No mundo do marketing digital, fala-se muito no marketing de conteúdo e suas vantagens. Mas você sabe o que é isso? Saber aplicar esse tipo de estratégia pode ser muito útil para o crescimento do seu negócio na internet. Por isso, nesse artigo, separamos o básico sobre marketing de conteúdo para iniciantes, para ajudar você a ingressar nesse universo. Quer saber mais? Venha com a gente e descubra!

Tudo o que você precisa saber marketing de conteúdo para principiantes.

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Entendendo o que é marketing de conteúdo

O primeiro passo é definir o que é marketing de conteúdo. E o termo, também conhecido como content marketing, se refere a uma estratégia de marketing que foca na produção de conteúdo relevante para atrair leads e clientes

A ideia é que esses conteúdos sejam pensados de acordo com um segmento de mercado específico. Isso porque o marketing de conteúdo é uma forma de inbound marketing, ou seja, o marketing da atração, que não busca atingir o mercado inteiro, mas sim um grupo específico de pessoas, para despertar uma relação de fidelidade.

Desse modo, ao adotar uma estratégia de marketing de conteúdo, você começa construindo um perfil para o qual seu conteúdo será direcionado. Chamamos esse perfil de persona do marketing. Você cria, então, um personagem abstrato com os dados do que você consideraria como o cliente ideal da sua marca (incluindo informações como gênero, idade, hobbies, localização) e cria as suas iniciativas de publicidade em cima desse perfil.

O marketing de conteúdo pode ter diversos formatos. O formato escrito, em um texto de blog, por exemplo, é um dos mais comuns. Mesmo assim, é possível apostar também em formatos mais inovadores, como um vídeo ou um podcast.

Marketing de conteúdo para iniciantes: como fazer

Como já foi dito anteriormente, o primeiro passo para fazer marketing de conteúdo é a criação da persona. Depois disso, você precisa se perguntar quais são os problemas e obstáculos que levariam a sua persona a fazer uma busca no Google.

É aí que entra a importância das palavras-chave. As palavras-chave são os termos que uma pessoa digita na barra de buscas ao procurar alguma coisa no Google, e é através deles que esse usuário é levado até o seu conteúdo. Por isso, para garantir que seu conteúdo seja encontrado pelo seu público, é preciso escolher bem suas palavras-chave.

O ideal é dar preferência a palavras-chave mais específicas, também conhecidas como palavras-chave long tail. Essas palavras têm um número mais reduzido de buscas, mas, justamente por isso, também têm menos concorrência. Logo, fica mais fácil para o seu conteúdo se destacar.

Uma vez que você escolher sua palavra-chave, procure repeti-la ao longo do seu texto pelo menos três vezes. Ela também deve estar presente no seu título, na sua url e na meta descrição. Também é importante incluir imagens no texto e inserir a sua palavra-chave no atributo alt dessas imagens.

Por fim, uma boa forma de garantir que seu conteúdo tenha um alcance maior é compartilhá-lo nas redes sociais. Afinal, nessas plataformas fica bem mais fácil encontrar pessoas que tenham interesse no assunto que você abordar, o que permite que você entre em contato com um público maior.

O ideal é dar preferência a palavras-chave mais específicas, também conhecidas como palavras-chave long tail

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Veja aqui: Marketing de conteúdo para pequenas empresas

Marketing de conteúdo para iniciantes requer a ajuda de um profissional

A melhor maneira de fazer marketing de conteúdo para iniciantes é contratando uma agência de marketing digital que possa realizar essa produção para a sua empresa. Uma boa opção é a Agência IMMA, agência estabelecida no mercado que oferece diversos serviços de marketing na internet, atendendo a empresas de qualquer porte. Estamos prontos para fazer o seu negócio crescer no mundo digital. E aí, ficou interessado? Entre em contato com a gente e faça um orçamento para a sua marca!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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