As cores são elementos essenciais em qualquer trabalho de design gráfico. No entanto, para aproveitar todo o potencial que elas oferecem, é preciso conhecer melhor as características de cada uma e os efeitos que elas podem gerar em termos visuais. Isso é fundamental para poder utilizá-las para promover a sua marca na internet. Sendo assim, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais dicas para usar as cores no marketing digital. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Conheça as 4 principais dicas para usar as cores no marketing digital
O processo de construção da identidade visual de uma empresa sempre passa pela escolha de uma paleta de cores. Afinal, esse é um recurso estético do qual um designer não pode abrir mão.
Mas como essa escolha pode influenciar nas suas estratégias de marketing digital? É isso que vamos responder a seguir, explicando de que maneiras as cores podem ser usadas para montar as suas táticas de publicidade no mundo online. Confira!
Construa uma personalidade para a sua marca com uma paleta consistente
A principal razão para optar por uma paleta de cores consistente na construção da identidade da sua marca é que esse elemento ajuda na criação de uma personalidade para a empresa. Isso porque o aspecto visual influencia muito na impressão que o usuário vai ter do seu negócio, e, portanto, certas cores podem guiar essas impressões na direção que você desejar.
Por exemplo: Se você quer passar um ar profissional e sério para a sua empresa, é melhor dar preferência para cores sóbrias, como o cinza ou o preto. Por outro lado, se a ideia é trazer um toque juvenil e de alegria, tons de amarelo são mais adequados.
Esse tipo de escolha, por menor que pareça, contribui muito para que a essência da sua marca seja transmitida visualmente. E passar essa essência é crucial para que a sua empresa se destaque em meio à concorrência.
Quebre a paleta para chamar a atenção para um elemento específico
Uma vez que a sua marca tenha uma paleta de cores bem estabelecida, é possível quebrar um pouco esse padrão com determinados recursos visuais para chamar a atenção para um elemento específico. Isso é muito útil para, por exemplo, fazer com que o usuário note um botão no seu site que leve-o para uma página de conversão. A ideia é usar a quebra para explorar outras cores de maneira pontual.
Use as cores para atrair um público em particular
A psicologia das cores é uma ciência muito estudada no marketing por motivos claros: Através dela, é possível compreender quais cores podem ser mais atraentes para um determinado perfil de cliente. Desse modo, é muito mais fácil escolher uma paleta de cores que desperte o interesse do público-alvo da sua marca.
Mas de que tipos de cliente estamos falando, nesse caso? A resposta varia dependendo do que você está buscando. Se, por exemplo, a sua empresa tem produtos ou serviços mais voltados para homens, é uma boa ideia buscar pela preferência de cores de acordo com o gênero.
No entanto, as opções não param por aí. Também é possível usar as cores para atrair tipos de consumidor específicos. Por exemplo, tons quentes, como vermelho ou laranja, transmitem a sensação de urgência, e por isso são ideais para empresas que oferecem soluções rápidas e preferem atrair clientes impulsivos.
Contrate uma agência para ajudar você a usar as cores no seu marketing digital
Se você precisa de dicas para usar as cores no marketing digital, o melhor é contratar uma agência especializada na área, como a Agência IMMA. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!