Erros comuns no e-commerce

Apostar numa loja eletrônica pode ser uma excelente ideia. Mas é preciso evitar erros comuns no e-commerce. Afinal, apesar da loja eletrônica oferecer diversas vantagens, existem algumas falhas que podem te atrapalhar muito e prejudicar as suas vendas.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os erros mais comum que ocorrem no e-commerce, e como você pode evitá-los para favorecer a sua empresa.

Conheça erros comuns no e-commerce

Fonte: freepik.

Não disponibilizar canais de contato

Toda loja online deve oferecer ao cliente uma outra forma de entrar em contato com a empresa. É preciso deixar o telefone e o endereço visíveis no site; do contrário, um cliente que queira entrar em contato para tirar alguma dúvida a respeito de um produto, por exemplo, se sentirá desestimulado e provavelmente desistirá da compra.

Não oferecer muitas opções de pagamento

Hoje em dia, há muitos veículos que o cliente pode usar para comprar alguma coisa online. Cada pessoa tem o veículo da sua preferência. Assim, quando você restringe as formas de pagamento no seu site, você está perdendo clientes em potencial por impedi-los de comprar com você.

Hoje em dia, há muitos veículos que o cliente pode usar para comprar alguma coisa online

Fonte: freepik.

É muito importante, então, que o cliente tenha opções e sinta que ele pode escolher para melhorar sua experiência com a sua loja. Isso vale também para elementos como o frete – oferecer diferentes opções com diferentes valores é uma forma de englobar uma variedade maior de clientes.

Não preparar o site para celulares

Só em 2016, o faturamento do e-commerce para celulares foi de $44,4 bilhões. Diante disso, e pensando no mundo contemporâneo, em que muitas pessoas acessam a internet primariamente pelo celular, é um erro grave otimizar o seu site apenas para usuários desktop. Procure sempre garantir que o seu e-commerce seja navegável e atraente em todos os veículos possíveis.

É importante que o seu site seja acessível via dispositivos móveis.

Fonte: freepik.

Colocar imagens de baixa qualidade dos produtos

O fator estético é muito importante para evitar erros comuns no e-commerce. O seu produto deve parecer atraente para o usuário. Além disso, ninguém vai querer comprar algo que não conseguir enxergar em detalhes.

Assim, uma foto desfocada ou distorcida diminui muito as suas chances de realizar a venda. Desse modo, é importante investir em imagens de alta qualidade e permitir que o cliente em potencial possa examinar o produto com cuidado, realizando zoom na foto se ele assim desejar.

Descrições pobres dos produtos

Comprar um produto online é sempre um risco, pois você não pode ver o que está comprando com seus próprios olhos. Logo, um cliente online precisa do máximo de informações possível, para poder realizar uma compra informada e consciente.

Comprar um produto online é sempre um risco

Fonte: freepik.

Providenciar descrições detalhadas e honestas dos seus produtos não só facilita as suas vendas, como contribui também para a imagem da sua empresa. Afinal, se você descreve um produto com detalhes e o cliente o recebe e fica satisfeito, esse cliente passa a ser capaz de depositar confiança na sua marca. A honestidade cria a imagem de uma empresa íntegra e confiável.

Barrar a entrada no site com um cadastro

O cliente não deve precisar estar cadastrado para navegar no seu site. Fazendo isso, você coloca uma barreira extra para o usuário sequer acessar a sua loja e conhecer os seus produtos. Isso te fará perder muitos clientes. É melhor, então, optar pela paciência: deixe o cadastro para outro momento.

Embora erros no e-commerce aconteçam muito, eles são perfeitamente possíveis de se evitar

Fonte: freepik.

Como evitar erros comuns no e-commerce

A conclusão a que podemos chegar é que, embora erros no e-commerce aconteçam muito, eles são perfeitamente possíveis de se evitar. E a melhor maneira de fazer isso é fazendo a sua loja eletrônica com profissionais qualificados e competentes. A Agência IMMA é uma agência de Marketing Digital que oferece o serviço de criação de lojas eletrônicas. Venha fazer o seu orçamento conosco!

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se