A persona de marketing é um elemento chave para a estratégia de publicidade de qualquer empresa. Afinal, como vender um produto ou um serviço se você não sabe para quem vendê-lo? Por isso, o ideal é sempre buscar formas de compreender melhor a sua persona, para poder fazer do seu marketing digital o mais direcionado e efetivo que for possível. Pensando nisso, separamos, neste artigo, 4 dicas para entender melhor a sua persona de marketing. Continue lendo para descobrir quais são elas!

4 dicas para entender melhor a sua persona de marketing

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Conheça as 4 dicas para entender melhor a sua persona de marketing

O primeiro passo para entender melhor a sua persona de marketing é entender qual é a função dela. Isso porque muitos empresários ficam focados demais na tarefa de traçar o perfil da persona e acabam esquecendo para que ela serve.

Sendo assim, é preciso ressaltar: Conhecer melhor a sua persona de marketing é importante porque é ela que vai pautar as direções das estratégias de marketing digital adotadas pela sua empresa. Ou seja, sempre que você for realizar uma campanha de e-mail marketing ou impulsionar um anúncio nas mídias sociais, será com essa persona em mente.

Isso significa que todos os elementos do seu marketing digital, tais como a sua linguagem, a sua identidade visual e muitos outros, devem ser moldados para atrair melhor a sua persona. Por isso, é sempre bom conhecê-la de trás para frente. Vejamos, então, algumas dicas que podem ajudar você nisso a seguir.

Entenda a essência da sua marca

Para saber o que a sua marca pode oferecer para a sua persona, é necessário que você entenda bem qual é o diferencial da sua empresa. O que você pode oferecer que as outras marcas não oferecem? O que há no seu produto que não há em outros? E qual é a impressão que você quer que a sua empresa passe para o seu cliente? Responder essas perguntas é crucial para entender a essência da sua marca, que é o primeiro passo para entender melhor a sua persona de marketing.

Entenda a essência da sua marca

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Faça entrevistas

Às vezes, fazer perguntas diretamente aos seus clientes pode ser a melhor forma de compreendê-los. Durante essa entrevista, você pode coletar diversas informações. Entre elas, podemos citar:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Localização;
  • Profissão;
  • Nível de escolaridade;
  • Hobbies ou interesses;
  • Desafios e problemas;
  • Objetivos e sonhos.

Tudo isso vai contribuir muito para o entendimento que você tem do seu cliente, e pode ser usado para aprofundar ainda mais o relacionamento entre vocês. Isso permite que você adote táticas de publicidade online mais sofisticadas e mais eficientes.

Foque nas dores da persona de marketing

O que você precisa transmitir, com a sua estratégia de marketing digital, é que o seu produto ou serviço vai ajudar a remediar as dores da sua persona. Por isso, você deve entender bem quais são essas dores, como elas se manifestam, e como elas podem ser relacionadas com o seu negócio.

É importante ressaltar que a dor não precisa ser uma dor física. Na verdade, na maioria das vezes, ela será apenas um incômodo na vida do seu cliente. Então, como empresário, você deve explorar esse incômodo e oferecer a solução para ele.

Foque nas dores da persona de marketing

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Contrate profissionais especializados para ajudar com a sua pesquisa

Uma das melhores dicas para entender melhor a sua persona de marketing que podemos citar é: Contrate profissionais especializados em marketing digital para ajudar você nessa tarefa. Assim, vale a pena buscar por uma empresa confiável e de qualidade, acostumada a atender negócios de qualquer porte, como a Agência IMMA. Para saber mais, entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

 

 

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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