O ebook é uma possível estratégia para usar no marketing online. Mas como usar o ebook no Marketing Digital? Essa é uma questão que confunde muitas pessoas, pois muitos não compreendem como um material assim pode trazer resultados. Afinal, é um material mais “pesado”, com mais conteúdo.
Mas isso não significa que o ebook deva ser descartado. Na verdade, como estratégia, ele pode ser muito benéfico para a sua empresa. Nesse texto, vamos buscar entender melhor essa ferrramenta e como usá-la.
O que é um ebook
Primeiro, devemos definir propriamente o que é um ebook. Essa é uma questão simples de responder, pois, como o próprio nome já diz, o ebook é um livro digital. O nome é uma abreviação de “eletronic book”, que, no inglês, significa “livro eletrônico”.
Um ebook pode ter muitos formatos. Sites como a Amazon, por exemplo, vendem ebooks que nada mais são do que versões online de livros físicos.
No caso do Marketing Digital, entretanto, é um pouco diferente. Para começar, o ebook no Marketing Digital costuma ser gratuito, pois ele funciona como uma isca para atrair um cliente em potencial.
Além disso, ebooks de marketing não são narrativos. Ao invés disso, eles contém conteúdo sobre o assunto e a área que a empresa trabalha.
Como inserir o ebook no Marketing Digital
Mas como utilizar essa estratégia? O primeiro passo é entender para quem você está fazendo esse ebook. Uma vez definido o público alvo, você pode começar a pensar: qual é um problema, uma dor que esse público enfrente que você pode abordar e oferecer seu negócio como uma solução? A resposta para essa pergunta será o assunto do seu ebook.
Depois disso, foque em produzir um ebook com conteúdo de qualidade e design acessível. Você quer que ele tenha informações relevantes e úteis, mas também que seja relativamente simples de ler.
Finalmente, você deve disponibilizar o seu ebook no seu site ou blog. Oferecendo a opção através de um pop-up, por exemplo, você atrai clientes que tenham um interesse sobre o tópico que você for discutir.
Vantagens de usar o ebook
Agora que você já compreende o que é um ebook e como ele funciona no âmbito do marketing, resta a questão dos benefícios dessa tática. Afinal, o que essa ferramenta oferece que outros veículos como o e-mail marketing ou as redes sociais não podem oferecer?
Geração de leads
Quando a pessoa baixa o seu ebook, ela entra para uma lista de e-mails de todas as pessoas que fizeram o download do arquivo até então. Essas pessoas são pessoas que tomaram a iniciativa de buscar conhecimento sobre aquele assunto. Ou seja, são pessoas interessadas no seu negócio, o que faz delas clientes em potencial.
Fortalecimento da autoridade da marca
Como empresa, o seu objetivo é se tornar uma autoridade na sua área. O ebook é uma forma de ajudar a construir essa imagem para você. Afinal, se você disponibliza conteúdo de qualidade acumulado, os usuários passam a confiar mais em você e a ver a sua empresa como uma referência no assunto.
Facilidade de distribuição
O maior trabalho do ebook é criá-lo. Uma vez que ele está completo, é muito fácil divulgá-lo e difundi-lo. Assim, você só investe na criação daquele conteúdo, faz a divulgação e colhe os resultados. É uma estratégia de marketing online simples e com excelente custo-benefício.
Diante disso, você deve ter começado a compreender melhor como é o funcionamento do ebook no Marketing Digital. Mas não se esqueça de que, como qualquer campanha, o ebook deve ser usado em conjunto com uma estratégia de marketing maior.
Para isso, a Agência IMMA oferece o serviço de Marketing de Conteúdo elaborado por profissionais qualificados, preparados para montar essas estratégias para você. Faça um orçamento com a gente!