Estar presente nas redes sociais é, hoje em dia, praticamente uma obrigação para qualquer pessoa que queira cultivar uma marca na internet. No entanto, não basta criar um perfil ou página e postar regularmente: Em espaços como o Instagram ou o Facebook, o principal indicativo de sucesso é o engajamento dos usuários. Sendo assim, para se destacar nessas plataformas, é fundamental que você saiba estimular a interação com os internautas. Por isso, neste artigo, vamos ensinar como ter seguidores engajados no Instagram. Continue com a leitura para saber mais!

Como ter seguidores engajados no Instagram

Fonte: freepik.

Saiba como ter seguidores engajados no Instagram

Em primeiro lugar, é preciso clarificar um ponto: O engajamento nas redes sociais não pode ser comprado. Sendo assim, não dá para cair em práticas como a compra de seguidores e achar que isso vai resolver o problema da falta de interação nas páginas da sua empresa.

Ao invés disso, o ideal é adotar táticas específicas para gerar o crescimento orgânico dos níveis de interação dos seus seguidores. E esse é um processo que leva tempo, logo, não vale a pena se frustrar se os resultados não forem imediatos. A paciência é crucial nesse procedimento.

Mas, afinal, quais são as táticas que podem ajudar você nesta tarefa? A seguir, vamos citar algumas delas, dando dicas simples para ter seguidores engajados no Instagram. Confira!

Use hashtags

As hashtags fazem com que pessoas que procurem por assuntos relacionados à sua postagem possam encontrá-la com mais facilidade. No Instagram, isso é muito importante para conseguir acumular um público que tenha mais interesse no seu conteúdo. E o interesse é fundamental para criar mais engajamento, logo, é uma boa ideia apostar nessa tática.

Isso não significa, no entanto, que você tenha que incluir hashtags não pertinentes em algum post. Fazer isso faz com que a sua postagem ganhe um ar de desespero, o que não é visto com bons olhos pelos usuários. Por isso, limite-se a hashtags que sejam relevantes para o que você está postando.

Use hashtags

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Não ignore o potencial dos stories

Os stories são uma ferramenta muito útil que o Instagram oferece, permitindo que você poste conteúdos efêmeros para os seus seguidores. Muitos perfis ignoram esse recurso, e, com isso, acabam diminuindo seu potencial de sucesso na plataforma.

Por isso, procure usar os stories com sabedoria, aproveitando a chance de, por exemplo, promover os seus posts no feed através deles. Desse modo, mais pessoas verão as suas publicações, o que aumenta as chances de interação.

Inclua uma CTA em todas as suas legendas

A legenda de um post no Instagram é um elemento de marketing nas redes sociais frequentemente esquecido pelos empresários, mas que apresenta muitas possibilidades. E uma das principais vantagens oferecidas pela legenda é a chance de incluir uma CTA em todos os seus posts.

Mas o que é uma CTA? A sigla se refere ao conceito call to action, ou, em português, chamada para a ação. Na prática, ela é uma frase curta e direta que instrui o leitor a fazer alguma coisa após a leitura da legenda. Em um espaço como o Instagram, então, é uma forma eficiente de orientar os seus seguidores e curtirem um post e fazerem comentários.

Inclua uma CTA em todas as suas legendas

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Contrate uma agência de marketing digital para administrar a sua conta

Se você não sabe como ter seguidores engajados no Instagram, é melhor deixar isso nas mãos de um profissional especializado, contratando uma agência de marketing digital para administrar a conta da sua marca. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. Quer saber mais sobre os serviços da agência? Então entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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