3 elementos básicos para planejar uma campanha de e-mail marketing

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
12/05/2020
E-mail Marketing

Fazer uma campanha de e-mail marketing pode ser uma tática muito benéfica para a sua empresa. No entanto, como qualquer outra estratégia, ela precisa ser planejada com cuidado para trazer resultados positivos. Por isso, neste artigo, vamos apresentar os 3 elementos básicos para planejar uma campanha de e-mail marketing que você precisa conhecer. Continue com a leitura para descobrir que elementos são esses!

3 elementos básicos para planejar uma campanha de e-mail marketing

Fonte: freepik.

Conheça os 3 elementos básicos para planejar uma campanha de e-mail marketing

O planejamento é crucial para montar qualquer estratégia de marketing digital. E, nesse momento de traçar o seu plano, é importante que você entenda bem quais são os fatores que serão essenciais para o sucesso da sua campanha.

É por isso que vamos falar de elementos básicos. Em outras palavras, esses são os alicerces que devem servir de base para a construção de uma campanha de e-mail marketing efetiva, que vá produzir bons resultados para a sua empresa. A seguir, então, vamos apresentar cada um deles. Confira!

A lista de e-mails

O primeiro elemento básico que você precisa ter para planejar uma campanha de e-mail marketing é uma lista de e-mails com usuários que vão receber a sua campanha. Muitos empresários caem na tentação de comprar uma lista pronta, mas, na prática, isso pode fazer mais mal do que bem: Muitos dos endereços nessas listas são contas fantasma ou inativas, o que significa que não haverá um lead real por trás de cada uma delas para receber o seu e-mail e se interessar pelos seus produtos ou serviços.

Sendo assim, o melhor é construir a sua lista de e-mails de forma orgânica. Para isso, procure investir em marketing de conteúdo para atrair usuários para o seu site. Apresente um formulário que uma pessoa possa preencher para que ela possa dar o e-mail dela para a sua marca por vontade própria. Desse modo, você garante que a sua campanha será direcionada para pessoas que realmente têm interesse na sua empresa.

A lista de e-mails

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O design

O design gráfico é um elemento fundamental para o sucesso de qualquer e-mail marketing. Isso porque as pessoas tendem a olhar seus e-mails de forma muito superficial, apenas passando os olhos antes de decidirem se querem ler o conteúdo ou não.

Sendo assim, é muito importante que o seu e-mail seja capaz de chamar a atenção de um usuário visualmente. Para isso, é preciso ter um trabalho de design profissional, que seja coerente com a imagem que você quer passar da sua marca e que comunique as informações presentes no e-mail de forma efetiva.

O assunto do e-mail

Quase um terço das pessoas decide abrir ou não um e-mail apenas com base no assunto. Isso significa que, se você não quer que a sua campanha de e-mail marketing seja ignorada, vale a pena separar um tempo para elaborar bem os assuntos e os títulos dos seus e-mails.

O ideal, nesse caso, é não enrolar muito: Há um limite de caracteres, e, se a sua frase for muito longa ou confusa, o usuário provavelmente não terá muito interesse em decifrá-la. Ao invés disso, então, seja simples e direto, fornecendo um comando que seja instigante e fácil de entender.

O assunto do e-mail

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Contrate uma agência de marketing digital para ajudar no planejamento da sua campanha de e-mail marketing

Agora que você já conhece os elementos básicos para planejar uma campanha de e-mail marketing, é hora de colocar esse conhecimento em prática com ajuda profissional e especializada, como, por exemplo, a Agência IMMA. A equipe da agência é altamente qualificada e está preparada para ajudar você a criar as suas campanhas. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!

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