Se você pensa se deve fazer marketing para millennials, a resposta é SIM. Você não deve, você precisa! “Millennials” são os chamados nativos digitais, que nascem e são criados em um mundo onde a informação é facilmente acessível. Eles cresceram com a tecnologia na ponta dos dedos, então, parte de sua identidade gira em torno do mundo digital. Eles também representam um mercado cada vez mais lucrativo, pois são uma boa parte da população que tem poder de compra alto.
O que ocorre é que os millennials também têm demonstrado que esse é o grupo mais desafiador para se conectar. E se você quiser continuar avançando com o alcance de sua empresa ou marca, terá que elaborar estratégias de marketing que ressoam com esta geração única de consumidores.
Confira 7 dicas para considerar ao fazer marketing para millennials
1- Uma geração diversa
Como qualquer outro grupo demográfico, os millennials têm características distintas. Mas se você acha que pode generalizar esse grupo, está muito enganado. Millennials são o paradoxo dos consumidores. O mais unificado, porém dividido, grupo de todos os tempos.
Você encontrará esse grupo em todo tipo de espaço e região do globo. Ele é constituído por estudantes, trabalhadores, desempregados, pessoas casadas e solteiras, com e sem filhos, de todas as etnias e classes sociais. Você vai encontrá-los em cada país e cultura. E como eles são amplamente segmentados, você precisa refinar sua campanha de marketing para atingi-los.
E não termina aí: millennials também não são tradicionais. Isso porque eles veem a vida de forma diferente, então têm hábitos de compra diferentes. Assim como os Baby Boomers (pessoas nascidas entre 1945 e 1964) os millennials são sensíveis ao custo, à aparência social e tendem a priorizar a identidade e a experiência.
2- Conexão através de vários dispositivos
Millennials são, muitas vezes, conectados a vários dispositivos de uma só vez, compartilhando suas descobertas com as comunidades online para perpetuar as informações. A exploração online está se tornando não apenas um meio, mas um fim em si. Tudo graças a esses nativos digitais.
A boa notícia é que manter-se em contato com esses consumidores é mais fácil do que nunca devido aos vários métodos de rastreamento de dados. Através do desenvolvimento do marketing omnichannel, a linha tênue entre online, offline e móvel está gradualmente sumindo, dando-lhe maior possibilidade de atingir os millennials a qualquer hora e em qualquer lugar
3- Onde ocorrem os maiores erros
Um dos maiores erros que os profissionais de marketing cometem é assumir que seu trabalho acaba quando eles chamam a atenção dos millennials. A verdade é que o cliente que entra é apenas o começo. Se você não descobrir como se conectar com seu público, vai acabar perdendo essa atenção.
Por isso, você precisa elaborar um plano viável para mantê-los interessados sempre. Para transformar usuários ocasionais em clientes fiéis, produzir conteúdo relevante, autêntico e que ressoa com sua base contatos é fundamental. Iniciar uma conversa real com ele e fornecer soluções simples ajuda a ganhar sua confiança, não apenas atrair sua atenção.
4- Dê adeus a estratégias tradicionais
Millennials são muitas coisas, mas passivos não é uma delas. Por isso, o marketing tradicional não é tão eficaz com esse grupo, haja vista que eles cresceram em meio a um diálogo dinâmico com o universo online, que os coloca em um círculo social em que eles podem interagir diretamente com marcas e outros consumidores.
E, embora eles sejam impressionáveis até certo ponto, os millennials são difíceis de influenciar. Para conseguir isso, você precisará se esforçar. A principal opção utilizada atualmente é fazer isso através de marketing com influenciador. Isso porque os millennials são seres individualistas, mas que gostam de fazer parte de uma comunidade e acabam se deixando influenciar por pessoas que conhecem pessoalmente ou online.
Eles também estão dispostos a ouvir estranhos, desde que tenham algo realmente relevante e pessoal para dizer.
5- Autenticidade como ferramenta de marketing
As marcas estão enfrentando um novo desafio para ganhar o jogo dos negócios, necessitando criar uma personalidade que lhe dá um toque mais humano. A autenticidade é a chave para o coração dos millennials. E se você consegue falar sua língua e apelar para seus valores, estará um passo mais perto de fazer uma conexão genuína com esse grupo.
Coloque os millennials no centro de sua campanha e faça com que eles sintam que você criou seu conteúdo especificamente para eles. Se você se esforçar para promover uma experiência de compra bem personalizada, vai colher os benefícios de um relacionamento saudável com este grupo tão exigente.
6- Conteúdo gerado pelos usuários
Millennials geralmente navegam na web com um objetivo em mente. Você pode até conseguir distraí-los, mas eles vão conseguir encontrar o caminho de volta para o que estavam fazendo. Se você quiser ativar esses consumidores, precisa estar pronto para engajá-los em um diálogo que não será, necessariamente, entre você e eles.
Uma vez que para os millennials é mais importante interagir com outros consumidores, o melhor que você pode ter é uma forte reputação construída pelos usuários. Por isso, seu próximo passo deve ser investir em conteúdo gerado pelos usuários. Millennials que adoram seus produtos ou serviços são as melhores ferramentas de marketing que você pode ter.
A opinião de seus clientes millennials sobre sua marca pode ajudar a converter outros millennials em fiéis seguidores. E há uma tendência nesse meio em que eles acabem fazendo tudo sem pedir nada em troca (mas se você quiser oferecer algo, melhor).
7- Um lembrete importante
Não se esqueça de que millennials também são pessoas. Eles podem ter suas próprias peculiaridades, mas em última análise, são como qualquer outro consumidor. Enquanto sua marca ou empresa representar algo relevante, millennials vão apreciá-la.
Uma campanha de marketing digital bem-sucedida voltada para millennials pode abrir novas oportunidades para o seu negócio. Mas, de qualquer forma, entender esse grupo de consumidores tão heterogêneo irá ajudá-lo a compreender outros grupos de consumidores. Afinal, uma experiência com um grupo tão complexo só pode ajudar.