10 dicas para se tornar um influenciador

Influenciadores” são a versão digital moderna das estrelas e celebridades de cinema, televisão e esportes da mídia de massa. E, é claro, muita gente deseja se tornar famosa e influente na internet. Se você é uma dessas pessoas, veja 10 dicas para se tornar um influenciador.

10 dicas para se tornar um influenciador

Fonte: Freepik.

Antes de a internet se tornar tão social, a única maneira de medir a influência eram os dados da televisão, as colunas do jornal e as receitas de bilheteria. Hoje temos robôs coletando dados e até rastreando conversas online, nos dizendo o que e quem está em alta, nos informando sobre o conteúdo que funciona e como ele deve ser criado e compartilhado.

Nesse sentido, os influenciadores acabaram se destacando e se tornando importantes para marcas e empresas. Essas pessoas, que geralmente não são celebridades (mas acabam se tornando), têm um grande número de seguidores nas redes sociais e emitem opiniões que são levadas profundamente em conta por boa parte dessas pessoas que as seguem.

Mas como alguém se torna um influenciador? Essa é uma resposta que nem todo mundo gosta de ouvir. Geralmente, começa com uma paixão por um tópico e passa para duas atividades principais que exigem esforço implacável: criação de conteúdo e criação de um público que curte e compartilha esse conteúdo. Mas alcançar o estrelato online está nos detalhes.

Celebridades da internet

Fonte: Freepik.

Por isso, veja 10 dicas para se tornar um influenciador:

1. Crie conteúdo consistente: na internet, o conteúdo define e os dados medem. A maioria de nossas interações são agora realizadas em telas através de notebooks, tablets e smartphones. As pessoas não sabem quem você é, mas irão julgá-lo e se conectar com você com base no seu conteúdo. Sendo assim, o conteúdo define você online e, quanto mais consistente, melhor.

2. Seja real: as pessoas que não são autênticas logo são descobertas. Há muitas histórias de gente que fingiu ser o que não era para tentar conquistar as manchetes online. Quanto mais autêntico e aberto você for ao criar conteúdo, mais isso permitirá que você se conecte com as pessoas. A vulnerabilidade tem poder, pois toca os corações e faz você parecer mais real.

3. Faça a audiência crescer: conteúdo que não tem atenção é um desperdício. Ele precisa de uma audiência e construí-la a partir das redes sociais pode ser muito mais fácil e econômico do que outras formas de conquistar seguidores. A escolha de uma plataforma é algo pessoal e deve ser feito por afinidade.

Além disso, estar em muitas redes sociais ao mesmo tempo pode ser um erro, pois exigirá muito mais esforço e conhecimentos que talvez você não tenha. Uma boa regra geral é escolher três plataformas com as quais você sabe trabalhar e se concentrar no que funciona melhor para você junto ao seu público.

Influenciadores digitais

Fonte: Freepik.

4. Network: as redes sociais nos conectam online e as mensagens publicadas são, muitas vezes, a primeira conexão que fazemos com as pessoas. Esses laços costumam ser fracos e levar uma pessoa ao próximo nível requer um pouco mais, como a construção de um relacionamento interpessoal, dando origem a laços fortes.

Por isso, buscar conexões online é fundamental, mas as offline podem ser ainda mais importantes. Afinal, ao conhecer as pessoas cara a cara, você pode mostrar muito mais e cria conexões muito mais fortes. Gaste um tempo de qualidade com indivíduos apaixonados e motivados que desejam fazer a diferença assim como você, pois isso será um diferencial.

5. Automatizar: criar uma reputação e, consequentemente, tornar-se um influenciador não é um destino, mas o resultado de muitas pequenas etapas. Ampliar suas conexões e influenciar pessoas pode ser cansativo e trabalhoso, o que significa que talvez você precise usar aplicativos ou plataformas de automação que gerenciarão e controlarão seus esforços de marketing na internet.

As plataformas de automação de marketing se tornarão suas melhores amigas, pois podem automatizar as sequências de ações de marketing e conteúdo, fazendo com que o trabalho de se tornar um influenciador seja bem mais fácil.

Celebridades da internet

Fonte: Freepik.

6. Continue aprendendo: influenciadores não conseguem e nem devem parar de aprender. O aprendizado contínuo é uma necessidade de todo influenciador online. A paisagem digital continua mudando e suas ferramentas, táticas e insights seguem evoluindo. Criar o hábito de buscar sempre o que há de novo costuma nos levar acima da média, o que é uma das dicas para se tornar um influenciador.

7. Tenha o hábito de criar: aprender é uma coisa, mas os influenciadores também precisam ser criadores. Crie o hábito de reservar uma parte do seu tempo diariamente para pesquisar, ler e escrever. Seus pensamentos e ideias podem ser compartilhados em vários suportes, desde vídeos e podcast a uma simples postagem de texto num blog.

Não fique preso no trabalho superficial e também responda a e-mails e comentários. Se você não mantiver um foco também no trabalho de construção de um legado, pode acabar chegando a algum lugar, mas dificilmente será onde você queria.

8. Distribua para além das redes sociais: muitos influenciadores apenas se concentram nas mídias sociais, mas isso é um risco. Quem deseja se manter em alta por mais tempo precisa de mais do que isso. Por isso, certifique-se de estar em vários canais para que as pessoas possam encontrar seu conteúdo. E-mails, blog e pesquisas são algumas das estratégias que você deve usar.

Estrelas digitais

Fonte: Freepik.

9. Compartilhe sempre: para as redes sociais e o Google, o silêncio é um problema. Por isso, crie, compartilhe continuamente. Isso significa que você precisará automatizar algumas de suas mensagens e compartilhamentos. Afinal, apesar de fazer um tweet a cada 15 minutos ser uma ótima forma de não ser esquecido, é humanamente impossível.

Outra tática que funciona bem é a criação de conteúdo de longa duração, que pode ser compartilhado muitas vezes ao longo do tempo antes de sua relevância expirar. Esse tipo de conteúdo ajuda a manter suas opiniões sempre em alta.

10. Tenha conteúdos premium: as postagens de blog são essenciais, mas e-books e livros demonstram que você realmente entende do que está falando. Eles posicionam você como alguém de autoridade e que vale a pensa ser ouvido. Um curso on-line, por exemplo, também é um conteúdo premium que te coloca como autoridade dentro do seu nicho.

Às vezes, parece que o esforço para se tornar um influenciador não vale a pena, pois exige muita aplicação e podem haver percalços neste caminho. Porém, alcançar o posto de influenciador é uma validação de seus esforços e pode gerar muitos reflexos positivos, desde receber brindes e compensações monetárias a ser requisitado para participar de palestras, por exemplo.

Influenciadores digitais

Fonte: Freepik.

Mais do que isso, ser um influenciador permite criar um legado que pode fazer a diferença na vida de algumas (ou muitas) pessoas. E, se isso é algo que você deseja construir, siga essas 10 dicas para se tornar um influenciador.

Veja também

Desse modo, usar imagens é sempre uma boa aposta

Como gerenciar redes sociais

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing Digital

Saber como gerenciar redes sociais pode ser uma excelente habilidade para qualquer empresário. Afinal, as mídias sociais são o veículo de marketing digital do momento, e vale a pena tirar proveito do potencial que elas têm. Mesmo assim, é normal ficar um pouco confuso. Embora a maioria de nós tenha contas pessoas em espaços como o Facebook ou até o Instagram, gerenciar as redes…

Read More
Evite o que não fazer ao gerenciar mídias sociais com a ajuda de uma agência de marketing

O que não fazer ao gerenciar redes sociais

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Saber o que não fazer ao gerenciar redes sociais é essencial para criar uma boa presença online para a sua marca. Afinal, em qualquer mídia social, existem erros que você não pode cometer. Por isso é bom lembrar que, apesar das redes sociais serem excelentes ferramentas de marketing digital, elas precisam ser usadas com cuidado. Desse modo, nesse texto, separamos algumas dicas para você…

Read More
Tire vantagem das mídias sociais

Como usar datas comemorativas no marketing digital

By | E-mail Marketing, Gestão de Mídias Sociais, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Você já se perguntou como usar datas comemorativas no marketing digital? Essa é uma excelente estratégia que pode trazer muitos resultados positivos para a sua empresa. Mas por quê? Bem, a principal razão é que o marketing digital busca criar um relacionamento com o cliente, sempre tentando fidelizar o usuário através de suas estratégias. Isso pode ser através de diversos veículos, mas todos têm…

Read More
Por que responder comentários negativos nas redes sociais

Como responder comentários negativos nas redes sociais

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing Digital

Responder comentários negativos nas redes sociais pode parecer algo assustador, mas na verdade é uma atitude recomendada pelos profissionais de marketing digital. Se você ainda está ingressando nesse mundo, isso pode soar como loucura, afinal, por que estimular a negatividade? Não é melhor ignorar as críticas e focar apenas nos comentários positivos? Por incrível que pareça, a resposta é um sólido não….

Read More
Como melhorar seus posts nas redes sociais

Como melhorar seus posts nas redes sociais

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing Digital

Quer melhorar seus posts nas redes sociais? Há muitas formas de fazer isso. As mídias sociais, no fim das contas, são uma ferramenta como qualquer outra, e podem ser usadas para marketing digital com muito sucesso. A questão é apenas aprender a usá-las da melhor maneira possível. Antes de mais nada, devemos ressaltar que, neste artigo, focaremos especialmente em redes sociais mais conhecidas,…

Read More
Hashtags no Facebook: como usar

Hashtags no Facebook: como usar

By | Gestão de Mídias Sociais

Usar hashtags no Facebook pode ser uma excelente estratégia para incrementar o seu marketing nas redes sociais. Afinal, sabemos que o Facebook é um ótimo veículo para divulgar a sua marca e fazer o seu negócio crescer no mundo online. Mas usar hashtags não é uma coisa só do Twitter? Como usar hashtags no Facebook para impulsionar as suas publicações? E como…

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se