O objetivo principal deste artigo é oferecer ao profissional de marketing de conteúdo dicas de como se destacar em um mercado cada vez mais concorrido.
O marketing de conteúdo é uma das melhores ferramentas de marketing digital. O mercado tem exigido que os profissionais de marketing digital diversifiquem suas habilidades e desempenhem vários papéis ao mesmo tempo. Esses profissionais raramente são contratados para realizar apenas uma tarefa. Espera-se que escrevam conteúdo, entendam dados e métricas e trabalhem com vendas para aumentar os lucros da empresa.
Como seu tornar um profissional de marketing de conteúdo de sucesso
- Análise: 84% dos profissionais de marketing indicam que eles não podem medir e informar sobre a contribuição de seus projetos para os negócios. Por outro lado, donos de empresas querem saber de números e insights.
Saber medir e alterar campanhas continuamente com base em dados aumenta as chances de um profissional de marketing de conteúdo subir para posições mais altas dentro da empresa. Profissionais que querem prosperar devem mergulhar profundamente em uma mentalidade analítica para subir e se manterem no topo.
- Escrita e comunicação: 74,2% das empresas dizem que o marketing de conteúdo está aumentando a qualidade de suas equipes de marketing. Enquanto a inteligência artificial e as ferramentas de aprendizagem dos computadores estão se tornando cada vez mais proeminentes na arena do marketing, nada se compara a um ser humano contando uma boa história.
O conteúdo desempenha um papel vital na educação, informação, inspiração e motivação dos compradores. Por isso, profissionais de content marketing precisam entender como criar conteúdos que convertem em cada um desses níveis. Aqueles que podem persuadir os compradores através da escrita (ou da fala) tendem a ficar no topo sempre.
Profissionais que conseguem escrever e comunicar bem uma ideia têm uma vantagem sobre aqueles que não conseguem. Embora a escrita e a comunicação em si sejam habilidades básicas, todos os profissionais devem continuar melhorando sua escrita para transmitir suas mensagens de forma mais eficiente.
- Automação de marketing: a automação de marketing pode aumentar significativamente o desempenho de qualquer campanha e é uma habilidade necessária para qualquer profissional no campo. Aprender a usar fluxos de trabalho automatizados que continuamente promovem leads através de e-mails ou conteúdo não é fácil, mas funciona bem.
Uma pesquisa da SessionCam mostrou que a automação de marketing pode gerar um aumento de 14,5% na produtividade de vendas e redução de 12,2% na sobrecarga de trabalho. Ou seja, a automação de marketing faz com que a equipe produza mais e melhor.
Um profissional de marketing de conteúdo que sabe criar fluxos de trabalho estáveis em vários níveis de perspectiva e analisar dados correspondentes tende a se destacar rapidamente. Descobrir o que funciona e o que não é importante na automação de marketing pode fazer com que qualquer pessoa domine a tarefa e esteja sempre à frente.
- Pesquisa: campanhas de marketing sempre começam com pesquisas. Portanto, aprimorar essa habilidade é muito importante. Os profissionais de marketing precisam ter uma compreensão profunda de compradores, tendências de mercado, análise e oportunidades em seu campo. Isso requer habilidades avançadas de pesquisa que vão além de uma busca no Google.
Em relação às habilidades de pesquisa, o profissional deve se concentrar em melhorar a especialidade nos assuntos de seus negócios e ganhar uma melhor compreensão do seu comprador e mercado. Os profissionais de marketing que sabem pesquisar de forma eficiente e rápida são um bônus adicional para qualquer equipe.
- Conhecimento de codificação: os profissionais de marketing que não sabem HTML e CSS estão se tornando um problema para a equipe de desenvolvimento. Aprender os conceitos básicos de ambos pode ajudar a resolver rapidamente problemas menores, como alterações básicas em blogs e sites.
Modificar um modelo de e-mail marketing ou pesquisar o site de um concorrente também requer essas habilidades, que estão se tornando cada vez mais esperadas e desejadas. Em um futuro próximo, ter algum conhecimento sobre programação e codificação será algo que os empregadores vão começar a exigir, tornando-se praticamente uma norma.