Como fazer uma live de sucesso no Facebook? Sabemos que a live no Facebook é uma ferramenta de grande potencial, que está cada vez mais popular entre as empresas que frequentam essa rede social. Só em 2018, o número de lives realizadas no Facebook chegou a 3.5 bilhões. Os vídeos de live recebem em média 6 vezes mais interações e 10 vezes mais comentários do que vídeos comuns do feed.
Ou seja, fica claro que aí existe a possibilidade de um alcance significativo de público. Mas como aproveitar isso? Venha com a gente e descubra!
Aprenda como fazer uma live de sucesso no Facebook
Embora o marketing de conteúdo valorize muito um conteúdo já pronto, como um texto ou vídeo produzido sobre um determinado assunto, um conteúdo com um toque mais espontâneo, como uma live ou os stories do Instagram, também pode ser fundamental para o crescimento da sua marca nas redes sociais. Mesmo assim, uma boa parte dos empresários não sabe bem o que fazer com essas ferramentas.
A confusão é normal: administrar o perfil de uma empresa é, afinal, muito diferente de administrar um perfil pessoal. Mas há muitas formas para fazer uma live de sucesso no Facebook. Nesse artigo, vamos ver algumas das principais delas.
Crie uma regularidade
Consistência é a chave para fidelizar o público nas redes sociais. Por isso, uma boa ideia é estabelecer um dia ou um horário específico para fazer lives.
Com isso, você ajudar a criar uma expectativa entre os seus seguidores. Com o tempo, eles passarão a esperar pela sua live. Isso aumenta o interesse e, por consequência, o engajamento.
Mostre os seus arredores
O seu cliente não sabe como é o processo de produção e criação por trás do produto que ele compra ou do serviço que ele contrata. A live no Facebook é uma maneira de mostrar isso a ele, filmando o ambiente da sua empresa.
Essa também é uma ótima estratégia para a humanização da sua marca. Com isso, as pessoas que assistem a sua live podem conhecer um pouco mais do seu dia-a-dia, o seu ambiente de trabalho, etc. Isso contribui para que elas criem afeição pela sua empresa.
Responda perguntas
Principalmente nas suas primeiras lives, talvez seja um pouco difícil, a princípio, estimular o engajamento do público. O que você pode fazer para contornar isso é responder perguntas feitas pelos seus clientes e convidar quem está assistindo a perguntar suas próprias dúvidas. Com isso, já existe uma dinâmica que induz à interação, e as pessoas se sentem mais confortáveis para participar da sua live.
Atente para a qualidade
Você não precisa usar equipamentos profissionais para fazer uma live de sucesso no Facebook, mas é importante ter certeza de que o som e o vídeo do seu celular estejam funcionando bem antes de transmitir. Afinal, se a sua live for impossível de entender, ninguém vai querer assisti-la.
Ensine algo para a sua audiência
Ensinar os seus seguidores a fazer alguma coisa é um caminho certeiro para trazer valor ao seu conteúdo. Em uma live, isso vai atrair muitos espectadores que tenham interesse no assunto em questão.
Transmita um evento
Se você estiver em um evento relacionado à sua área, fazer uma live é uma boa ideia. Dessa forma, você pode atiçar o interesse dos clientes, que vão acompanhar como se estivessem presentes. Isso é algo que também ajuda na aproximação do cliente com a marca.
Agora que você já sabe como fazer uma live de sucesso no Facebook, o próximo passo é começar a fazer as suas! E, para isso, você pode contar com a ajuda de uma agência especializada em marketing digital e gestão de mídias sociais, como a Agência IMMA, para se sair ainda melhor. Entre em contato com a empresa e faça um orçamento!