10 Dicas para maximizar os benefícios do Google Analytics no WordPress

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
25/08/2020
Gestão de Sites

A importância das estatísticas de um site é inegável. Elas nos dão informações valiosas sobre o tráfego e como os visitantes interagem com ele. Ao analisar mais profundamente as estatísticas do seu site, você pode melhorar significativamente seu desempenho, acelerar o crescimento e até atender melhor seus visitantes.

10 Dicas para Maximizar os Benefícios do Google Analytics no WordPress

Se você está procurando uma boa ferramenta de análise para web, é provável que acabe escolhendo o Google Analytics, que é gratuita e uma das mais completas atualmente. O Google Analytics é bastante flexível, o que permite obter estatísticas individuais e maximizar os benefícios das informações rastreadas.

A ferramenta possui uma parceria com o WordPress, tornando mais fácil utilizar todas as funcionalidades do Google Analytics nessa plataforma. Além disso, com os plug-ins disponíveis, a utilização do GA torna-se ainda mais simples, principalmente devido as opções de rastreamento e personalização que ajudam os dados a se tornarem ainda mais úteis e fáceis de serem validados.

Confira 10 dicas para maximizar os benefícios do Google Analytics no WordPress

Adicione o Google Analytics WD

Ter o Google Analytics instalado em um site WordPress é muito vantajoso. Ele permite acesso total às estatísticas do site a partir do painel do próprio WordPress e também facilidades de acesso sempre que você quiser verificar suas contas fora do painel, dentro da interface do GA.

Há uma série de ferramentas que podem ajudar o Google Analytics a gerar as estatísticas do site em WordPress sem a necessidade de tocar em uma linha de código. O plug-in Google Analytics WD é uma delas. O plug-in ajuda na integração do GA com o WordPress, tornando mais simples de recolher e monitorizar os dados.

Maximize os Benefícios do Google Analytics no WordPress

Use a filtragem de dados

É claro, você pode não querer alguns dados de recursos específicos nos relatórios de acompanhamento. A filtragem de dados é uma maneira inteligente de melhorar a precisão das informações recolhidas. Com as opções de filtragem de dados do Google Analytics, é possível até filtrar o tráfego de endereços específicos de IP, países, regiões e cidades.

Excluir acompanhamentos específicos

Programar a exclusão de dados específicos é uma forma de filtragem de dados que lhe permite excluir rastreamento baseado em comportamentos específicos e contas de usuários. Quaisquer atividades e interações realizadas por eles em seu site serão ignoradas e você terá um conjunto de dados válidos sobre o desempenho do mesmo.

Você pode excluir o acompanhamento de interações das contas dos administradores do site, editores, autores, colaboradores, assinantes, dentre vários outros. Dessa forma, cada vez que um administrador estiver apenas verificando o site, sua visita e interações não serão contabilizadas.

Utilizar os relatórios personalizados

Com o grande volume de dados que o Google Analytics fornece, às vezes pode ser difícil acompanhar tudo. Além disso, podem haver dados específicos não reportados automaticamente pelo plug-in, mas são considerados importantes pela equipe. Daí a importância de utilizar os relatórios personalizados.

É possível definir relatórios personalizados para quaisquer métricas e dimensões e acessá-los diretamente na página de relatórios de plug-in. Por exemplo, você pode definir a exibição de uma página como uma duração métrica e uma sessão como uma dimensão e controlar quanto tempo seus visitantes gastam em páginas de visualização.

O Google Analytics também permite exportar os relatórios de acompanhamento para os formatos CSV e PDF e encaminhá-los para os destinatários de e-mail especificados em uma base programada.

10 Dicas para Maximizar os Benefícios do Google Analytics no WordPress

Usar relatórios de exibição front-end

Com o Google Analytics é possível habilitar a exibição de relatórios sobre o front-end do site e dar acesso a essas informações para usuários específicos, como administradores, editores, assinantes e colaboradores.

Essa é uma ótima opção para permitir que os usuários acessem relatórios da página ou post individuais diretamente no front-end, enquanto trabalham nas páginas. Isso economiza muito tempo e ajuda a manter os colaboradores focados em seus trabalhos.

Usar os relatórios de dimensões personalizadas

É possível maximizar os benefícios de suas estatísticas através do rastreamento de dados específicos que você tenha no seu site como, por exemplo, qual dos autores é o mais popular entre seus leitores ou que tipo de mensagens os usuários gostam de ler mais.

Tendo contato com esse tipo de estatística, é possível saber o que os usuários gostam mais de ver e realizar investimentos de forma mais certeira.

10 Benefícios do Google Analytics no WordPress

Medir a frequência com que os visitantes realizam ações específicas

Os visitantes do site podem executar milhares de atividades a cada acesso e, com algumas configurações adicionais, é possível rastrear atividades específicas e ser notificado assim que os usuários as realizem. Também é possível definir visitas a uma determinada página como uma meta ou medir quantos de seus visitantes saem do site sem realizar compras.

Para definir e gerenciar esses objetivos, você terá que fornecer seu nome, selecionar um dos tipos de metas (de destino, duração, páginas/telas por sessão) e configurar as opções para o tipo de meta. O plug-in coleta os dados com base nas opções configuradas e mantém você informado através do envio de notificações por e-mail.

Definir alertas para condições específicas

O Google Analytics vem com uma opção avançada para enviar alertas e notificações quando uma métrica específica bate a meta e alcança a condição pré-definida. Essa meta pode ser configurada para atender praticamente qualquer necessidade. Por exemplo: um alerta quando a quantidade de visitantes do site excede um número específico. Os alertas são enviados com base num período selecionado e para usuários pré-estabelecidos.

Acompanhar as suas estatísticas de vendas

Você pode vincular sua conta de comércio eletrônico ao Google Analytics e acompanhar as estatísticas de vendas com base nas receitas, transações, hora de compra, nome do produto, categoria e desempenho de vendas. É uma opção que ajuda a economizar tempo para acompanhar as estatísticas de vendas.

Obter relatórios do Google AdSense e AdWords

Se você tiver contas no AdSense e AdWords, o Google Analytics lhe permite visualizar as informações relevantes de monitoramento dentro da página de relatórios do plug-in. Tudo que você tem a fazer é vincular suas contas ao Google Analytics e acessar os dados rastreados a partir do painel do WordPress.

10 Dicas do Google Analytics no WordPress

O Google Analytics é uma ferramenta de rastreamento poderosa. Os dados que controla incluem toneladas de informações valiosas que você pode usar para melhorar o desempenho do site. Então, use essas dicas e obtenha o máximo de suas estatísticas para melhorar seu site, aumentar o tráfego e converter usuários em clientes.

Agora que você já conhece algumas dicas para maximizar os benefícios do Google Analytics no WordPress, é hora de começar a planejar a sua estratégia de marketing digital com uma agência especializada em marketing na internet, como, por exemplo, a Agência IMMA. Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!

Veja também