O que significa SEO? Se você é novo no mundo do marketing digital e tem a intenção de saber mais sobe marketing de conteúdo, talvez você já tenha esbarrado com essa sigla por aí. E não sem razão: O SEO é um dos elementos mais importantes para se conhecer para fazer publicidade no mundo online.
Mas do que se trata? E como funciona? Vale mesmo a pena adotar? Há muitas dúvidas sobre SEO que são perfeitamente naturais, e, por isso, nesse artigo, vamos tentar responder algumas delas. Confira.
O que significa SEO
SEO é uma sigla em inglês que significa “search engine optimization“. Em português, traduzido, SEO significa “otimização para mecanismo de busca”.
Mas o que isso quer dizer? Bom, tudo começa com o Google. Ele e outras ferramentas de busca são o que nos permite encontrar qualquer coisa na internet. Assim, quando uma empresa resolve ter uma presença online, uma das primeiras coisas com que ela tem que se preocupar é estar acessível pelo Google. Ou seja, você quer que os usuários encontrem a sua marca com facilidade ao pesquisar por termos relacionados ao seu serviço.
E é quando pensamos em como conseguir isso que o SEO entra em questão. Isso porque o SEO é um conjunto de técnicas de otimização, que foca em transformar o seu conteúdo para torná-lo mais adequado aos padrões do Google.
A adesão a esses padrões é o que garante uma colocação nas primeiras páginas de resultados de pesquisa. Isso, no marketing digital, é de vital importante, pois estatísticas demonstram que 95% do tráfego providenciado pelas pesquisas de ferramentas de busca vai para o conteúdo da primeira página. Ou seja, mesmo se o que você produzir for incrível, se você não estiver bem posicionado, ninguém vai ler.
Essa é a importância do SEO. Na internet, otimizar o que você produz é necessário para garantir acessos, e essa é a técnica para alcançar essa otimização.
Abraçando o que significa SEO no seu conteúdo
Agora que você sabe o que o termo SEO significa, resta saber como aplicar isso a sua produção de conteúdo. E isso é mais complicado do que parece: SEO é uma ciência que precisa ser constantemente estudada e analisada. No entanto, podemos dar dicas para você usar essas técnicas a favor da sua marca. Vejamos algumas a seguir.
Escolha bem suas palavras-chave
O segredo para saber como escolher palavras-chave é buscar por aquelas que tiverem muitas buscas e pouca concorrência. Ou seja, você precisa das chamadas head tails. Para escolhê-las com mais facilidade, vale a pena usar uma ferramenta feita para isso, como o Google Keyword Planner.
Otimize seu site
Uma vez que você entende o que significa SEO, essas técnicas têm que ser aplicadas a todo o seu site e não apenas aos textos do seu blog. Por isso, ao criar o seu site, siga as normas de otimização recomendadas.
Não se esqueça das imagens
Focar apenas no texto e esquecer de otimizar as imagens é um erro grave. As palavras-chave devem estar presentes nos detalhes de qualquer imagem que você usar, inclusive no título da foto e no alt text da imagem. Desse modo, você utiliza o SEO em todos os detalhes do seu conteúdo.
Use o SEO com a ajuda de uma agência
Como o SEO é um assunto bastante denso e complexo, é uma boa ideia terceirizar a otimização do seu site e conteúdos para uma agência que entenda do assunto. A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que realiza esse serviço com excelência, elevando a sua presença online. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!