Por que fazer Podcast pode ser importante para sua empresa

O podcast tem se tornado uma importante ferramenta de marketing para empresas de todos os portes. Afinal, ele pode ajudar qualquer negócio a se destacar e ser ouvido acima da cacofonia que é o marketing na internet. Mas por que fazer Podcast pode ser importante para sua empresa?

Por que fazer Podcast pode ser importante para sua empresa?

Fonte: FreePik.

Os podcasts estão começando a ser notado. Eles já foram gravações caseiras, feitas em gravadores comuns e com som de baixa qualidade. No entanto, agora o cenário é outro. A qualidade das gravações tem melhorado muito e o conteúdo é ainda mais envolvente do que outras formas tradicionais de mídia online. Por isso, este meio está rapidamente se tornando muito popular.

Os smarthpones também têm ajudado bastante na produção de podcasts. O iOS 8, por exemplo, tem o aplicativo Apple Podcasts nativo. Os outros sistemas operacionais para celular também oferecem uma lista de aplicativos para podcasts, assim como programas para computadores. É cada vez mais fácil gravar e editar um podcast de boa qualidade.

Podcasts já podem estar explodindo, mas é provável que essa explosão ainda aumente e se propague bastante. O podcast amadureceu e se transformou em uma indústria próspera com uma maneira muito diferente de pensar.

Tecnicamente, um podcast é um arquivo de mídia que pode ser baixado através de tags especiais no RSS. RSS é um arquivo XML que permite que seja mais fácil de consumir conteúdos através do uso de um leitor. As tags especiais do documento XML dizem aos leitores RSS o que há de mídia no feed. A tag especial para podcast indica o tipo de mídia ao feed, seu tamanho e o local do arquivo.

Porém, existe uma desinformação ao se dizer que um podcast é qualquer conteúdo episódico lançado na internet. Tecnicamente, isso está errado. Se o arquivo, quer se trate de áudio, vídeo ou até mesmo um pdf, não é capaz de ser baixado através de um feed RSS, então não é um podcast.

Filosoficamente falando, um podcast é uma maneira de se tornar mais íntimo do seu público (ou cliente em potencial). Isso ocorre porque o seu material é selecionado pessoalmente pelo ouvinte. Com toda competição que há na internet, quando uma pessoa escolhe ouvir o seu podcast, isto significa que ele está realmente mais próximo.

O ato de produzir um podcast pode ser realmente muito solitário. Afinal, mesmo que ele seja feito por um grupo de pessoas, elas estão apenas falando, sem saber realmente se alguém irá ouvir. E se alguém ouve, é porque escolheu ouvir, e isso sim é estar próximo a um possível cliente.

O podcast é, ainda, considerado um meio revolucionário de marketing, principalmente se levarmos em conta quanto dinheiro é gasto por segundo numa rádio ou canal televisivo. Ao produzir um podcast gasta-se, comparativamente, pouco dinheiro e ainda se tem a certeza de que todos que estão ouvindo estão profundamente interessados.

Um podcast é um meio de transformar seus clientes em fãs. Lembre-se, eles escolheram escutar você, e isso pode ajudar muito a construir um relacionamento e uma confiança genuínos, principalmente quando se leva em conta opiniões de clientes na hora de se criar novos materiais.

De acordo com a Edison Research, aproximadamente 1,7% de todos os ouvintes online estão ouvindo um podcast. Agora, antes de descartar esse número “pequeno”, saiba que existem cerca de 13 milhões ouvintes para podcasts no mundo todo e a maioria deles ouvem quase 6 horas de conteúdo diário. Esses ouvintes são fanáticos e quando encontram algo interessante, consomem todos os episódios.

Podcasting tem efeitos muito parecidos com rádio e televisão. Como você se sentiu quando conheceu alguém que admira e vê na televisão ou escuta no rádio todos os dias? Pessoas que consomem podcasts têm uma relação profunda de fã com os produtores, que pode ser transferida para uma empresa ou marca se é ela que produz o material que eles tanto gostam.

O podcast não é um novo meio no grande mundo das mídias digitais, mas ele está sendo aprimorado e mostrando um efeito único sobre seus ouvintes. Pessoas que consomem podcasts se tornam fãs absolutas em pouco tempo, o que pode ser ótimo para qualquer empresa. Esses ouvintes compartilharão cada sucesso e irão apoiá-lo em suas falhas como nenhum outro.

Como um meio de comercialização de um negócio, isso vale milhões e com apenas um pouco de tempo e energia é possível gerar um produto simples, porém de ótimo desempenho, e que vai deixar a sua concorrência para trás.

Veja também

Marketing digital para pequenas empresas

Marketing digital para pequenas empresas

By | Marketing Digital

Quando falamos de um pequeno negócio, muitas dificuldades podem surgir Entretanto, mesmo com todos os obstáculos que podem aparecer, é possível que um micro empreendimento seja muito bem-sucedido. É aí que entra o marketing digital para pequenas empresas, pois é ele quem vai ajudar a alcançar esse êxito.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se
E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK