O Google Adwords é uma das ferramentas do marketing digital mais famosas entre novos empresários. Isso porque o Google Adwords é uma plataforma onde você pode divulgar a sua empresa na sua cidade, no seu estado e até no mundo. Se você está começando agora a investir em PPC, veja esse passo a passo de Google Adwords para iniciantes.
É claro que, ao acessar a plataforma, você deve escolher a forma de divulgação que mais se adequa à realidade do seu negócio. É por isso que o Adwords é tão eficiente. Nele, você é quem escolhe como e quando você vai divulgar a sua empresa!
Mas, se você ainda conhece pouco sobre essa plataforma incrível para novos negócios, não se preocupe! Confira a seguir um passo a passo de Google Adwords para iniciantes, que vai te ajudar a criar sua primeira campanha na plataforma.
Google Adwords para Iniciantes
O Google Adwords é uma forma poderosa de direcionar seu público-alvo e alcançá-lo com a mensagem certa no momento certo. É um investimento caro, mas também oferece o melhor retorno quando se trata de publicidade.
Anunciar no Google Adwords é caro – especialmente se você não sabe como definir lances e gerenciar campanhas de maneira adequada. No entanto, se você fizer isso corretamente, poderá atingir seu público-alvo com mensagens específicas em momentos específicos.
O Google Adwords tem duas funções: Você pode usá-lo como uma plataforma de publicidade e como uma ferramenta analítica para medir o desempenho. Este artigo se concentrará principalmente no que você precisa para usar o Google Adwords como uma plataforma de publicidade.
Acesse a página inicial do Google
Na Home do site de pesquisa mais conhecido do mundo, acesse a área “Publicidade” no canto inferior esquerdo da tela. Ou digite adwords.google.com no seu navegador.
Ao clicar em “Publicidade”, você será levado para a página do Google Anúncios, que apresenta várias opções de acesso. Para acessar o Google Adwords, basta clicar em “Comece Agora” para prosseguir.
Cadastre-se no Google Adwords
Então, você chegará na tela de cadastro do Google Adwords. É só preencher os dados que são solicitados, tais como e-mail, país, estado e moeda que será utilizada para pagar os anúncios.
Lembrando que, no Google Adwords, você só paga o anúncio quando ele receber o clique de algum usuário, o que já é uma vantagem sobre as ferramentas mais tradicionais do marketing.
Crie a sua primeira campanha no Google Adwords
Agora que você já preencheu o formulário de cadastro do Google Adwords, basta fazer login com o seu e-mail e senha para chegar na tela inicial da plataforma.
Para criar a sua primeira campanha no Google Adwords, você deve clicar em “Crie sua primeira campanha”.
Então, você será levado para uma tela em que você deverá preencher detalhes sobre a campanha. Você deve começar escolhendo um nome para a sua campanha. Depois, você deve escolher alguns itens como o tipo de produto que você pretende anunciar.
Depois, chegará o momento de escolher o local de alcance da sua campanha. Você pode escolher desde a sua cidade a todo o país e até um alcance mundial. Tudo depende dos seus objetivos e das suas intenções de conquistar clientes e em quais territórios.
Lembrando que se a sua empresa ainda for nova no mercado ou se tem uma pequena estrutura de negócio, o ideal é usar o Google Adwords para divulgar a sua empresa apenas na sua cidade e regiões mais próximas.
Pagamento por Clique e Título do Anúncio
Enfim, chega o momento de você decidir quanto você quer pagar pelo clique dos usuários. Afinal, você só paga para o Google Adwords quando o anúncio que você criou começar a receber cliques.
O próprio sistema do Google Adwords sugere os valores de pagamento por clique que te permitem ter um maior sucesso no site de pesquisa.
Depois, é hora de informar qual será o título do seu anúncio. Lembre-se de criar uma frase de efeito. Afinal, o seu anúncio tem pouco espaço entre os resultados de uma busca do usuário para despertar a sua atenção.
O título do seu anúncio precisa identificar qual é o seu produto de forma rápida, despertando a atenção do usuário ao mesmo tempo.
Caso tenha dificuldades nessa etapa, você pode pesquisar por anúncios de negócios semelhantes ao seu. Muitos dos anúncios criados com o Google Adwords seguem um padrão publicitário que se baseia em técnicas rápidas e eficientes para atrair cliques.
Finalizando a criação da sua primeira campanha no Google Adwords
Depois de criar o título do seu anúncio, a plataforma pede que você também digite o conteúdo da segunda e terceira linhas do anúncio.
Na segunda linha, você pode descrever de forma breve a forma de pagamento do seu produto. Por exemplo: “Frete grátis para todo o Brasil! Parcelamento em até 6x”. O ideal é que seja uma oferta especial para chamar a atenção dos usuários que, assim, terão mais chances de clicar no seu anúncio.
Na terceira linha, você pode digitar um complemento para a sua oferta. Em seguida, está o campo que pede que você digite o endereço web da sua empresa. Na página de destino é onde você vai digitar o endereço para onde o usuário será levando quando ele clicar no seu anúncio.
Depois, escolha as palavras-chave do seu anúncio. Assim, quando o usuário digitar essas palavras na barra de pesquisa do Google, o seu anúncio aparecerá entre os resultados de busca. Escolha palavras-chave que estejam estritamente relacionadas com o produto ou serviço que você oferece.
Boas Vendas!
Por último, você deve configurar a sua forma e condições de pagamento, já que os valores já foram definidos em uma etapa anterior. E pronto! A sua primeira campanha no Google Adwords estará criada e pronta para ser divulgada ao público do local em que você selecionou para promovê-la.
Uma última observação é de que leva algum tempo entre a criação da campanha até que ela esteja disponível para os resultados de pesquisa. Mas não se preocupe, o Google Adwords notifica o seu e-mail quando o seu anúncio já estiver ativo.
Invista em Google Adwords com uma agência de marketing digital
Investir no Google Adwords é uma ótima maneira de aumentar o conhecimento da sua marca. As agências de marketing digital podem ajudá-lo a configurar e gerenciar seus anúncios do Google para evitar o incômodo de fazer tudo você mesmo.
Uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, poderá fornecer assistência sob medida para o que você deseja da campanha, seja um aumento no tráfego ou uma taxa de conversão mais direcionada.