O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing digital muito efetiva, possuindo a melhor taxa de ROI (return over investment, ou, em português, “retorno sobre investimento”) do mercado. No entanto, se você já aderiu a esse canal e não obteve os resultados desejados, é hora de refletir para entender qual é o problema. Separamos, então, uma lista de 4 coisas que estão atrapalhando a sua estratégia de e-mail marketing. Confira!

4 coisas que estão atrapalhando a sua estratégia de e-mail marketing

Fonte: freepik.

4 coisas que estão atrapalhando a sua estratégia de e-mail marketing

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que uma das principais coisas que pode atrapalhar a sua estratégia de e-mail marketing é não ter uma estratégia. Afinal, como qualquer outra ferramenta, o planejamento é fundamental para garantir o sucesso do e-mail.

Por conta disso, procure sempre ter uma estratégia bem planejada antes de começar a disparar os seus e-mails marketing. Desse modo, você já tem uma ideia de quais são as metas que você quer atingir com essa iniciativa.

Mas, às vezes, mesmo com uma estratégia detalhada, o e-mail não parece funcionar. Então, é preciso pensar nas coisas que estão atrapalhando a sua estratégia de e-mail marketing. Vejamos, a seguir, algumas das principais possibilidades que podem estar atrasando você.

A sua lista de e-mails

Uma das primeiras coisas que podem estar afetando negativamente a sua estratégia de e-mail marketing é a lista de contatos usada para enviar os e-mails. Isso porque a sua lista deve ter sido formada de forma orgânica. Se ela foi comprada, é muito provável que muitos dos usuários que estão recebendo seus e-mails sejam usuários fantasmas, ou pessoas que não tem o menor interesse no seu produto e que não estão dentro do seu público-alvo.

Desse modo, mesmo que seja mais trabalhoso, é muito melhor montar a sua própria lista de e-mails. Assim, você pode acumular leads qualificados que realmente estejam interessados no que a sua marca tem a oferecer. Esses contatos têm muito mais probabilidade de se converterem em vendas no futuro.

A sua lista de e-mails

Fonte: Freepik.

O design do seu e-mail

Se o design do seu e-mail não é responsivo, essa sem dúvida é uma das coisas que estão atrapalhando a sua estratégia de e-mail marketing. Afinal, hoje em dia, muitas pessoas preferem olhar os e-mails no celular do que no desktop. Por isso, é essencial que seu e-mail possa ser aberto com facilidade e eficiência em qualquer dispositivo.

Além disso, é importante ter uma boa identidade visual no seu e-mail. Lembre-se que um usuário normalmente abre um e-mail para lê-lo rapidamente, ou seja, ele deve ser fácil de entender com um único olhar. Assim, dê preferência para um design limpo e comunicativo.

A falta de conteúdo

Usar o seu e-mail marketing para trazer conteúdo aos seus contatos é uma ótima forma de mantê-los interessados nos seus e-mails. Por isso, evite fazer apenas e-mails que foquem em venda. Ao invés disso, promova conteúdos relevantes do seu site, mostrando ao usuário que você se importa com os interesses dele. E tenha em mente que, quanto mais personalizada você puder fazer essa comunicação, melhor.

A falta de conteúdo

Fonte: Freepik.

A falta de conhecimento

Uma das principais coisas que estão atrapalhando a sua estratégia de e-mail marketing é tentar fazer tudo sozinho. Isso porque, quando se está usando uma ferramenta assim, o ideal é contar com a ajuda de profissionais da área.

Portanto, seria uma boa ideia contratar uma agência de marketing digital para ajudar a produzir e disparar o seu e-mail. A Agência IMMA, por exemplo, possui uma equipe muito qualificada de designers e produtores de conteúdo que estão preparados para atender todas as suas demandas. Quer saber mais? Entre em contato e faça um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?