Como usar o gif no marketing digital? Para responder essa pergunta, devemos nos voltar para fazer o gif funcionar dentro de uma estratégia de marketing online. Com esse objetivo, separamos esse artigo para ajudar você e a sua empresa a tirar proveito dessa ferramenta.

Usando o gif no marketing digital

Fonte: freepik.

O que é um gif

Um gif é um formato de imagem. A sigla, em inglês, significa Graphics Interchange Format. Em português, numa tradução literal, significaria formato para intercâmbio de gráficos.

Mas o que esses gráficos contêm? Bem, no caso dos gifs, pode ser literalmente qualquer coisa. A ideia, entretanto, é que seja uma animação, normalmente com um estilo leve e divertido.

Os gifs existem na internet desde 1987, e converteram-se numa verdadeira febre. No mundo online, os gifs são uma linguagem universal. Todos os cantos da internet os usam, e seu crescimento é constante. De acordo com um artigo da Época Negócios2 bilhões de gifs são compartilhados por dia no site Giphy. Esse alcance é incalculável, e só tende a crescer.

Atualmente, as redes sociais também abraçaram os gifs.

Fonte: freepik.

Atualmente, as redes sociais também abraçaram os gifs. Tanto o Facebook como o Twitter oferecem gifs nos seus bancos de dados. E os usuários aproveitam isso ao máximo: só em 2016, mais de 13 bilhões de gifs foram compartilhados através do Facebook Messenger.

Essa preferência não é sem razão. O gif é uma ótima forma de expressar os seus sentimentos na internet. Ele é rápido, divertido e passa uma mensagem de forma simples e direta. Normalmente é feito de séries ou filmes populares, mas pode também ser feito a partir de vídeos virais. É um conteúdo acessível e muito atraente para os usuários.

Como usar o gif no marketing digital

Diante de tudo isso, resta a questão: como tirar vantagem dessa popularidade do gif para aplicá-lo no marketing online? Como funciona o gif no contexto do marketing digital?

Como qualquer outro conteúdo, existem diversas formas de inserir o gif no marketing digital. É preciso ser criativo e saber incorporar esse formato de imagem de maneira orgânica, mas, uma vez conseguido, ele pode trazer excelentes resultados. Por isso, vejamos algumas dicas para usar o gif no marketing digital.

Como qualquer outro conteúdo, existem diversas formas de inserir o gif no marketing digital.

Fonte: freepik.

Incremente seu e-mail marketing com gifs

Uma boa tática para empregar gifs a seu favor é através do e-mail marketing. É possível usar gifs para deixar o seu e-mail mais chamativo, dando um tom mais leve para a sua mensagem. Como o e-mail marketing é um veículo com uma publicidade mais direta e pessoal, o gif pode ser uma ótima opção para dar um toque de personalidade ao seu e-mail.

Use o gif para mostrar os seus produtos

A grande vantagem do gif é permitir uma animação ser mostrada num arquivo que não é pesado. Assim, pode ser uma boa ideia incorporar gifs no seu e-commerce. Eles podem mostrar o seu produto de maneira que chame a atenção do cliente. Podem também ser usados para divulgar promoções e descontos, dando destaque aos benefícios oferecidos ao cliente, por exemplo.

Use o gif para mostrar os seus produtos

Fonte: freepik.

Construa a identidade visual da sua marca

Como o gif é algo que tem um tom muito específico, ele é o recurso perfeito para comunicar algo a respeito da imagem da sua empresa. O seu negócio é moderno, divertido, e para jovens? Não há melhor forma de expressar isso do que com um gif. Ele ainda dá um ar de descontraído ao que você quiser comunicar, tornando-o também interessante para outros tipos de comuniações da empresa.

Assim, dá para ver que há muitas formas de usar o gif no marketing digital. Você pode aproveitar essas e muitas outras técnicas com uma agência especializada. A Agência IMMA é focada em marketing online e oferece diversos serviços. Faça um orçamento com a gente!

 

 

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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