Você já se perguntou como usar datas comemorativas no marketing digital? Essa é uma excelente estratégia que pode trazer muitos resultados positivos para a sua empresa.
Mas por quê? Bem, a principal razão é que o marketing digital busca criar um relacionamento com o cliente, sempre tentando fidelizar o usuário através de suas estratégias. Isso pode ser através de diversos veículos, mas todos têm o mesmo princípio, que é transformar a sua marca em uma referência para o cliente.
Agora, você já deve ter ouvido falar que, para ganhar autoridade com o marketing online, é preciso produzir conteúdo relevante para os usuários. E embora isso permaneça verdade, hoje em dia, é preciso ir além: o usuário tem que criar afeição pela sua marca, e se sentir visto por ela. Ele tem que sentir que o seu negócio o vê como indivíduo, e não apenas como um veículo de venda.
Uma das formas de atingir esse objetivo é através do marketing de relacionamento. O que ele faz é explícito no seu nome: é uma modalidade de publicidade que foca em criar uma relação com o cliente, aprimorando a experiência dele com o seu negócio.
É aí que entra o uso das datas comemorativas. Por mais que pareça algo bobo, ele pode ser uma ótima tática para humanizar a sua empresa aos olhos do usuário, ajudando a gerar esse relacionamento tão importante. Por isso, separamos algumas formas para ensinar como usar datas comemorativas no marketing digital.
Para saber como usar datas comemorativas no marketing digital, pesquise datas relevantes
Algumas datas comemorativas são importantes de maneira geral. Datas como Natal e ano novo, por exemplo, podem ser utilizadas por praticamente qualquer negócio. No entanto, é importante ficar atento para não exagerar. Afinal, se o seu negócio é um restaurante, não tem sentido inundar os seus clientes com posts e emails sobre o Dia da Árvore, por exemplo.
Ao mesmo tempo, vale também ser criativo para aproveitar datas pouco conhecidas que sejam relevantes para a sua área. Por exemplo, você sabia que existe um Dia das Empresas Gráficas? Se a sua marca tem a ver com esse assunto, é uma boa ideia fazer uso da data.
A melhor forma de estar atento a essa questão é através de um bom mapeamento de datas comemorativas. Para isso, você pode usar sites que listam todas as datas comemorativas de um ano, por exemplo.
Faça emails das datas mais importantes
O email marketing é uma ótima forma de usar datas comemorativas no marketing digital. Prepare emails com uma linguagem leve e direta para atrair o usuário. Esses emails podem conter promoções, mas nem sempre é necessário. Na verdade, às vezes é bom que o email seja apenas algo mais geral, para realmente dar um caráter de que você está apenas felicitando o cliente.
Tire vantagem das mídias sociais
As redes sociais são o veículo perfeito para celebrar datas comemorativas. Você pode fazer posts sobre diversas datas, incorporando a celebração em questão no conceito da marca de forma criativa. Uma frase motivacional que tenha a ver com o assunto é sempre uma ótima pedida, e proporciona ótimos resultados.
Lembre-se, no entanto, de que esses posts não devem ser voltados para a venda. São posts de relacionamento, voltados para humanizar o seu negócio. Se você ficar sempre insistindo na venda, seus posts celebrativos vão começar a soar falsos e irritar os usuários. Por isso, mantenha esse instinto de vender sob controle.
Aprenda a usar datas comemorativas no marketing digital com uma equipe especializada
Muitas vezes, o ideal é terceirizar os seus serviços de marketing digital para garantir que eles sejam executados da melhor maneira possível, aproveitando bem as datas comemorativas. Uma agência como a Agência IMMA pode ser uma excelente ideia para ajudar a sua empresa. Oferecemos os serviços de gestão de mídias sociais, e-mail marketing e muitos outros, sempre buscando o melhor para a sua presença online. Entre em contato com a gente!