Fazer marketing de conteúdo é um trabalho difícil. Produzir conteúdo que seja relevante, fácil de ler e interessante para os usuários com regularidade é uma tarefa que pode ser bem cansativa e complexa. Diante desse cenário, a possibilidade de recorrer ao plágio, usando o conteúdo de outro site, pode parecer um pouco tentadora. No entanto, há muitas razões para que não usar conteúdo duplicado na sua estratégia de marketing digital. Neste artigo, vamos citar algumas delas e explicar por que essa estratégia pode ser muito prejudicial para a sua empresa. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Conheça as razões para não usar conteúdo duplicado

Fonte: freepik.

Conheça as principais razões para não usar conteúdo duplicado

Você já deve ter ouvido falar que usar conteúdo duplicado é uma péssima ideia. No entanto, muitas vezes esse ponto é repetido sem uma justificativa. Por isso, a ideia pode se tornar um tanto confusa. Afinal, por que não usar conteúdo duplicado na sua estratégia de marketing digital?

Bem, em primeiro lugar, é preciso definir o que, exatamente, é um conteúdo duplicado. E como o próprio nome diz, ele é um conteúdo que é postado em mais de um lugar diferente na internet.

É importante também ressaltar que um conteúdo não precisa ser copiado por inteiro para ser considerado um conteúdo duplicado. Copiar parágrafos ou blocos de texto já torna o conteúdo uma cópia.

Sendo assim, quais são os motivos para não recorrer ao conteúdo duplicado como forma de produzir conteúdo para o seu blog ou site? A seguir, vamos citar alguns dos principais deles. Confira!

Conheça as principais razões para não usar conteúdo duplicado

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É antiético

A primeira razão para não usar conteúdo duplicado no seu site é que, acima de tudo, o plágio é uma atitude antiética. Por isso, não deve ser reproduzida. Mesmo que sejam apenas alguns parágrafos, pare e pense que alguém trabalhou duro para produzir aquele conteúdo. E, é uma péssima atitude tirar vantagem do esforço dos outros.

É ruim para a sua imagem

Se a sua empresa é vista como uma empresa que plagia o conteúdo alheio, a sua imagem será muito danificada para os usuários. Além de ser moralmente repreensível, essa atitude ainda coloca em dúvida qualquer outra coisa que você pode vir a produzir no futuro – afinal, quem poderá garantir à sua audiência que qualquer coisa que você poste também não foi copiada de algum lugar?

É prejudicial para o SEO da sua página

Sempre que alguém faz uma busca no Google, o algoritmo procura na internet pelos links que sejam mais relevantes para ajudar aquele usuário. No entanto, se ele encontra dois links com conteúdos iguais, ele não sabe como avaliar qual dos dois seria mais útil para a pessoa que fez a pesquisa.

Isso faz com que o Google classifique todo conteúdo duplicado como tal, penalizando o SEO da página que o postou. Essa medida é a maneira da plataforma de evitar situações como spam ou plágio. A penalidade para esses casos pode ser muito grave, algumas vezes fazendo até com que o site não apareça mais nas páginas de resultados.

É prejudicial para o SEO da sua página

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Produza conteúdo original e de qualidade com a ajuda de uma agência especializada

Agora que você já conhece as principais razões para não usar conteúdo duplicado na sua estratégia de marketing digital, é hora de pensar em como garantir uma produção de conteúdo regular e de alta qualidade para a sua empresa. E uma agência especializada pode ser a melhor solução. A Agência IMMA, por exemplo, realiza a produção de conteúdo de empresas de todos os portes, sempre fornecendo informações úteis para os usuários de seus clientes. Quer saber mais? Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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