4 dicas de copywriting para você vender mais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
14/03/2020
Marketing de Conteúdo

Se você tem uma loja virtual ou uma empresa que faz negócios pela internet, com certeza você já deve ter ouvido falar do termo copywriting. Mas o que exatamente essa palavra significa? E como ela pode ajudar no crescimento da sua marca? Se você não sabe as respostas para essas perguntas, não se preocupe: Neste artigo, vamos explicar do que se trata esse conceito e ainda dar 4 dicas de copywriting para você vender mais através da internet. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

4 dicas de copywriting para você vender mais

Fonte: freepik.

Conheça 4 dicas de copywriting para você vender mais através da internet

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer o que é copywriting. E esse conceito se refere à modalidade de escrita voltada para o marketing, sempre com o objetivo de levar o cliente ou o usuário a tomar alguma decisão.

Então, para citar um exemplo, se você visitar qualquer loja online, clique em algum produto aleatório. Provavelmente, esse produto terá uma descrição escrita. Essa descrição foi feita através de copywriting, pois ela tem o objetivo claro de fornecer informações sobre o produto que levem você a comprá-lo.

No entanto, a copywriting não se limita a descrições de produtos. Ela também está presente no marketing de conteúdo. Isso porque cada conteúdo que uma marca produz deve ter uma meta clara, que a copywriting ajuda a alcançar.

Assim, se você faz, por exemplo, um artigo sobre a sua área de atuação, talvez o seu objetivo com ele seja fazer com que o usuário assine a sua newsletter. Para isso, então, você deve colocar em prática técnicas de copywriting para mostrar ao usuário que aquela é uma boa coisa pra ele fazer.

Diante disso, fica claro que saber fazer copywriting é crucial para vender mais através da internet. Mas como colocar isso em prática? A seguir, vamos dar 4 dicas que vão ajudar você nessa tarefa. Confira!

Não force a barra

O segredo para uma copywriting eficiente é induzir o usuário a fazer o que você quer que ele faça com base na sugestão, e não em implorar ou insistir. Por isso, procure adotar uma postura tranquila, evitando pedidos muito urgentes que passem a impressão de desespero.

Não force a barra

Fonte: Freepik.

Sendo assim, ao invés de escrever como vendedor, procure escrever como um amigo do usuário. Desse modo, você adota um tom mais relaxado e descontraído que é muito mais eficiente na hora de convencer um internauta.

Inclua imagens sempre que puder

Uma copywriting eficiente deve ser acessível e fácil de ler. Isso significa que é necessário evitar parágrafos muito longos e rebuscados, preferindo uma estrutura de texto mais simples.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é quebrando o texto com imagens. Assim, você torna o seu artigo mais fácil de ler, pois o usuário não se sente cansado tendo que encarar blocos infinitos de texto.

Preste atenção na ortografia

Não é porque você precisa escrever de forma descontraída que você pode abrir mão das normas ortográficas. Na verdade, é muito importante evitar erros de gramática ou ortografia nos seus textos de copywriting, pois eles passam uma imagem pouco profissional e desleixada.

É claro que, às vezes, erros de digitação ocorrem na criação de um artigo. Mas você deve sempre tentar evitá-los, relendo tudo que escrever antes de partir para a publicação e o compartilhamento com os leitores.

Preste atenção na ortografia

Fonte: freepik.

Terceirize o seu marketing de conteúdo para uma agência especializada

Uma das melhores dicas de copywriting para você vender mais que podemos citar é: Vale a pena contratar um profissional especializado para produzir o conteúdo da sua empresa. A Agência IMMA, por exemplo, tem uma equipe altamente qualificada e preparada para ajudar você. Para saber mais, faça um orçamento!

Veja também