Que o design gráfico é um elemento muito importante na estratégia de marketing digital de qualquer empresa, você já sabe. Mas sabe o quanto um erro pode custar para a sua marca? Nesse artigo, separamos 4 erros de comunicação visual que podem prejudicar a sua empresa. Continue lendo para descobrir quais são eles e como evitá-los!

4 erros de comunicação visual que podem prejudicar a sua empresa

Fonte: freepik.

4 erros de comunicação visual que podem prejudicar a sua empresa

Investir em design é um caminho certeiro para o crescimento no mundo online. Posts com imagens, por exemplo, recebem uma taxa de engajamento 650 vezes mais alta do que posts que contenham somente texto. Ou seja, não dá para subestimar a importância do conteúdo visual.

Mas o que acontece quando essa comunicação visual não é feita como deveria? Muitos empresários iniciantes não entendem que o design é uma área muito complexa e acabam, com isso, cometendo falhas graves com a identidade visual da empresa. Vejamos, a seguir, alguns desses erros.

Apostar em poluição visual

Na internet, o usuário está buscando obter informações de maneira fácil e rápida. Por isso, o ideal é que a comunicação visual da sua empresa possa se dar de forma simples e sucinta. O cliente deve entender a mensagem que você quer passar com um único olhar.

E isso não ocorre se você cair na tentação da poluição visual e apostar em um design com um milhão de elementos, cores, fontes ou efeitos diferentes. Lembre-se que a comunicação deve ser eficiente. Se um usuário não conseguir entender qual é o objetivo do que você está querendo passar, ele provavelmente vai ignorar e seguir em frente, e você pode perder um cliente em potencial.

Por conta disso, aposte em um design limpo. A estética minimalista, em especial, é muito atraente e passa mensagens fáceis de entender, o que é muito positivo para a comunicação empresarial.

Apostar em poluição visual

Fonte: Freepik.

Não possuir uma identidade visual coerente

A identidade visual é fundamental para fazer a sua marca se estabelecer no mercado. É através dela que os usuários vão se lembrar da sua empresa, vendo-a como diferente das demais, portadora de uma essência única.

Devido a isso, um dos maiores erros de comunicação visual que você pode cometer é não ter uma identidade visual coerente para a sua empresa. E isso acontece com frequência se você não planejar seus conteúdos com cuidado.

Sendo assim, procure, antes de qualquer coisa, definir qual é a identidade do seu negócio e o que você quer passar para o cliente a respeito dele em termos visuais. Uma vez que isso esteja bem definido, é hora de escolher cores, fontes e formas que se adequem a essa identidade.

Fazer uma comunicação sem objetivo

Se você está estabelecendo uma comunicação com o seu cliente, então você deve saber:

  • O que você quer comunicar;
  • Por que você quer comunicar isso;
  • O que você pretende obter com essa comunicação.

Somente sabendo disso você vai poder avaliar a comunicação visual da sua empresa. Afinal, é impossível medir resultados sem metas iniciais. Por isso, trace seus objetivos antes de começar a pôr suas estratégias em prática. Você verá que, com isso, suas táticas se tornarão bem mais efetivas.

Fazer uma comunicação sem objetivo

Fonte: freepik.

Tentar fazer tudo sozinho

O design é um campo muito complexo e que deve ser trabalhado por profissionais da área. Por isso, para evitar erros de comunicação visual que podem prejudicar a sua empresa, a melhor coisa que você pode fazer é contratar uma equipe especializada para administrar esse setor. Uma agência de marketing digital, então, como a Agência IMMA, é uma ótima opção para resolver esse problema. Entre em contato com a empresa e faça já o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.