O tamanho ideal para o seu e-mail marketing é um elemento de design que deixa muitos empresários iniciantes confusos. Afinal, se você nunca fez um e-mail marketing antes, a tarefa de criar um pode parecer muito complicada.

Porém, na realidade, criar um e-mail marketing pode ser bastante simples. Basta apenas entender quais são os elementos básicos que ele deve conter e usar a sua criatividade a partir daí. Por conta disso, nesse artigo, vamos explicar qual é o tamanho ideal para o seu e-mail marketing e como manter o seu e-mail dentro dessa medida. Confira!

Saiba qual é o tamanho ideal para o seu e-mail marketing

Fonte: freepik.

Saiba qual é o tamanho ideal para o seu e-mail marketing

Para entender qual é o tamanho ideal para o seu e-mail marketing, o primeiro passo é saber qual a largura que o e-mail tem que ter. E, no caso, você deve trabalhar com layouts de, no máximo, 600 pixels de largura.

Esse tamanho é essencial para garantir que a sua mensagem seja visível em qualquer dispositivo e qualquer servidor. Lembre-se: mesmo que exista algum dispositivo móvel que possa abrir e-mails maiores, o ideal é sempre que o seu e-mail seja acessível através de qualquer veículo. Isso porque a última coisa que você quer é excluir algum usuário por algo tão trivial como o tamanho do e-mail.

Mas a largura é apenas um dos fatores que influenciam nessa questão. É preciso que você também considere outros elementos, como o assunto do e-mail.

Esse ponto é particularmente importante porque, em muitos casos, o assunto é o que faz com que o usuário abra o e-mail para ler. Por isso, ele precisa ser muito atraente, bem escrito e ter um tamanho apropriado.

Esse tamanho, normalmente, varia de acordo com o dispositivo que a pessoa estiver usando para ler a mensagem. No caso de dispositivos desktop, por exemplo, a pessoa vai conseguir ler até 55 caracteres do assunto. Já em um dispositivo móvel, como um celular ou um tablet, ela só conseguirá ler até 47 caracteres.

Como já dissemos anteriormente, o ideal é que você busque alcançar todos os tipos de usuários com o seu e-mail. Para isso, é uma boa ideia fazer uso de uma ferramenta como A Pen, que avalia o tamanho do seu assunto.

Por fim, existe um último elemento que é fundamental para encontrar o tamanho ideal para o seu e-mail marketing. Ele é o corpo do e-mail, ou seja, o conteúdo da mensagem, o e-mail em si.

Saiba qual é o tamanho ideal para o seu e-mail marketing

Fonte: freepik.

Quão longo deve ser o seu e-mail marketing

O comprimento do e-mail, ou seja, o teor da sua mensagem, é um ponto que confunde muito as pessoas. Mas tudo o que você precisa fazer é pensar no que você quer comunicar e com quem você está falando.

Considerando esses dois pontos, você deve abrir o seu e-mail com uma chamada, ou seja, falar diretamente o que você está oferecendo. Depois, entra o corpo da mensagem, que você deve explicar as razões para aquilo ser algo que o leitor deve desejar.

Como o e-mail é algo que a maioria das pessoas lê rapidamente, o ideal é que você não se estenda muito no texto. Dê preferência para frases curtas e uma linguagem simples, fácil de ler.

No final, você deve fechar o texto com uma CTA, ou seja, uma chamada de ação. Essa deve ser uma instrução para o que o leitor deve fazer após a leitura do e-mail.

Quão longo deve ser o seu e-mail marketing

Fonte: freepik.

Faça sua mensagem com uma agência

Agora que você já sabe qual é o tamanho ideal para o seu e-mail marketing, é hora de começar a criá-lo. E, para isso, é uma boa ideia contar com a ajuda de uma agência especializada, como a Agência IMMA. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?