Você já ouviu falar de “marketing da atração”? O chamado inbound marketing é uma tendência que vem crescendo cada vez mais, especialmente no universo do marketing digital. Mas você sabe qual é o significado de inbound marketing?
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Como empresário, é necessário que você se mantenha atualizado nas mudanças e transformações do mundo do marketing digital. Afinal, você não quer ficar preso em uma concepção de marketing tradicional e acabar ficando para trás com relação a outras empresas.
Por conta disso, elaboramos esse artigo sobre o significado de inbound marketing para explorar o que é essa modalidade, como ela funciona e como ela pode ajudar a sua marca. Confira!
O significado de inbound marketing
Como dissemos anteriormente, a tradução literal de inbound marketing é “marketing da atração”. Esse nome funciona como uma espécie de resumo da lógica por trás dessa estratégia.
O marketing da atração é bem diferente do marketing tradicional pois ele não busca ser um marketing interruptivo. O marketing tradicional foca na produção de iniciativas para chamar a atenção do consumidor através de uma interrupção do seu dia-a-dia – um comercial, por exemplo, é uma interrupção do ato de assistir TV. Já o inbound marketing é mais complexo, pois ele busca atrair o cliente, sem precisar interromper a sua rotina.
Essa atração ocorre através da produção de conteúdo. É aí que entra o marketing de conteúdo, ferramenta importante do inbound marketing. Esse conteúdo pode vir em diversos formatos, podendo ser criado através de artigos,podcasts, e-mails, etc. É importante, no entanto, que ele seja informativo, transmitindo algo de útil para o usuário, que possa realmente ajudá-lo com algum problema.
Conheça as etapas do inbound marketing
Podemos resumir o funcionamento do inbound marketing em quatro etapas principais. Elas são: Atração, conversão, venda e encanto. Vejamos, então, como cada uma delas se dá.
- Atração: É a primeira etapa e a que dá o nome ao significado de inbound marketing. A ideia da atração é conseguir tráfego para as suas páginas online. Seu objetivo, então, é atrair o usuário para conseguir seu clique.
- Conversão: Apenas fazer o usuário clicar no seu conteúdo não é o suficiente. A longo prazo, o ideal é que o clique do usuário possa ser convertido em um lead, que, por sua vez, depois pode se converter em uma venda.
- Venda: Após a conversão, vem a transação que transforma um lead em um comprador. Lembre-se sempre de que é preciso ser paciente no processo de conversão de leads, pois a construção do interesse de compra pode ser bem complexa.
- Encanto: A relação com o cliente não termina após a compra. Pelo contrário: uma compra é apenas o primeiro passo para dar início ao processo de fidelização do cliente. A ideia é que o cliente se sinta tão satisfeito com a experiência dele com a sua empresa que ele retorne no futuro, tornando-se um cliente regular e recomendando seu negócio para amigos e parentes.
A etapa do encanto é na verdade um processo contínuo. Afinal, você não deve jamais se esquecer do cliente. Mantenha sempre um relacionamento entre ele e sua marca, através de iniciativas como programas de fidelização, e-mails promocionais, etc. Tenha em mente que o significado de inbound marketing não está apenas na atração, mas sim na forma de manter o cliente.
Monte sua estratégia com uma agência de marketing digital
Agora que você já entende o significado de inbound marketing, resta formular a sua estratégia e colocá-la em prática. Por isso, a sua melhor opção é buscar profissionais de Marketing Digital, como a Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!