Quando o assunto é geração e conversão de leads, as landing pages são ferramentas fundamentais. E, para que elas funcionem da melhor maneira possível, é necessário que a impressão que elas passem para o usuário – ou seja, o resultado de seu trabalho de design gráfico – seja perfeita. Por isso, neste artigo, vamos explicar como planejar o design da sua landing page. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

 Como planejar o design da sua landing page

Fonte: freepik.

A importância do design para uma landing page

Antes de mais nada, é crucial entender por que o design é especialmente importante para uma landing page. Afinal, a ideia de uma landing page não é que ela seja simples e direta? Então por que um design complexo seria uma boa ideia?

A questão é que o design não precisa ser complexo, mas ele tem que se fazer presente de outras formas. Uma landing page é composta por um design descomplicado e um conteúdo que atrai o usuário, e esses dois elementos precisam funcionar em harmonia para maximizar a geração de leads.

Isso porque o objetivo de uma landing page não é só fazer um usuário clicar nela. Na verdade, a meta final, a mais importante, é fazer com que ele leia o que ela apresenta e decida preencher o formulário que ela disponibiliza, tornando-se efetivamente um lead.

Sendo assim, a importância do design para uma landing page se torna clara: É através da aparência da página, do que a página passa com um único olhar, que o usuário toma a decisão de ler ou não ler o seu conteúdo.

Saiba como planejar o design da sua landing page

Diante disso, é evidente que planejar o design da sua landing page é um dos passos para fazer dela uma landing page de sucesso. E existem muitas formas de fazer isso. A seguir, vamos citar algumas dicas que podem ajudar você nessa tarefa. Confira!

Saiba como planejar o design da sua landing page

Fonte: freepik.

Guie a percepção do usuário

Em uma landing page, a precisão e a simplicidade são elementos fundamentais. O usuário deve dar apenas uma olhada na página e já entender, de forma imediata:

  • Do que ela trata;
  • Qual é o conteúdo que ela está oferecendo;
  • Por que ele deve consumir esse conteúdo;
  • Como baixar esse conteúdo;
  • Como receber mais conteúdos desse gênero no futuro.

Para comunicar todos esses elementos em tão pouco tempo, é essencial guiar a percepção do usuário. Apresente informações importantes de forma direta, usando tamanhos e cores a seu favor.

Não use muitos elementos

Uma landing page não precisa de um design muito elaborado. Ela só precisa transmitir informações com sucesso. Por isso, evite usar um design muito complexo. Esse tipo de estética pode acabar afastando os usuários por deixá-los confusos. O ideal é buscar um design limpo e direto.

Torne-a acessível para qualquer tipo de usuário

Hoje em dia, uma página precisa ser acessível para usuários que estejam usando qualquer tipo de dispositivo, e não apenas os dispositivos desktop. Ou seja, ao planejar o design da sua página, procure fazer dele um design responsivo, que possa se ajustar para ter uma boa performance em qualquer tamanho de tela. Isso vai multiplicar o alcance da sua landing page.

Torne-a acessível para qualquer tipo de usuário

Fonte: freepik.

Contrate uma agência especializada

Se você não sabe como planejar o design da sua landing page, é uma boa ideia pensar na possibilidade de contratar uma agência de marketing digital que possa cuidar disso para você. A Agência IMMA, por exemplo, tem um time de designers altamente qualificado que estaria disposto a ajudar. E, com ajuda profissional, fica muito mais fácil criar landing pages de alta qualidade. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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