Um podcast é um veículo que foca na transmissão de informações através do áudio. No Brasil, é um formato de conteúdo que está se tornando cada vez mais popular, sendo muito utilizado por brasileiros para o entretenimento em momentos de ócio ou de tarefas mecânicas (como, por exemplo, fazer exercício ou lavar a louça). Sendo assim, para uma empresa, é interessante pensar em investir nesse formato. Mas como garantir que seu podcast vai se destacar dos demais? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, separamos 4 dicas para criar um podcast de qualidade para a sua marca. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

4 dicas para criar um podcast de qualidade para a sua marca

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Conheça as 4 dicas para criar um podcast de qualidade para a sua marca

Fazer um podcast é uma tarefa relativamente fácil. Comparado a outros formatos de conteúdo, como o vídeo, por exemplo, um podcast é um veículo com um custo bem mais acessível, que requer uma carga de trabalho menor em sua produção.

No entanto, isso não é um motivo para relaxar e fazer o seu podcast nas coxas. Já que esse é uma ferramenta com uma importância tão crescente nos dias atuais, é crucial que você garanta um alto nível de qualidade para o podcast da sua marca – do contrário, será difícil se destacar em meio à grande concorrência.

Mas como fazer isso? Felizmente, existem muitas formas de criar um podcast de qualidade. A seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você nessa missão. Confira!

Grave em um local tranquilo e sem muitos ruídos

A qualidade do áudio é um fator determinante na performance do seu podcast. Afinal, as vozes precisam ser claras para o ouvinte. Além disso, ruídos externos podem ser motivos para distrações e passar uma imagem pouco profissional da sua marca.

Sendo assim, escolha com cuidado o local para a gravação do seu podcast. Certifique-se de que é um local silencioso e sem muitas interferências externas.

Grave em um local tranquilo e sem muitos ruídos

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Também é importante ficar atento ao tipo de material de gravação que você está usando. Microfones condensadores, por exemplo, são muito sensíveis e por isso ideais para capturar áudio com alta qualidade, mas, justamente por essa grande sensibilidade, eles facilmente capturam também barulhos externos. Ou seja, é necessário ter um cuidado extra ao lidar com esse tipo de equipamento.

Escolha um nome que lembre a sua marca

O nome do seu podcast é importante pois ele precisa ser fácil de lembrar e ser facilmente associável à sua marca. Desse modo, vale a pena pensar com cuidado no título que você vai usar para o seu podcast. Escolha um nome que soe interessante para as pessoas, mas que seja direto e possa atrair o seu público-alvo.

Trabalhe com temas relevantes para a sua audiência

O primeiro passo para a criação de um podcast de qualidade é uma pesquisa de mercado que descubra quais são os temas que mais interessam à sua audiência. Afinal, você deve abordar assuntos que sejam relevantes para os clientes em potencial da sua marca. Por isso, faça uma análise detalhada para encontrar tópicos atraentes e inovadores, que tenham a ver com a área de atuação da sua empresa.

Trabalhe com temas relevantes para a sua audiência

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Contrate uma agência para ajudar na produção do seu podcast

Se você precisa de dicas para criar um podcast de qualidade para a sua marca, é uma boa ideia recorrer à uma empresa especializada. A Agência IMMA, por exemplo, é uma agência voltada para o marketing digital que oferece o serviço de produção de podcasts para empresas de qualquer porte. E aí, quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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