10 erros de SEO e design que prejudicam o seu negócio

Existem grandes designers e há grandes especialistas em SEO, mas é incomum encontrar uma pessoa ou equipe que possua ambos os conjuntos de habilidades. É por isso que você precisa ter cuidado com quem controla todo o resultado do seu site. Confira 10 erros de SEO e design que prejudicam o seu negócio.

Design

Fonte: Freepik.

Designers geralmente cuidam do aspecto de usabilidade do seu site, mas se eles nem sempre estão familiarizados com o lado do SEO. É por isso que talvez você deva pensar em contratar um profissional a parte para assumir esse aspecto do seu site. O ideal é que isso aconteça desde o início para evitar que as duas partes entrem em conflito sobre isso.

Existem vários aspectos que o designer do seu site pode não estar ciente, por isso você deve questioná-lo sempre antes de concordar com qualquer mudança ou alteração no projeto. Principalmente porque eles pensam mais esteticamente em como o site é apresentado aos visitantes, deixando outros aspectos fundamentais de lado.

Já os profissionais de SEO pensam em outros detalhes importantes do site, mas nem sempre levam em conta a estética final de tudo, o que também é prejudicial. Afinal, o visual é a primeira coisa que todo usuário de internet percebe ao acessar um site e, se ele achar sua página feia ou sem graça, provavelmente irá abandoná-la rapidamente.

Marketing Digital

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Por isso, combinar os trabalhos e ter uma equipe multidisciplinar pode ser bem interessante. Veja, então, 10 erros de SEO e design que prejudicam o seu negócio:

1. O design não é responsivo: os computadores ainda estão no topo das conversões, mas a quantidade de dispositivos móveis em uso já ultrapassou os desktops há muito tempo. Geralmente, é um smartphone o primeiro ponto de contato de um usuário com sua página. E sendo esta tecnologia tão popular, você não irá descartá-la ao criar e programar um site.

Oferecer uma ótima experiência para dispositivos móveis aumenta a chance de gerar ótimas impressões iniciais em quem acessa suas páginas via celular ou tablet. Isso certamente não faz mal algum e ainda pode ajudar a conquistar muitos clientes.

2. Carregamento lento: quem nunca fechou um site que estava demorando exageradamente a carregar? É claro que você não quer que isso aconteça com o seu e, para isso, é importante conhecer as principais causas deste problema.

  • Hospedagem ruim;
  • Otimização de imagem incorreta;
  • Otimização incorreta do banco de dados;
  • Sem cache;
  • Solicitações HTTP excessivas;
  • Muito tráfego para o seu pacote de hospedagem (na verdade, essa é uma boa notícia!).

SEO e Design

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3. Hospedagem ruim: antes de você descontar em seu desenvolvedor sobre a velocidade do site, verifique se a hospedagem (host) está entregando o que promete. Além disso, não ache que simplesmente trocar para um grande nome garante um bom desempenho, pois várias empresas conhecidas possuem péssima reputação.

Vale lembrar que ter um site carregando em baixa velocidade não é a pior situação que pode ocorrer. Imagine enfrentar uma interrupção completa de serviços (site fora do ar, equipe sem e-mail, etc.). Isso é mais comum do que se imagina e sua causa principal é problemas na hospedagem.

4. Navegação e problemas de usabilidade: um visitante fez uma pesquisa e quer comprar algo, mas não consegue encontrar a página de vendas. Parece uma situação meio fora do comum, certo? Porém, isso realmente acontece! Certifique-se de que os visitantes conseguem facilmente encontrar não só a página de vendas, como também informações sobre os produtos, a empresa, contatos e até seu blog.

Gestão de Sites

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5. URLs mal estruturadas: toda URL deve ser legível, conter palavras-chave e, se aplicável, ter informações de categorias e subcategorias. Se isso não te convenceu a rever suas URLs, saiba que elas também podem ajudá-lo a obter mais tráfego orgânico e gratuito.

6. Falta de texto (e metadados): se os mecanismos de pesquisa não puderem ler seu site, eles não saberão quem estará interessado. Assim, eles ficam impossibilitados de enviar pessoas para suas páginas. Tudo bem se você prefere pagar pelo tráfego, mas se você quiser visitantes que chegam de forma gratuita, então tenha uma pesquisa por palavras-chave, um ótimo conteúdo e um bom trabalho de SEO.

7. Nenhuma otimização e análise: é importante começar analisando o tráfego, as conversões e os dados demográficos dos clientes antes de tocar em um site. Se a análise ainda não estiver funcionando, comece a utilizá-la o quanto antes. Algumas opções de ferramentas são:

  • Google Analytics;
  • Facebook Pixel;
  • Crazy Egg;
  • Formulários de comentários de visitantes;
  • Chat ao vivo ou bot.

10 erros de SEO e design que prejudicam o seu negócio

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8. Segurança: trate a segurança do seu site e dos seus visitantes com seriedade. No WordPress, por exemplo, mantenha temas e plugins sempre atualizados. O plugin Wordfence envia alertas de atualização e segurança e há outros que reduzem as chances de códigos maliciosos serem instalados. Além disso, você pode ativar o protocolo HTTPS (alguns hosts fornecem isso gratuitamente).

9. Sem coleta de e-mails: você não vai fazer um monte de pop-ups pipocarem na tela dos usuários, mas ter um pop-up de saída ou um formulário de inscrição de conteúdo funcionam bem quando usado corretamente. Experimente atrair leads oferecendo materiais exclusivos, como relatórios, testes, ferramentas ou descontos gratuitos. Se você não coletar detalhes de contato, certamente estará deixando de conquistar clientes.

10. Você não tem rich snippets: para ganhar alguma vantagem nos rankings de busca, coloque alguns rich snippets para aparecer. Eles fornecem informações a mais para possíveis clientes que estejam fazendo algum tipo de comparação entre produtos ou serviços e podem ser um diferencial importante para o seu negócio.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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