Tendências vem e vão, mas ter conteúdo no site é algo fundamental que ninguém deveria abrir mão, principalmente para se ter uma estratégia de SEO eficiente. Mas por que o conteúdo escrito é importante para o SEO?
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Por que o conteúdo escrito é importante para o SEO?
A verdade é que o SEO começa e termina com a escrita de conteúdo de qualidade. Isso é tão importante que os principais sites e portais não implementam uma estratégia de otimização sem uma estratégia sólida de conteúdo. Afinal, o material principal que os sites de pesquisa ainda rastreiam são sim os conteúdos escritos e aqueles mais bem escritos e otimizados tendem a se classificar melhor sempre.
Mas o que é um conteúdo bem otimizado? Isso significa escrever de maneira que se obtenha uma classificação mais alta nas pesquisas de palavras-chave relacionadas. Deve-se usar as palavras-chave no título da página e, em seguida, estrategicamente por todo texto. Idealmente, um conteúdo deve ser otimizado tanto para os mecanismos de pesquisa quanto para os humanos.
Embora a simples publicação de conteúdos não tenha um grande impacto no seu SEO, esse é o aspecto mais importante para sua estratégia de classificação pois, se não houver conteúdo, não há nada para classificar.
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Há também o lado técnico do SEO que, por si só, também não decide como os mecanismos de busca vão classificar seu conteúdo. Porém, ele faz parte dos blocos de construção que você precisa para escrever conteúdos de qualidade otimizados, o que naturalmente irá ajudar na classificação dos rankings.
Aliar a qualidade do conteúdo a uma a formatação amigável do SEO é muito importante porque é essa combinação (e mais alguns aspectos secundários) que fará com que o algoritmo de um mecanismo de busca considere sua página uma boa opção de resultado para um usuário, colocando-a na frente nos resultados de busca.
Confira, então, mais algumas razões de porque o conteúdo escrito é importante para o SEO:
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1. Uso estratégico de palavras-chave e termos de pesquisa: embora grandes avanços tenham sido feitos em termos de ranqueamento de páginas de acordo com seu verdadeiro valor, as palavras-chave ainda são um aspecto fundamental. Os mecanismos de busca começam julgando uma página por suas palavras-chave, o que faz com que sua classificação dependa muito disso inicialmente.
É somente através da redação de conteúdo estratégico que você pode usar as palavras certas para atender corretamente aos mecanismos de busca. Se não houver conteúdo escrito, fica muito difícil para qualquer site se classificar para as palavras-chave pertinentes a seu nicho e público-alvo.
2. Validação social: muitas páginas e postagens de blogs têm boa classificação devido à validação social que elas conseguem atrair, apesar de terem conteúdos de qualidade inferior. Mas isso só pode ser alcançado pela força bruta e investimentos financeiros. Para uma pequena empresa ou start up, a única maneira de obter validação social é por meio da publicação de conteúdo de qualidade.
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Quando seu conteúdo é ótimo, ele agrega valor à marca e ajuda as pessoas a encontrar o que procuram. Isso faz com que o público se envolva mais com ele, inclusive através das mídias sociais, compartilhando seus links e interagindo com as publicações. Os mecanismos de busca veem essas ações como validação social, utilizando-as para classificar suas páginas.
3. Linkbuilding e backlinks: os backlinks também são uma forma de validação social, mas você não precisa necessariamente se concentrar apenas nas redes sociais para fazer seu linkbuilding. Há links externos que só podem ser conseguidos com conteúdo de qualidade e os mecanismos de busca conseguem identificá-los com certa qualidade.
Para além do fato de ser possível pagar para ter links em sites diversos e isso ser facilmente identificável, os mecanismos de busca conseguem observar onde estão os links que estão levando para o seu site e se as pessoas que estão acessando-o se mantém realmente interessadas. Quando isso acontece, os algoritmos de busca usam essa validação dos usuários para classificar suas páginas.
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4. Para classificar seu site e links individuais, os buscadores precisam de conteúdo: essa lógica é muito simples. Se você não tem conteúdo, o que os buscadores vão classificar? No Google Images, por exemplo, o Google classifica imagens, no Google Video, o Google classifica vídeos e, da mesma forma, na seção normal do Google, o Google classifica conteúdos escritos.
É por isso o conteúdo é importante para o seu SEO: ele dá aos mecanismos de busca em geral, inclusive ao Google, algo para classificar, além de também informar para quais palavras-chave e termos de pesquisa seu conteúdo deve ser classificado.
5. Identificação do propósito do texto: esta é uma nova tendência emergente. O seu conteúdo ajuda a resolver problemas? Ele serve a qual propósito? Em breve, os mecanismos de busca serão capazes de classificar seu conteúdo de acordo com seu verdadeiro propósito.
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Um usuário deve ser capaz de encontrar exatamente o que ele está procurando quando usa qualquer mecanismo de pesquisa. E isso está levando os desenvolvedores a trabalhar em algoritmos capazes de descobrir se as pessoas podem encontrar exatamente as informações de que precisam em seu texto. E se isso ocorrer, certamente sua página irá subir.
Houve um tempo em que o SEO existia isoladamente, mas este não é mais o caso. Atualmente, o SEO é uma soma total de toda a sua distribuição de marketing de conteúdo. Sem um grande conteúdo, você nunca pode esperar para desfrutar de boas colocações nos rankings de pesquisa. A cada dia que passa, a redação de conteúdo está se tornando mais vital para o SEO.