O SEO é fundamental para qualquer pessoa que queira crescer na internet. Mas às vezes começar a atuar nesse campo pode ser um pouco confuso e intimidante, pela complexidade do assunto. Há muito o que aprender e a quantidade de informações pode ser intimidante. Por isso, nesse artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre SEO para blogs iniciantes. Confira!

4 dicas de SEO para blogs iniciantes

Fonte: freepik.

Entendendo o que é SEO

SEO significa search engine optimization, ou, em português, “otimização para mecanismo de busca”. A sigla se refere ao conjunto de técnicas que tem como objetivo otimizar um conteúdo para torná-lo mais atraente aos algoritmos de mecanismos de busca como, por exemplo, o Google.

Sendo assim, o SEO permite que um site ou página obtenha uma posição mais favorável nas páginas de resultados. Isso garante um maior número de acessos, pois a maioria das pessoas clica apenas nos primeiros resultados que aparecem após uma busca. Desse modo, investir em SEO é fundamental para o crescimento da sua marca no mundo online.

4 dicas de SEO para blogs iniciantes

Tendo isso em mente, você já sabe que SEO é muito importante, especialmente para blogs iniciantes. Mas como fazer para conseguir aplicar essa técnica ao seu site? Felizmente, há muitas maneiras de trabalhar o SEO do seu blog para buscar um rankeamento melhor nos resultados de busca. A seguir, vejamos algumas das principais delas.

Otimize sua URL

A URL, ou o endereço da sua página, afeta muito o SEO do seu blog. Por conta disso, procure sempre manter URLs amigáveis para os seus posts.

O que isso significa? Significa manter URLs que sejam legíveis, sem combinações aleatórias de letras ou números. O ideal é que a URL contenha o título do conteúdo, mas de maneira resumida, para criar um link curto. Links muito grandes passam pouca credibilidade e prejudicam o SEO da sua página.

Otimize sua URL

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Use palavras-chave

Essa é uma das principais dicas de SEO para blogs iniciantes. As palavras-chave são os termos que são digitados na barra de buscas do Google sempre que alguém tenta procurar alguma coisa. Com esses termos, o Google seleciona os resultados mais relevantes e apresenta-os nos primeiros lugares das páginas de resultados. Ou seja, usar palavras-chave pode melhorar o seu posicionamento.

Mas quando usar as palavras-chave? Bem, não é preciso exagerar e repetir a mesma coisa mil vezes no mesmo texto. Isso dá um caráter artificial e não é bom aos olhos do Google. No entanto, a sua palavra-chave deve estar presente nos seguintes elementos do texto:

  • O título;
  • Pelo menos um subtítulo;
  • A URL;
  • A meta descrição da página;

E pelo menos três vezes no texto em si: uma na introdução, outra no meio do texto e uma última vez na conclusão.

Otimize também as suas imagens

Como mencionamos no item anterior, as imagens também podem ser otimizadas. Por isso, salve as suas imagens com nomes que contenham a sua palavra-chave, e modifiquem o atributo alt de cada uma de acordo.

Esse atributo funciona como uma alternativa à imagem, em uma situação em que o elemento visual não funcione. Como os buscadores procuram por texto, e não imagens, o atributo alt é usado para posicionar a sua página entre os resultados. Assim, não se esqueça de otimizar esse elemento.

Otimize também as suas imagens

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Contrate uma agência de marketing digital

Para usar SEO para blogs iniciantes, às vezes é melhor contratar uma equipe profissional, de uma empresa especializada no assunto. A Agência IMMA é uma boa opção: voltada para serviços de marketing digital, a empresa tem muita experiência com serviços de SEO e está preparada para realizar um trabalho de otimização para turbinar o seu site. Quer saber mais? Entre em contato e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.