parar para ler todos os e-mails desse gênero que recebem todos os dias.

Desse modo, o layout do seu e-mail deve ser capaz de transmitir a mensagem essencial dele de maneira eficiente e rápida. De preferência, com uma olhada só, o usuário deve entender do que o seu e-mail se trata e decidir se ele tem interesse naquela oferta ou não.

Por isso, usar um layout muito complexo para o seu e-mail é um dos piores erros de comunicação que você pode cometer. Um layout confuso, com várias fontes diferentes, sem coerência na paleta de cores, vai apenas causar repulsa no usuário, que provavelmente irá apagar o seu e-mail sem pensar duas vezes.

Assim, invista em um bom trabalho de design para o seu e-mail, buscando sempre um design limpo, intuitivo e fácil de compreender.

Enviar o e-mail para os usuários errados

Um e-mail de vendas deve ser enviado apenas para usuários que já estejam na etapa final da jornada do consumidor. Ou seja, usuários que estejam preparados para comprar. Desse modo, selecione com cuidado o público dos seus e-mails. Você deve fazer um trabalho cuidadoso de análise antes de decidir qual cliente deve ser incluído em cada lista.

Evite que sei e-mail de vendas vire spam

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Fazer o seu assunto soar como spam

Em qualquer e-mail marketing, o assunto é um elemento fundamental, pois é o que vai motivar o usuário a abrir o e-mail. No entanto, na tentativa de tornar o seu assunto atraente, procure não exagerar e cometer erros que fazem o seu assunto soar como spam, como pontos de exclamação exagerados, palavras em caixa alta ou termos como “ganhar dinheiro”. Ao invés disso, foque em criar um assunto instigante.

Criar o seu e-mail marketing sem ajuda profissional

Um dos maiores erros para evitar em e-mails de vendas é tentar utilizar essa ferramenta sem a ajuda de uma agência especializada no assunto. Isso porque uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, conhece bem o funcionamento do e-mail como veículo de publicidade e, por isso, pode ajudar você a criar o e-mail de vendas mais eficiente possível. Quer saber mais? Entre em contato e faça um orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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