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5 passos para criar uma estratégia de marketing digital poderosa

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Neste artigo, iremos falar sobre algumas dicas para criar uma estratégia de marketing digital poderosa para sua empresa.

De acordo com um estudo da Smart Insights, 46% das marcas não possuem uma estratégia de marketing digital definida e 16% até possuem uma, mas ainda não colocaram em prática.

Se você não tem um plano de marketing digital, como pode esperar crescer, inovar, medir resultados significativos e aprender com os erros do passado?

5 passos para criar uma estratégia de marketing digital poderosa

Confira 5 passos para criar uma estratégia de marketing digital poderosa

  1. Saiba o que você quer e estabeleça objetivos

Delimite sua missão:

  • Defina a missão global e os objetivos primeiro. A missão do marketing digital deve se encaixar em seus planos mais globais;
  • Descubra qual é o objetivo primordial dos seus esforços de marketing para poder estabelecê-los e descobrir como irá alcançá-los.

Defina e meça seus KPIs (key performance indicator – indicadores-chave de performance):

  • Seja específico com os seus KPIs, identificando os números atuais e aqueles que você deseja alcançar;
  • Seja realista com os KPIs, analisando seus esforços. Isso pode gerar um aumento positivo em seus resultados atuais, ao mesmo tempo em que ajuda a evitar metas irreais;
  • Identifique um método para medir seus KPIs. Exemplo: usar as métricas do Google Analytics ou optar por uma ferramenta paga?
  • Antes de começar a planejar seus KPIs, descubra quais métricas são mais importantes para o seu negócio.

Dicas para criar uma estratégia de marketing digital para sua empresa.

Imagem: Storyblocks

  1. Analise o seu passado e aprenda com os erros

Você não deve tentar fazer seu planejamento no escuro. Análises de estratégias de marketing digital anteriores podem ajudar a encontrar melhores objetivos e KPI’s para o seu negócio. Portanto, não abandone o passado e aprenda com ele. Escolha um período de tempo para analisar e mãos à obra!

  • Determine o período de tempo que você gostaria de analisar e use o calendário do Google Analytics para marcá-lo;
  • Experimente os Relatórios de Benchmarking do Google Analytics para comparar o seu progresso com o dos seus concorrentes;
  • Pergunte-se periodicamente se há alguma coisa a mais que você deva analisar e que ainda não tenha pensado.

Aumente as ações do público nas mídias sociais

Imagem: Storyblocks

  1. Lembre-se com quem você está falando e adote sua linguagem

Não se afaste das pessoas. Concentre-se em seu público-alvo e não somente em KPIs, orçamentos e canais.

Coloque o seu público no centro da estratégia digital, atenda suas necessidades emocionais e satisfaça seus desejos através de uma criação bem pensada de personas.

  • Para desenvolver personas úteis, comece com o básico e faça uma relação de todas as informações demográficas que você tem sobre seu público-alvo, como idade, sexo e localização. Todas essas informações ajudarão a criar personas, consumidores ideais para o seu produto;
  • Em seguida, identifique e reflita sobre quais problemas seu público-alvo precisa resolver;
  • Aprofunde suas reflexões sobre como desejos (conscientes e inconscientes), emoções, objetivos, aspirações e medos podem afetar seus clientes e como você, sua marca e seus produtos podem ajudá-los. Documente todo o processo.

Estratégia de marketing digital para sua empresa: analise KPIs

Imagem: Storyblocks

  1. Identifique os meios e se mantenha no orçamento

Três coisas são importantes para a identificação de seus meios: o orçamento, os canais digitais e sua equipe. É importante fazer um balanço de todos os seus recursos antes de decidir sobre sua nova estratégia de marketing na internet.

Esse pode ser o momento perfeito para realizar uma revisão em seus canais digitais e decidir se você vai terceirizar alguns trabalhos, se será necessário realizar contratações, etc. Se não houver pessoas para ajudarem na empreitada, pode ser mais interessante contratar uma empresa especializada em marketing digital para te auxiliar.

  1. Defina o plano de marketing digital, mas saiba que ele não é definitivo

Mas por que criar um plano e não cumpri-lo? Com a constante evolução da web e das plataformas sociais, nenhum plano começa perfeito e se mantém assim. Além disso, nem toda suposição feita durante a montagem da estratégia é infalível. Todo plano de marketing digital muda e se adapta com o passar do tempo.

E, embora você tenha tomado todos os cuidados para criar um plano elaborado com base num conjunto de pressupostos e análises profundas, ainda assim não é possível prever exatamente como seu público irá se comportar. É, portanto, essencial medir e monitorar continuamente o desempenho de sua estratégia para alterar os elementos quando necessário.

  • Tente criar uma linha do tempo usando um calendário ou qualquer programa auxiliar. É necessário que seja de uma forma onde seja possível compartilhar tudo com os outros membros da equipe, permitindo que eles façam alterações quando necessário;
  • Destaque as principais campanhas que serão criadas e promovidas ao longo do ano e defina um período de tempo para cada uma;
  • Documente os canais digitais necessários para garantir o sucesso de cada campanha.

Reveja as estratégias e identifique as mudanças necessárias

  • Crie um plano de medição e monitoramento com os KPIs;
  • Verifique o sucesso dos elementos individuais da sua estratégia em intervalos contínuos;
  • Se algo não estiver funcionando, isole os diferentes elementos e tente identificar onde estão os erros;
  • Sempre reveja suas análises anteriores, personas e orçamentos para tentar algo novo. Quando isso acontecer, não se esqueça de criar um KPI para o novo empreendimento.

Maximize os benefícios do Google Analytics

Imagem: Storyblocks

Quais decisões tomar para criar uma estratégia de marketing digital para sua empresa

Decisões quanto ao orçamento:

  • Defina o seu orçamento global para ser gasto com marketing digital;
  • Analise seu histórico para verificar o que deu certo no passado e quanto isso custou;
  • Decida se você usará publicidade paga, como Google Adwords ou anúncios em redes sociais;
  • Mergulhe no Google Analytics para avaliar os canais digitais mais rentáveis, com maior alcance e conversões e menor custo por clique. Assim, será possível determinar uma parte específica do orçamento para cada canal que você pretende utilizar;
  • Se um certo elemento de sua estratégia de publicidade paga não estiver trazendo os resultados desejados, revise-a, e veja se vale a pena continuar investindo nessa ferramenta. Caso você desista do canal, direcione o que estava sendo gasto para os canais que estejam trazendo melhores resultados.

Decisões quanto as pessoas:

  • Olhe para o seu time atual e avalie o que é possível alcançar com a equipe. Seja realista para garantir que ninguém vai acabar sobrecarregado ou subaproveitado;
  • Identifique se você precisa contratar mais pessoas e se você tem os meios para fazê-lo;
  • Decida se a estratégia de marketing digital traçada será executada dentro da empresa ou terceirizada com uma agência;
  • Converse com membros da sua equipe e reveja junto com eles as atividades de marketing digital executadas. Debata suas ideias para a nova estratégia e veja o que todos têm a dizer.

Decisões quando aos canais:

  • Reveja seus canais de marketing digital atuais e decida quais deles serão mantidos e se você gostaria de investir em algum novo. Isso pode depender de onde seus clientes estão e do tempo disponível;
  • Articule claramente o que cada canal digital está alcançando e deverá alcançar dentro da nova estratégia;
  • Certifique-se de ter pelo menos um KPI anexado a cada um de seus canais digitais.

Tais passos não necessariamente indicarão que ao criar sua estratégia de marketing digital você terá sucesso. É importante saber errar e corrigir o quanto antes. Mais importante ainda: fazer antes da sua concorrência!

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