O ano de 2020 entrará para a história como o ano da pandemia do coronavírus. Essa que é uma doença infecciosa causada pelo vírus COVID-19. Como consequência, o mundo todo está enfrentando dificuldades humanitárias e econômicas. Assim, surge um verdadeiro cenário de crise. E, para alguém que tem uma empresa, esse momento de instabilidade é muito preocupante. Podendo gerar até a falência de diversos negócios. Sendo assim, como empresário, é importante pensar em recursos que possam ajudar a sua marca em momentos de dificuldades. O marketing digital é um deles. Mas como isso funciona? Em outras palavras, como o marketing digital pode ajudar a sua empresa em um momento de crise?
Saber a resposta para essa pergunta é fundamental para qualquer empresa. Porém, é especialmente importante para pequenos e médios empresários. Pois estes veem, nesse momento, suas fontes de renda altamente ameaçadas. Por isso, neste artigo, vamos explicar como essa ferramenta pode ser um bote salva-vidas para a sua empresa em meio a uma crise global. Continue com a leitura para descobrir!
Entenda como o marketing digital pode ajudar a sua empresa em um momento de crise
Antes de mais nada, é preciso compreender que o marketing digital, embora útil, não é uma fórmula mágica. Por isso, ele não vai impedir a sua empresa de sofrer qualquer prejuízo no meio de uma crise. Ao pensar em formas de gerenciar o seu negócio em momentos instáveis, é crucial adotar uma perspectiva realista, fugindo de promessas marcadas por sensacionalismo e fantasia.
No entanto, é inegável que o auxílio das ferramentas de marketing da internet pode ser um fator determinante para tirar a sua empresa de um cenário financeiro negativo. E isso se deve a algumas possibilidades e recursos que essa modalidade de marketing apresenta. A seguir, vamos citar os principais deles. Confira!
Ele apresenta formas de comunicação mais direta com o público
No caso de uma crise de saúde mundial, como o coronavírus, a questão vai muito além dos fatores econômicos. Em outras palavras: Os seus clientes também estão enfrentando essa crise. Por isso, é uma boa ideia aproveitar os recursos de comunicação que o marketing digital fornece para estabelecer uma relação de transparência e empatia.
Por exemplo: Se você é um pequeno empresário enfrentando um momento difícil por conta das novas medidas de isolamento social, não há por que não compartilhar isso com os seus clientes. Seja sincero e explique o que você está enfrentando, e apresente o que o público pode fazer para ajudar. Clientes que tenham afeição pelo seu negócio serão receptivos à essa sinceridade e poderão agir para contribuir.
Ele aumenta as suas possibilidades de venda
Se você ainda não tem uma loja virtual para a sua marca, esse é o momento de criá-la e investir em formas de promovê-la. Com muitas pessoas confinadas em casa e sem poder sair para fazer compras, o comércio eletrônico tende a crescer cada vez mais, o que pode ser positivo para a receita da sua empresa e se tornar uma das formas de como o marketing digital pode ajudar a sua empresa em um momento de crise.
Ele cria outras possibilidades de renda
O marketing de conteúdo é com frequência visto como uma forma de capturar leads para aumentar as vendas, mas, com o devido investimento, ele também pode se tornar uma fonte de renda para a empresa. A criação de um ebook gratuito, por exemplo, pode servir para a divulgação de um curso online pago que tenha relação com a sua área. E o investimento de longo prazo em recursos como um canal no Youtube também pode ajudar a monetizar a sua produção de conteúdo.
Agora que você já sabe como o marketing digital pode ajudar a sua empresa em um momento de crise, é uma boa ideia colocar isso em prática com ajuda profissional, como a da Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento!