Por que os micro-influenciadores importam tanto

A última tendência no marketing digital são os micro-influenciadores, pessoas que produzem conteúdos únicos e relevantes, dialogando diretamente com pequenos nichos. Eles possuem um número expressivo de seguidores altamente envolvidos, que buscam sempre novidades ou debater ideias. Mas por que os micro-influenciadores importam tanto?

Gestão de mídias sociais

Fonte: Freepik.

Embora seus fãs cheguem, talvez, a centenas ou milhares, esses criadores de conteúdo injetam um ar de autenticidade em suas publicações e promovem o envolvimento entre seus seguidores. Os micro-influenciadores criam uma comunidade através de um relacionamento íntimo e bastante autêntico com seu público, algo único e que nem sempre pode ser medido de forma tangível.

Um micro-influenciador é definido como alguém que possui entre 2 mil e 50 mil seguidores. Enquanto uma celebridade oferece um alcance de massa, os micro-influenciadores oferecem um ótimo envolvimento, representado por curtidas e comentários. Eles atingem um nível mais profundo de interação com o público, o que se reflete num grande número de comentários, compartilhamentos, posts salvos no Instagram, imagens pinadas no Pinterest e até vendas.

Tanto para uma marca quanto para um micro-influenciador, não há nada melhor do que buscar por uma parceria que seja mutuamente benéfica. O primeiro passo para isso é identificar os micro-influenciadores que já gostam da sua marca ou publicam conteúdos que possuem a mesma estética ou valores que você para criar e cultivar uma relação orgânica.

Por que os micro-influenciadores importam tanto

Fonte: Freepik.

Os seguidores desse micro-influenciador já confiam em seu julgamento e experiência, então o engajamento em relação a sua marca tende a ocorrer naturalmente. Aproveite para também se envolver esses usuários, oferecendo conteúdos exclusivos ou até cupons de desconto. Trabalhar com micro-influenciadores tende a ser simples, mas exige sim um pouco de esforço.

Com o Facebook e o Instagram sempre mudando seus algoritmos de visibilidade, é importante estar sempre repensando suas parcerias. Quando se trabalha com uma celebridade, pode-se ter a impressão de estar alcançando toda a sua rede de contatos. No entanto, este não é o caso. Ao longo do tempo, o Facebook reduziu bastante seu algoritmo de visibilidade, assim como o Instagram.

E, para obter um ótimo alcance, as marcas não só precisam pagar a celebridade, como também ativar uma campanha de publicidade social para ampliar o conteúdo. Como tanto o Facebook quanto o Instagram priorizam usuários autênticos e altamente envolvidos, o conteúdo de micro-influenciadores tornou-se mais visível, deixando os conteúdos promovidos para trás nesta corrida.

Marketing na Internet

Fonte: Freepik.

Isso não quer dizer que as marcas devem evitar celebridades ou pessoas muito populares nas redes sociais. Muitas colaborações de marcas com esses tipos de influenciadores foram extremamente bem-sucedidas. Quando a celebridade se mostra realmente interessada e envolvida em todos os aspectos com um produto, pode ser uma enorme vitória para as marcas investir neste tipo de publicidade.

As campanhas mais bem-sucedidas geralmente envolvem celebridades ou pessoas muito influentes por um longo período, o que também costuma transmitir autenticidade, ativando comunidades e gerando vendas. Mas vale lembrar que o investimento para esse tipo de campanha costuma ser enorme e pode nem sempre obter os resultados esperados.

Para a maioria das marcas emergentes, esse orçamento exorbitante necessário para trabalhar com grandes celebridades ou pessoas influentes é algo completamente fora da realidade. Mas trabalhar com um grupo seleto de micro-influenciadores é uma maneira eficiente e econômica de obter engajamento e ainda criar um relacionamento.

Marketing com influenciadores

Fonte: Freepik.

Atualmente, as estratégias de marketing digital que dão certo não são apenas as maiores e mais caras, mas as que despertam o público e criam envolvimento. É hora de repensar as abordagens do marketing social e mudar essa mentalidade focada em “estrelas” para se engajar junto a defensores da marca que promovem a autenticidade e confiança, como é o caso dos micro-influenciadores.

Veja também

Escrever com uma linguagem muito rebuscada é um erro grave

Aprenda a evitar erros de marketing de conteúdo

By | Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Otimização de Sites (SEO)

Evitar erros de marketing de conteúdo pode ser uma verdadeira armadilha para empresários que não estejam familiarizados com o funcionamento do marketing digital. Afinal, o chamado “content marketing” cresce cada vez mais como uma estratégia de publicidade online, mas muitas pessoas ainda não entendem bem do que se trata. É aí que residem os riscos. Por mais que possa não parecer…

Read More
Desse modo, usar imagens é sempre uma boa aposta

Como gerenciar redes sociais

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing Digital

Saber como gerenciar redes sociais pode ser uma excelente habilidade para qualquer empresário. Afinal, as mídias sociais são o veículo de marketing digital do momento, e vale a pena tirar proveito do potencial que elas têm. Mesmo assim, é normal ficar um pouco confuso. Embora a maioria de nós tenha contas pessoas em espaços como o Facebook ou até o Instagram, gerenciar as redes…

Read More
Pense em onde seus possíveis ouvintes estão

Conheça as melhores práticas de podcast

By | Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Podcast in Company

Os podcasts continuam a explodir em popularidade, com o número de ouvintes aumentando a cada semana. Porém, agora existem milhares de opções de práticas de podcast e, para alcançar o sucesso, seu podcast precisa fornecer conteúdo de valor, ter qualidade e seguir as práticas que agradam os ouvintes. Por isso, conheça as melhores práticas de podcast. Pense no que você vai…

Read More
Aprenda como criar uma loja online

Aprenda como criar uma loja online

By | Lojas Virtuais, Marketing Digital

Saber como criar uma loja online pode ser algo bastante confuso. No entanto, se você tem interesse em criar um e-commerce para a sua empresa, esse é um assunto que vale a pena ser estudado. A criação de uma loja virtual pode parecer algo muito intimidante, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Assim, separamos esse artigo para ajudar você a entender como criar…

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

One Comment

× Como podemos ajudar?
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se