5 erros de marketing com influenciadores que estão estragando suas campanhas

As campanhas com influenciadores são uma tendência importante e que não mostra sinais de que irá acabar tão cedo. É possível encontrar influenciadores em qualquer mídia social promovendo produtos e serviços para vários nichos. Mas também é importante saber trabalhar com eles. Por isso, confira 5 erros de marketing com influenciadores que estão estragando suas campanhas:

5 erros de marketing com influenciadores que estão estragando suas campanhas

Fonte: Freepik.

1. Ausência de um plano de campanha detalhado: ter um plano para o marketing com influenciadores é obrigatório. Você não quer implementar uma campanha com influenciadores apenas porque todos estão fazendo isso. Não se trata de simplesmente começar uma colaboração com influenciadores, pois colocar em prática essa estratégia não é sinônimo de sucesso.

Antes de começar a trabalhar com um influenciador, tenha uma visão clara da campanha que você deseja executar. Seja realista, configure metas mensuráveis e liste todos os pontos importantes a serem observados. Ter um plano detalhado dá a campanha um propósito, metas e assegura que tanto você quanto o influenciador estarão trabalhando para um objetivo em comum.

2. Concentrar-se unicamente na contagem de seguidores: os influenciadores das mídias sociais são alvo de marcas e empresas principalmente por causa de sua contagem de seguidores. Portanto, é fácil concluir que quanto mais seguidores, melhor. Mas isso não é, necessariamente, verdade. Claro que o número de seguidores do influenciador é importante, mas não é o único fator a ser levado em conta.

Marketing com influenciadores

Fonte: Freepik.

Se você se concentrar somente no número de seguidores, vai ignorar a taxa de engajamento. Não é suficiente ter muitos seguidores, o influenciador ideal é aquele que também motiva e envolve seu público.

Para tirar o máximo proveito da sua campanha, nunca ignore o poder do engajamento. Ocasionalmente, alguém com uma contagem de seguidores inferior terá mais engajamento do que quem é seguido por um número enorme de pessoas. O Instagram tem ótimos exemplo dos efeitos que um influenciador pode ter.

3. Aderir a uma única plataforma de mídia social: mesmo quando você está presente em todas as plataformas de mídia social, sempre há uma em que você tem mais seguidores. Isso costuma criar uma sensação de que precisamos de um influenciador que também é popular nesta determinada rede social, o que pode levar o foco a cair puramente na plataforma.

Isso não faz com que não se atinja o sucesso desejado com a campanha com influenciador, como também impede que seu negócio alcance novos e diferentes grupos de pessoas. Se você já tem uma forte presença em uma plataforma, tente escolher um influenciador de uma plataforma diferente para se ramificar e aumentar o tráfego de seguidores em suas outras contas sociais.

4. Buscar por vários influenciadores: você faz uma campanha com um influenciador bem-sucedida, mas decide encontrar outra pessoa para a próxima. Este é um cenário muito comum, principalmente porque comerciantes e empresários tendem a acreditar que as redes sociais são um cardápio e eles devem provar algo novo a cada refeição. E embora isso pareça divertido, não é nada prático.

Veja bem: apenas porque uma campanha acabou de acordo com as expectativas e atingiu seus objetivos, não há nenhuma garantia de que buscar outro influenciador seja o ajuste certo que o ajudará a alcançar novamente o sucesso.

Marketing Digital

Fonte: Freepik.

Quando você encontra um influenciador que se adapta a sua campanha e promove seu negócio de maneira impecável, vale a pena concentrar-se em estabelecer de um relacionamento de longo prazo. As futuras campanhas com este influenciador tendem a ser ainda melhores pois ele já entende sua marca, o que o ajuda a soar bastante realista.

5. Supor que você manda no influenciador: a mentalidade que diz que só porque você está pagando alguém ele deve falar bem de você o tempo todo nem deveria mais existir. Sob nenhuma circunstância você deve assumir que você é mais importante do que os influenciadores ou que eles não têm poder nesta equação; eles têm opiniões e é por isso que se tornaram influenciadores.

O marketing com influenciadores é todo sobre a formação de relacionamentos em que ambos os lados têm o mesmo poder. Lembre-se, você precisa de um influenciador tanto quanto (ou mais do que) ele ou ela precisa de você. Se você não reconhecer isso, sua campanha com influenciadores não será boa e ainda vai gerar muita energia negativa.

Influenciadores digitais

Fonte: Freepik.

Mas há uma solução fácil para este problema: colabore com seu influenciador, troque ideias, tente conhecê-lo como pessoa e, o mais importante, confie nele. Os influenciadores precisam de liberdade criativa. Tenha em mente que eles ganharam milhares de seguidores principalmente por cauda de sua criatividade e que eles já sabem como pessoas diferentes respondem a diferentes postagens.

As campanhas com influenciadores podem fazer maravilhas para marcas e empresas quando executadas de forma eficiente. É vital evitar essas armadilhas comuns que costumam impedir que você alcance os resultados desejados. Agora que você conhece 5 erros de marketing com influenciadores que estão estragando suas campanhas, é hora de renovar sua estratégia de marketing para 2018.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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